GP Bélgica F1: Lições a tirar de um fim de semana “estranho”

Por a 30 Agosto 2021 15:38

A emoção habitual que Spa-Francorchamps traz à F1, foi substituída por uma certa frustração e até preocupação para quem segue e gosta da F1. Este não foi de todo, a melhor amostra do que é a F1. Foi um fim de semana estranho, que começou com a discussão, que ganha cada vez mais força, sobre a segurança do circuito belga e as possíveis alterações numa das mais adoradas zonas do traçado: Eau Rouge-Raidillon. Terminou, aliás ainda não acabou, com a discussão sobre alterações que têm de ser feitas ao regulamento, que permite que duas ou três voltas atrás do Safety Car sejam consideradas uma corrida.

A primeira “lição” a tirar do fim de semana: é preciso tomar uma decisão sobre o complexo de curvas Eau Rouge-Raidillon.

Depois de novo acidente no complexo Eau Rouge-Raidillon na W Series, fizeram eco na imprensa as opiniões de pilotos de F1, ex-pilotos e até, pilotos de outras disciplinas, sobre a segurança naquela zona do circuito. No sábado, novas dúvidas se levantaram, após o acidente de Lando Norris. Parece ser a opinião generalizada, que algo tem de ser feito para melhorar a segurança dos pilotos naquelas curvas, mas já é mais dificil chegar a um consenso sobre o que fazer em concreto. Só este fim de semana, naquela zona, foram 3 acidentes, um em cada uma das competições que passaram por Spa.

A segunda “lição” é sobre o que se passou na (não)corrida e o que permite o regulamento.

Que as condições climatéricas não permitissem a realização da prova, parece pacifico entre os envolvidos na F1, mas obrigar os pilotos a rodarem três voltas atrás do Safety Car apenas para distribuir metade da pontuação e chamar aquilo corrida, já é levar ao extremo o regulamento. A FIA e a F1 parecem dispostas a discutir com as equipas alterações à regra. É óbvio que nunca tinha acontecido e seria difícil imaginar tal coisa, mas quem decidiu ontem, possivelmente pressionado pelo estado do campeonato e pelas obrigações contratuais da F1, leu o regulamento e decidiu distribuir metade da pontuação para “tapar os olhos”. Correu mal.

Agora o que é preciso, é sentar todos os envolvidos à mesa e chegar a um consenso sobre a alteração ao regulamento, porque não parece que depois de tanto “burburinho”, consigam enterrar este assunto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Peter Parker
Peter Parker
2 anos atrás

Não podia estar mais de acordo! E culpar o Masi é covardia, pois o homem limitou-se a seguir as regras, e o que é criticável é terem obrigado tanta gente a ficar ali a secar, ou melhor, “a molhar” durante tantas horas para verem uma procissão à chuva e está acabado o circo. Se não fosse o imenso dinheiro que envolve o Circo da F1 (e nunca esta palavra fez tanto sentido como ontem, com o devido respeito que o verdadeiro Circo que todos conhecemos merece) podiam horas antes ter chegado a um consenso e criado a exceção à regra,… Ler mais »

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Se o óleo na pista não fosse em Eau rouge, os carros já iam correr direitinhos.
Assim como aquaplanning só tem consequências em Eau rouge.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado