GP Arábia Saudita F1, Christian Horner: “Hoje tivemos saudades de Charlie Whiting”

Por a 5 Dezembro 2021 22:32

As críticas à atuação de Michael Masi por parte da Red Bull sucedem-se e Christian Horner foi mais longe, afirmando que o desporto hoje sentiu falta de Charlie Whiting, antigo diretor de corrida que faleceu há dois anos.

Masi pareceu ter tentado resolver todas as questões de forma “amigável”, sem recorrer aos comissários, oferecendo a oportunidade à Red Bull de devolver a posição a Lewis Hamilton em várias ocasiões. Horner criticou a atuação de Masi e relembrou Whiting que esteve ao leme das corridas da F1 de 1997 a 2019:

“Há demasiadas regras e há regras sobre 10 comprimentos de carro [em situação de Safety Car], mas uma volta de formação não é uma volta de formação se for um reinício”, disse Horner, citado pela The Race. “Parece que há demasiadas regras até um certo ponto. Acho que hoje o desporto sentiu falta de Charlie Whiting e da sua experiência, lamento dizê-lo. É obviamente frustrante. Mas é difícil para Michael e para os comissários, particularmente neste tipo de circuito, com a quantidade de detritos e nos tipos de curva. Mas é o mesmo para todos”.

Quanto aos incidentes com Hamilton, Horner foi mais longe:“Acho que nos sentimos duramente castigados com uma penalização de cinco segundos e depois o incidente em que Lewis bateu na traseira de Max”, disse Horner à Sky F1. “Vão explicar em frente aos comissários, mas Max estava a tentar dar o lugar. Informamos o Race Control que íamos dar o lugar. Max levantou o pé e penso que Lewis também. Não sei se ele [Hamilton] estava a jogar para a linha DRS ali, mas era claro que estávamos a desistir do lugar. Tínhamos informado o Race Control de que era isso que íamos fazer. Tinha havido um debate sobre isso. Michael foi inflexível ao afirmar que “têm uma escolha ou vai para os comissários”, e isso iria dar certamente uma penalização. Por isso dissemos ‘OK, vamos ceder o lugar e informamos o Race Control. É estranho porque Lewis estava a abrandar, como se não o quisesse passar ali por causa da DRS”, continuou Horner. “Estávamos a tentar dar o lugar e depois Lewis bateu na traseira do carro do Max. Obviamente, ficamos com bastantes danos com isso”, disse ele “muito, muito frustrante, muito irritante”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
peudreot106rallye
2 anos atrás

E ainda tiveram uma penalização.

ZeCambota
ZeCambota
2 anos atrás

Palhaço. Só vê esta situação. E as outras todas provocadas pelo Verstappen já há muito tempo? Se calhar aí já não choraria pelo Charlie Whiting.

pintinha
pintinha
2 anos atrás

Cuidado com o que desejas Christina …se ca estivesse o Grande Senhor Charlie Whiting …teria sido desclassificado …
Mas o que se começa mesmo a desejar é que V.Exas fique afonico …assim não se houvem as suas “calimerices”.

mullerwj
mullerwj
2 anos atrás

Certo que Hamilton não é nenhum “santo”. Mas quando ultrapassado, Max exagera. Inclusive, atrasando a freada até um ponto impossível, pois como se vê, acaba por passar os limites de pista. Se o outro piloto não aplicar os travões antes, a batida ocorre. Ele é muito sujo.

Pity
Pity
2 anos atrás

Hoje? Eu já tenho há muito tempo.

Peter Parker
Peter Parker
2 anos atrás

Sem dúvida Mr. Horner! Pois, é vergonhoso a complacência que têm dado ao Max, e hoje com aquele lance de ceder a posição, acelerando e travando ao mesmo tempo, como ficou provado pela telemetria, atitude que não me lembro de algum piloto ter tido, dava desclassificação e não os 10s que atribuíram, já para não falar da palhaçada do Masi negociar com vocês qual o castigo a impor ao Max, ameaçando que poderia levar o caso aos comissários. Vergonhoso o que se assistiu hoje, e pior que isto será o Max vestir o fato do Prost em 1989 e do… Ler mais »

917/30
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

“não cito o Ayrton porque em 1990 limitou-se a servir o mesmo prato ao francês”…pode ser que na próxima corrida Max sirva a Hamilton o mesmo prato que o inglês lhe serviu em Silverstone!!!

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Lagaffe
Lagaffe
Reply to  917/30
2 anos atrás

Já serviu. Duas vezes. No Brasil é na Arábia Saudita. A diferença é que o Hamilton levantou o pé e o Verstapen não.

917/30
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

O Max tocou na roda traseira de LH e atirou-o contra os pneus nesses dois casos? Não tenho ideia disso…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  917/30
2 anos atrás

Responde só a isto. Se o Hamilton não cede em ambas a situações há acidentes entre os dois ou não?

917/30
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Não me respondeste à pergunta…quanto às suposições, deixo isso para ti, eu lido apenas com factos!

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  917/30
2 anos atrás

Queres a resposta concreta? Não. Não tocou em pneu traseiro, nem se despistou. Agora volto a repetir se o Hamilton mantém a trajetória normal há acidente entre os dois?

inoferreira
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Ainda dá corda a esse “artista” não se dê ao trabalho.

Cágado1
Reply to  917/30
2 anos atrás

Já serviu! Em Monza, Interlagos, hoje. É preciso mais?…

917/30
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

O Max tocou na roda traseira de LH e atirou-o contra os pneus nesses dois casos? Não tenho ideia disso…

gtman
gtman
Reply to  917/30
2 anos atrás

Nada disso. Em Monza pôs o carro em cima do MB e até bateu com o pneu no capacete do LH, no Brasil na ânsia de o atirar para fora da pista nem conseguiu fazer a curva ontem foi o que se viu, 3 tentativas do contacto que tanto jeito lhe fazia. Se o CW ainda lá estivesse tinha dado uma corrida de suspensão após Monza, 20 segundos no Brasil e uma bandeira preta em Jeddah. Deixar tomar o controlo da F! por uma firma americana só podia nisto, tornar a competição numa “americanisse” país onde as competições motorizadas parecem… Ler mais »

917/30
Reply to  gtman
2 anos atrás

Max tocou na roda traseira de LH e atirou-o contra os pneus??? Sobre Monza… “pôs o carro em cima do MB e até bateu com o pneu no capacete do LH” era isso mesmo que Max queria? Foi tudo estudado??? OMG!!

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  917/30
2 anos atrás

seguramente mais estudado que o Bottas bater no Norris para depois chocar com os dois Red Bulls….

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

Os eventos de 89, a mudança do lugar da pole, a perseguição movida por Balestre, a obrigação de um pedido de desculpas formal e até a ameaça de banir a licença desportiva. O Senna tinha fortes razões para o sentir injustiças mas isso não válida atirar um colega para fora da pista.

917/30
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Mais uma gafe…Senna é que depois dos treinos quis mudar o lugar da pole do lado sujo (como era suposto ser e sempre tinha sido) para o lado limpo da pista…vê-se que percebes muito disto…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  917/30
2 anos atrás

Ler com atenção. Eu referi que o Senna solicitou mudar a posição da pole. Nunca referi que tinha razão.
Mas vale a pena frisar que nunca foi desmentido que foi unicamente por interferência do Balestre que essa mudança não foi permitida.

inoferreira
2 anos atrás

Nada de novo o Horner a ser palhaço como de costume.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Quando deu jeito, não se queixaram. Ok Karen Horner, ok.

Se cá estivesse Whiting, Max já teria levado uma bandeira preta e branca durante a corrida. A maneira como ele deu a posição de volta a Hamilton, ultrapassando de volta na curva seguinte, teria levado uma penalização, tal como Hamilton levou em 2007. Assim que não tentes vender que o problema é o Masi.

E isso, continuem a queixar-se, a ver se levam mais uma penalização por estarem a por em causa a integridade da FIA – coisa que com Whiting provavelmente levariam.

gtman
gtman
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Há a acrescentar que a proibição de ultrapassar na curva seguinte após a cedência de posição foi implementada após uma ultrapassagem do Ham ao Raik em Spa e foi em 2008. Naqueles tempos ã FIA tentou diminuir a agressividade do cadete, que se não passasse ali passava mais tarde uma vez que o Ferrarista não conseguia manter o carro em pista (fez largas excursões fora de pista até bater), hoje em dia há quem glorifique manobras muitíssimo mais sujas.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Parece-me que a Red Bull para além das bebidas energeticas devia lançar também uma gama de óculos graduados para consumo interno!!

joaolmoraisgmail-com
joaolmoraisgmail-com
2 anos atrás

Uma pergunta para reflexão. Será que a batida do LH por trás, ontem, é assim tão diferente da batida do Vettel no LH em Baku há uns anos atrás?

gtman
gtman
Reply to  joaolmoraisgmail-com
2 anos atrás

Você tem uma lata incrível. Há uma enorme diferença, em Baku o tipo que seguia atrás bateu propositadamente e agora o tipo da frente tentou propositadamente o contacto. Mas a maior diferença é o facto de em Baku se seguir o safety-car e a velocidade ser baixa e aqui ser em condições de corrida.

joaolmoraisgmail-com
joaolmoraisgmail-com
Reply to  gtman
2 anos atrás

Meu caro só coloquei a questão a discussão. Só fiz Karting de competição, mas um piloto com a experiência de Hamilton não se consegue desviar a tempo, acho estranho!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado