GP Áustria F1: 10 lições de Spielberg

Por a 12 Julho 2022 13:01

Por Pedro André Mendes e Fábio Mendes

Eis os pontos de destaque e o que aprendemos no GP da Áustria:

Mick Schumacher a evoluir

Mick Schumacher voltou a somar pontos e depois de ter terminado no oitavo posto no GP  da Grã-Bretanha, conquistou o seu melhor resultado na ainda curta carreira na Fórmula 1 na Áustria com o sexto lugar. Foi uma resposta muito boa do piloto alemão às críticas que sofreu após os acidentes no Mónaco e na Arábia Saudita. A pressão existe sempre na Fórmula 1, mas ter o sobrenome que Mick tem não ajuda, assim como passar a ter Kevin Magnussen como colega de equipa e ter visto imediatamente bons resultados.  Este momento da época pode definir a carreira de Schumacher na Fórmula 1 a curto prazo.

Williams deu um passo em frente

No final da corrida austríaca, Valtteri Bottas afirmou que a Williams esteve muito forte, como nunca esteve na época. Certamente, fruto do trabalho de desenvolvimento do FW44 e à mudança por completo do conceito original. Não foi suficiente para pontuar, mas foi o suficiente para, pelo menos, colocar os adversários em “alerta”. Falta apenas montar as atualizações no segundo carro e esperar que Nicholas Latifi ajude a equipa a progredir, colocando pressão sobre a Aston Martin na discussão pelo nono lugar do campeonato de construtores. 

Alfa Romeo tem de continuar a progredir

A Alfa Romeo não esteve tão bem em Silverstone e no Red Bull Ring e nenhum dos pilotos pontuou e perderam o contacto com Alpine e McLaren na discussão pelo quarto lugar no campeonato de construtores. Estão a 30 pontos dos adversários e só nas últimas duas rondas perderam 24 pontos para a Alpine, que também teve a sua dose de problemas. Faltou ritmo na Áustria e para apanhar de novo o “comboio” do 4º lugar no campeonato, têm de regressar aos bons resultados terminando corridas atrás de Ferrari, Red Bull e Mercedes. Numa altura em que Zhou Guanyu parece estar mais à vontade com o monolugar, a equipa pode somar bons pontos ainda antes da pausa de verão. 

Alpine lidera o “segundo pelotão”

É uma afirmação difícil de fazer tendo em conta que os resultados de Fernando Alonso teimam em não aparecer, mas a verdade é que o A522 pareceu estar mais forte do que o McLaren durante todas as sessões do GP da Áustria. Fernando Alonso afirmou que perdeu muitos pontos esta época e é verdade. Caso contrário, a equipa francesa poderia estar na liderança confortável do “segundo pelotão”, mas assim estão com o mesmo número de pontos da McLaren: 81 pontos. Esta é uma luta que vai animar nas próximas corridas. 

Red Bull Ring proporcionou espetáculo entusiasmante

Só queremos mais corridas como a da Áustria. Para além de estratégias muito diferentes e muitos casos de pilotos a exceder os limites de pista, a corrida ficou marcada por muitas lutas, por vezes com 4 ou 5 pilotos na mesma batalha. A ordem classificativa foi muitas vezes alterada e o facto do Red Bull Ring ser um traçado curto, ajudou certamente. Venham mais corridas assim que ninguém fica aborrecido.

Ferrari rápida mas ainda pouco fiável

Ferrari foi a mais forte na corrida de domingo no traçado de Red Bull Ring, na Áustria. O ritmo foi muito forte e a Red Bull não conseguiu superar o andamento da Scuderia. Mas mais uma vez, fica a incerteza da falta de fiabilidade. Carlos Sainz parecia ter o segundo lugar praticamente assegurado, mas mais uma falha no motor Ferrari acabou com a corrida do espanhol. Mais um fim de semana que podia ter sido de grande festa para a Ferrari, mas que volta a provocar alguma preocupação, apesar da vitória.

Red Bull joga pelo seguro

A Red Bull jogou pelo seguro. Admitiu a superioridade da Ferrari e contentou-se com o terceiro lugar. A sorte sorriu a Max Verstappen e o segundo lugar foi o resultado final. A Red Bull parece ter entrado já em modo gestão e não se importou muito com o facto da Ferrari ter sido a mais forte. O que não pode acontecer é perder pontos, como Sergio Pérez fez, o que desagradou os responsáveis. 

Mercedes cada vez melhor

A Mercedes continua a melhorar. Foi o terceiro pódio consecutivo para Lewis Hamilton e George Russell conseguiu recuperar de uma penalização, subindo do 19º até ao quarto, em mais uma grande exibição do britânico. A Mercedes vai dando passos seguros rumo à recuperação e com este ritmo de evolução não deverá demorar muito a começar a ameaçar as equipas do topo.

Sebastian Vettel continua a destacar-se fora de pista

Vettel pode não estar a conquistar grandes resultados em pista, mas fora de pista continua a destacar-se. Além de fazer questão de ser a voz de algumas causas nobres, continua a dar a sua opinião sem medo das consequências. Basta ver a atitude no briefing de pilotos em que abandonou a sala, vendo que não se ia chegar a conclusão nenhuma. Vettel não tem medo de se tornar numa voz incomoda, o que pode não agradar a todos, mas é importante ter um piloto que o faça.

Alpha Tauri com fim de semana negro

Um fim de semana para esquecer. Erros, pouco andamento, e um carro que precisa urgentemente de atualizações que ainda não chegaram. A Alpha Tauri está a marcar passo e precisa de melhorias rapidamente pois todas as equipas estão a dar passos interessantes e a melhorar ao nível da performance. Se a Alpha Tauri estava na luta pelo topo do segundo pelotão no arranque da época, agora está praticamente no fim desse pelotão. 

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
1 ano atrás

Vozes “incontroláveis” – aliás controladíssimas, pois até agora nunca “meteram água”- deu-nos hoje a boa notícia que o problema da fiabilidade dos motores Ferrari foi finalmente identificado. O que é meio caminho para o resolver; não será rápido nem fácil , mas lá irão chegar.
No dia em que se soube- é público- que o vettel saiu da reunião dos pilotos com a direcção da corrida porque já não conseguia suportar o monólogo do egocêntrico asturiano lol

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado