GP Azerbaijão F1: McLaren destrona Red Bull no mundial de construtores
Foram cerca de dois anos, com a Red Bull a liderar a classificação dedicada aos construtores de Fórmula 1. No entanto, com o resultado obtido pela McLaren no Azerbaijão, a equipa de Woking passa para a frente do mundial.
A ascensão da McLaren ao topo do Campeonato de Construtores após o Grande Prémio do Azerbaijão marca uma mudança significativa na temporada de Fórmula 1 de 2024. Com Oscar Piastri a vencer e Lando Norris a bater Max Verstappen nas ruas de Baku, a McLaren não só capitalizou as dificuldades da Red Bull como também mostrou que tem agora o pacote mais forte da grelha.
O facto d a Red Bull ter perdido a liderança na classificação dos construtores pela primeira vez desde maio de 2022 sublinha os problemas atuais da equipa. A colisão tardia de Sergio Pérez com Carlos Sainz e a incapacidade de Verstappen para libertar totalmente o potencial do RB20 realçam os desafios que enfrentam. A forma de Pérez, embora positiva, não é suficiente para compensar as fraquezas do carro em comparação com a McLaren. A Red Bull introduziu atualizações destinadas a resolver os seus problemas de desempenho, mas não foram claramente suficientes para igualar o ritmo da McLaren neste fim de semana.
A dinâmica dentro da McLaren, com Piastri a apresentar um desempenho estelar e Norris superando Verstappen, nem foi preciso a ajuda do australiano ao seu companheiro de equipa ou anunciadas ordens de equipa – que se tornou numa decisão inútil dado o que aconteceu desde sábado na capital do Azerbaijão.
A vantagem da estrutura de Woking coloca-os numa posição forte para se manterem à frente na luta pelo campeonato. A Red Bull, por sua vez, encontra-se em que Verstappen, normalmente conhecido por extrair o máximo de qualquer carro, luta para igualar o ritmo da McLaren.
Olhando para o futuro, a luta pelo título está agora muito aberta. Verstappen ainda pode se recuperar, no entanto, se a McLaren mantiver a sua forma atual, é provável continuar a ser o líder na luta dos construtores, com a Red Bull a precisar de uma grande reviravolta para os desafiar novamente.