GP Azerbaijão F1: Quem ganha a luta do 2º pelotão?

Por a 26 Abril 2019 08:20

Partindo do princípio que o triunfo no GP do Azerbaijão não foge às ‘Três Grandes’, a questão passa de imediato para o segundo pelotão e aqui, pelo menos em Baku, o favoritismo vai para a Racing Point… com reservas.

Não porque a equipa esteja a deslumbrar esta época, bem antes pelo contrário, sendo inclusivamente apenas a oitava classificada entre as dez equipas do Mundial de Fórmula 1, mas pelo simples facto de para além dos pilotos das três maiores equipas, só Sergio Pérez e Lance Stroll foram ao pódio em Baku, nos últimos três anos, sendo portanto pilotos que se dão bem com a pista, o que sucede também com o carro, se bem que este ano os ‘herdeiros’ da Force India estejam bem piores do que no passado. Tudo o que se passou com a equipa em 2018 ainda a afeta, e apesar das perspetivas serem boas a médio prazo, para já estão a marcar passo. No mínimo tem que se contar com a Racing Point mais em Baku do que nas três corridas anteriores.

À frente do segundo pelotão estão a Renault e a Alfa Romeo, mas com todo o ónus em Kimi Raikkonen já que Antonio Giovinazzi está a produzir muito pouco. O finlandês tem mostrado o que o carro é capaz e isso está a ser problemático para o italiano. Do lado francês, nem querem ouvir falar do meio do pelotão, pois por esta altura já julgavam poder estar mais perto dos três grandes do que a par das restantes equipas, mas é mais isso que sucede do que outra coisa qualquer.

A Haas está bem pior este ano do que o ano passado, pelo que não se deve esperar muito em Baku. A McLaren está em clara ascensão, e tudo isto, reforça ainda mais a incerteza, pois nenhuma equipa se está a destacar claramente neste grupo de seis equipas.

Se olharmos somente para o que Baku tem ‘devolvido’, então Sergio Pérez é o homem a ter em atenção. Das três corridas de Baku até agora, o mexicano esteve no pódio em duas delas (em 2016 e 2018), tornando-o o mais frequente pódio em Baku de todos os pilotos de Fórmula 1. O novo companheiro de equipa de Sergio Pérez na Racing Point, Lance Stroll, por sua vez, também tem um pódio em 2017, tornando esta a dupla de maior sucesso em Baku em termos de pódios, em toda a grelha de 2019.

Num traçado com grande efeito do DRS, que ainda é mais poderoso este ano, tudo indica que o recorde de ultrapassagens vai cair por muito os 2.2 Km a descer da Neftchilar Avenue, vão ser de ‘loucos’ a esse nível no Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1.

Vamos ver o que ‘faz’ cada motor, mas sabendo que o da Renault é só o terceiro melhor, em termos de potência, vamos ver o que os carros oficiais conseguem. Para além disso, Nico Hulkenberg acabou no muro nos últimos dois anos no Azerbaijão, o que ambas as vezes lhe custou um promissor quinto lugar.

O companheiro de equipa de Hulkenberg, Daniel Ricciardo, já tem um triunfo em Baku, mas também o ano passado terminou a corrida na ‘traseira’ de Max Verstappen. Quem também se dá bem com Baku é Carlos Sainz, que tem estado entre os 10 primeiros nas últimas duas temporadas ali, e o MCL34 da McLaren será provavelmente um monolugar a ter em conta na longa reta de Baku.

Na Haas, prevê-se um duro Grande Prémio do Azerbaijão, já que a equipa continua a tentar chegar ao fundo dos problemas de pneus do VF-19, pelo que Romain Grosjean e Kevin Magnussen deverão esperar uma longa tarde de domingo. A Toro Rosso/Honda é uma incógnita no Azerbaijão, mas não a Williams, essa já sabemos onde deverá terminar…

Horário

Sexta-Feira, 26 Abril

Treino livre 1 10:00 – 11:30

Treino livre 2 14:00 – 15:30

Sábado, 27 Abril

Treino livre 3 11:00 – 12:00

Qualificação 14:00 – 15:00

Domingo, 28 Abril

Corrida 13:10

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1