GP Abu Dhabi, F1: Ultrapassagens no pitlane proibidas
Depois do episódio protagonizado por Max Verstappen no segundo treino livre de ontem, quando ultrapassou George Russell, Lewis Hamilton e Pierre Gasly no túnel da saída das boxes e de acesso à pista, Niels Wittich, o diretor de corrida, proibiu manobras semelhantes daqui para a frente no Grande Prémio de Abu Dhabi.
Max Verstappen não quis perder mais tempo no segundo treino livre, que teve duas interrupções com bandeira vermelha devido aos acidentes de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg, e ultrapassou os dois pilotos da Mercedes e Pierre Gasly no túnel que dá acesso à pista.
As situações no pitlane acumulam-se de prova para prova, levando a FIA a analisar caso a caso. Em Abu Dhabi, Wittich já tinha colocado nas suas notas antes do evento que “de acordo com o artigo 33.4 do Regulamento Desportivo da FIA para a Fórmula 1, os pilotos não estão autorizados a conduzir desnecessariamente devagar, o que inclui parar um carro na via rápida da saída das boxes”. Depois do que aconteceu ontem, o diretor de corrida sentiu necessidade de acrescentar que “a ultrapassagem é proibida na via de saída das boxes, a menos que um carro abrande com um problema óbvio”.
Foto: Philippe NANCHINO / MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Pity
25 Novembro, 2023 at 10:27
Isso é o que a FIA ou a direcção de corrida deveria ter feito há muito tempo, em vez de ter facilitado.
Canam
25 Novembro, 2023 at 10:57
Os pilotos da AMG têm um “carinho especial” pelo Vestappenn. Em N situações isso tem sido evidente.
Andar excessivamente lento, quando faltam minutos para terminar, objetivamente é uma forma de prejudicar quem vem atrás e necessita desse tempo para fazer o seu trabalho. Para quê isto ? Apesar dos sorrisinhos de plástico,falta desportivismo nesta F1 entre (alguns), colegas do mesmo oficio.
simiao jms
25 Novembro, 2023 at 11:12
Veio ao encontro do que eu já disse há muito tempo…
Mesmo assim há quem não lhe interesse, daí o ponto negativo… que ridículo.
simiao jms
25 Novembro, 2023 at 11:53
Custa não custa?…que tristeza… Disse alguma coisa de mal?…
É pena que este porco de **** tenha feito já isso vezes sem conta, atrasando quem vier atrás dele ou ultrapassando em locais como no de ontem, sem que tivesse sido penalizado fortemente… Quem não gostar de ouvir, que se meta na concha e seja coerente
Leandro Marques
25 Novembro, 2023 at 11:51
Mas de verdade que nao há regras coerentes de prova para prova? É tudo decidido na base do sentimento. Que amadorismo.
simiao jms
25 Novembro, 2023 at 12:07
Há Malta aqui que só vê quem comenta para dar apenas e só o voto, mas sempre com setas apontadas… Não sei o que vêem fazer para aqui perder tempo… Implementando apenas e só, o ódio.
AS:
Acabem com isto, pq em vez de construirmos, destruímos…
Leandro Marques
25 Novembro, 2023 at 12:13
Mas pelas notas do diretor de corrida as ultrapassagens eram legais até ao fim do TL2. Já parar na via das boxes não. Todos os que o fizeram até então deveriam ter sido advertidos. Assim como deverão ser todos os que a partir de agora parem ou ultrapassem. Não adiante criar regras se as mesmas não tiverem prática.
Pity
25 Novembro, 2023 at 13:25
A FIA complica o que deveria ser simples. Bastava: não se pode parar na via de boxes; não se pode ultrapassar na via de boxes; não se pode andar demasiado lento na via de boxes . Neste último ponto, cada circuito teria um tempo mínimo, tal como existe para entre linhas de safety car.
simiao jms
25 Novembro, 2023 at 15:01
Em tudo o que está aí dito e ainda ao longo do circuito e volta de apresentacao… E nesta última com velocidade min. de 80km/h
Pity
25 Novembro, 2023 at 16:54
A chamada volta de apresentação é mais do que isso, serve de volta de aquecimento dos pneus. E acredite, embora não pareça na televisão, eles vão todos a bem mais de 100 nessa volta.