GP Arábia Saudita F1, Christian Horner: “Hoje tivemos saudades de Charlie Whiting”
As críticas à atuação de Michael Masi por parte da Red Bull sucedem-se e Christian Horner foi mais longe, afirmando que o desporto hoje sentiu falta de Charlie Whiting, antigo diretor de corrida que faleceu há dois anos.
Masi pareceu ter tentado resolver todas as questões de forma “amigável”, sem recorrer aos comissários, oferecendo a oportunidade à Red Bull de devolver a posição a Lewis Hamilton em várias ocasiões. Horner criticou a atuação de Masi e relembrou Whiting que esteve ao leme das corridas da F1 de 1997 a 2019:
“Há demasiadas regras e há regras sobre 10 comprimentos de carro [em situação de Safety Car], mas uma volta de formação não é uma volta de formação se for um reinício”, disse Horner, citado pela The Race. “Parece que há demasiadas regras até um certo ponto. Acho que hoje o desporto sentiu falta de Charlie Whiting e da sua experiência, lamento dizê-lo. É obviamente frustrante. Mas é difícil para Michael e para os comissários, particularmente neste tipo de circuito, com a quantidade de detritos e nos tipos de curva. Mas é o mesmo para todos”.
Quanto aos incidentes com Hamilton, Horner foi mais longe:“Acho que nos sentimos duramente castigados com uma penalização de cinco segundos e depois o incidente em que Lewis bateu na traseira de Max”, disse Horner à Sky F1. “Vão explicar em frente aos comissários, mas Max estava a tentar dar o lugar. Informamos o Race Control que íamos dar o lugar. Max levantou o pé e penso que Lewis também. Não sei se ele [Hamilton] estava a jogar para a linha DRS ali, mas era claro que estávamos a desistir do lugar. Tínhamos informado o Race Control de que era isso que íamos fazer. Tinha havido um debate sobre isso. Michael foi inflexível ao afirmar que “têm uma escolha ou vai para os comissários”, e isso iria dar certamente uma penalização. Por isso dissemos ‘OK, vamos ceder o lugar e informamos o Race Control. É estranho porque Lewis estava a abrandar, como se não o quisesse passar ali por causa da DRS”, continuou Horner. “Estávamos a tentar dar o lugar e depois Lewis bateu na traseira do carro do Max. Obviamente, ficamos com bastantes danos com isso”, disse ele “muito, muito frustrante, muito irritante”.
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E ainda tiveram uma penalização.
Palhaço. Só vê esta situação. E as outras todas provocadas pelo Verstappen já há muito tempo? Se calhar aí já não choraria pelo Charlie Whiting.
Cuidado com o que desejas Christina …se ca estivesse o Grande Senhor Charlie Whiting …teria sido desclassificado …
Mas o que se começa mesmo a desejar é que V.Exas fique afonico …assim não se houvem as suas “calimerices”.
Certo que Hamilton não é nenhum “santo”. Mas quando ultrapassado, Max exagera. Inclusive, atrasando a freada até um ponto impossível, pois como se vê, acaba por passar os limites de pista. Se o outro piloto não aplicar os travões antes, a batida ocorre. Ele é muito sujo.
Hoje? Eu já tenho há muito tempo.
Sem dúvida Mr. Horner! Pois, é vergonhoso a complacência que têm dado ao Max, e hoje com aquele lance de ceder a posição, acelerando e travando ao mesmo tempo, como ficou provado pela telemetria, atitude que não me lembro de algum piloto ter tido, dava desclassificação e não os 10s que atribuíram, já para não falar da palhaçada do Masi negociar com vocês qual o castigo a impor ao Max, ameaçando que poderia levar o caso aos comissários. Vergonhoso o que se assistiu hoje, e pior que isto será o Max vestir o fato do Prost em 1989 e do… Ler mais »
“não cito o Ayrton porque em 1990 limitou-se a servir o mesmo prato ao francês”…pode ser que na próxima corrida Max sirva a Hamilton o mesmo prato que o inglês lhe serviu em Silverstone!!!
Já serviu. Duas vezes. No Brasil é na Arábia Saudita. A diferença é que o Hamilton levantou o pé e o Verstapen não.
O Max tocou na roda traseira de LH e atirou-o contra os pneus nesses dois casos? Não tenho ideia disso…
Responde só a isto. Se o Hamilton não cede em ambas a situações há acidentes entre os dois ou não?
Não me respondeste à pergunta…quanto às suposições, deixo isso para ti, eu lido apenas com factos!
Queres a resposta concreta? Não. Não tocou em pneu traseiro, nem se despistou. Agora volto a repetir se o Hamilton mantém a trajetória normal há acidente entre os dois?
Ainda dá corda a esse “artista” não se dê ao trabalho.
Já serviu! Em Monza, Interlagos, hoje. É preciso mais?…
O Max tocou na roda traseira de LH e atirou-o contra os pneus nesses dois casos? Não tenho ideia disso…
Nada disso. Em Monza pôs o carro em cima do MB e até bateu com o pneu no capacete do LH, no Brasil na ânsia de o atirar para fora da pista nem conseguiu fazer a curva ontem foi o que se viu, 3 tentativas do contacto que tanto jeito lhe fazia. Se o CW ainda lá estivesse tinha dado uma corrida de suspensão após Monza, 20 segundos no Brasil e uma bandeira preta em Jeddah. Deixar tomar o controlo da F! por uma firma americana só podia nisto, tornar a competição numa “americanisse” país onde as competições motorizadas parecem… Ler mais »
Max tocou na roda traseira de LH e atirou-o contra os pneus??? Sobre Monza… “pôs o carro em cima do MB e até bateu com o pneu no capacete do LH” era isso mesmo que Max queria? Foi tudo estudado??? OMG!!
seguramente mais estudado que o Bottas bater no Norris para depois chocar com os dois Red Bulls….
Os eventos de 89, a mudança do lugar da pole, a perseguição movida por Balestre, a obrigação de um pedido de desculpas formal e até a ameaça de banir a licença desportiva. O Senna tinha fortes razões para o sentir injustiças mas isso não válida atirar um colega para fora da pista.
Mais uma gafe…Senna é que depois dos treinos quis mudar o lugar da pole do lado sujo (como era suposto ser e sempre tinha sido) para o lado limpo da pista…vê-se que percebes muito disto…
Ler com atenção. Eu referi que o Senna solicitou mudar a posição da pole. Nunca referi que tinha razão.
Mas vale a pena frisar que nunca foi desmentido que foi unicamente por interferência do Balestre que essa mudança não foi permitida.
Nada de novo o Horner a ser palhaço como de costume.
Quando deu jeito, não se queixaram. Ok Karen Horner, ok.
Se cá estivesse Whiting, Max já teria levado uma bandeira preta e branca durante a corrida. A maneira como ele deu a posição de volta a Hamilton, ultrapassando de volta na curva seguinte, teria levado uma penalização, tal como Hamilton levou em 2007. Assim que não tentes vender que o problema é o Masi.
E isso, continuem a queixar-se, a ver se levam mais uma penalização por estarem a por em causa a integridade da FIA – coisa que com Whiting provavelmente levariam.
Há a acrescentar que a proibição de ultrapassar na curva seguinte após a cedência de posição foi implementada após uma ultrapassagem do Ham ao Raik em Spa e foi em 2008. Naqueles tempos ã FIA tentou diminuir a agressividade do cadete, que se não passasse ali passava mais tarde uma vez que o Ferrarista não conseguia manter o carro em pista (fez largas excursões fora de pista até bater), hoje em dia há quem glorifique manobras muitíssimo mais sujas.
Parece-me que a Red Bull para além das bebidas energeticas devia lançar também uma gama de óculos graduados para consumo interno!!
Uma pergunta para reflexão. Será que a batida do LH por trás, ontem, é assim tão diferente da batida do Vettel no LH em Baku há uns anos atrás?
Você tem uma lata incrível. Há uma enorme diferença, em Baku o tipo que seguia atrás bateu propositadamente e agora o tipo da frente tentou propositadamente o contacto. Mas a maior diferença é o facto de em Baku se seguir o safety-car e a velocidade ser baixa e aqui ser em condições de corrida.
Meu caro só coloquei a questão a discussão. Só fiz Karting de competição, mas um piloto com a experiência de Hamilton não se consegue desviar a tempo, acho estranho!