GP Abu Dhabi, F1, Max Verstappen sobre o episódio no pitlane: “têm de sair da frente”

Por a 24 Novembro 2023 17:08

Max Verstappen não queria perder mais tempo no segundo treino livre, que teve duas interrupções com bandeira vermelha por acidentes de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg, e ultrapassou os dois pilotos da Mercedes e Pierre Gasly no túnel que dá acesso do pitlane à pista. No final da sessão, o piloto neerlandês apontou aquele episódio como um momento “um bocado ridículo”, mantendo que os adversários “têm de sair da frente” se quiserem manter o ritmo baixo na saída das boxes.

A sessão era fundamental para pilotos e equipas, uma vez que é o único marcado para a mesma hora da corrida de domingo e o primeiro treino teve a presença de 10 jovens pilotos para cumprir a regra dos estreantes aos comandos dos monolugares de Fórmula 1. Por isso, os acidentes – um a abrir a sessão e o outro logo a seguir ao recomeço dos trabalhos – reduziram ainda mais o tempo necessário para os programas que as equipas tinham previsto.

Na saída dos carros para o seu regresso à pista, após a colisão de Hülkenberg, Max Verstappen encontrou uma fila em ritmo lento, aproveitando para passar entre os carros dos adversários e o muro do túnel que faz a ligação das boxes ao traçado. Passou por George Russell, que se queixou via rádio, enquanto Lewis Hamilton ainda chegou a colocar o seu Mercedes W14 no meio para não o deixar passar, acabando por facilitar a passagem mais à frente. 

Sobre o ocorrido nesse momento, quando faltavam cerca de 16 minutos para o final da sessão, Max Verstappen manteve a convicção que os pilotos mais lentos devem permitir a passagem de quem quer ir a uma velocidade mais elevada. “Têm de sair da frente”, disse o tricampeão do mundo de Fórmula 1. “Estão a conduzir devagar e eu quero sair porque estamos todos limitados no tempo e eles continuam a conduzir no meio. Depois tentei passar e eles fecharam-me contra o muro. Foi um bocado ridículo”.

O piloto da Red Bull assumiu o terceiro lugar da tabela de tempos numa das suas últimas voltas rápidas, até porque esteve em pista ainda com pneus médios montado no RB19, terminando com 0.173s de desvantagem para o tempo realizado por Charles Leclerc, que foi o piloto mais rápido do treino.

“Não aprendi muito hoje. O equilíbrio do carro não foi o melhor”, explicou Verstappen sobre o que sentiu durante o treino interrompido por duas vezes. “Tínhamos muita subviragem e o carro saltava com frequência. Não estava à espera de ficar tão para trás”. O piloto da Red Bull explicou que a sua equipa terminou a sessão ainda com muitas dúvidas sobre a melhor afinação para o resto do fim de semana. “Mesmo assim, fomos terceiros, o que não é muito mau, mas em termos de equilíbrio, ainda precisamos de fazer muito melhor”, concluiu.

Clive Rose/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202311243189 // Usage for editorial use only //

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Pity
Pity
5 meses atrás

Numa saída das boxes tão estreita, aquelas ultrapassagens do Verstappen foram à Mad Max. Ele tinha necessidade de fazer aquilo? Penso que não. Se estava com pressa, porque é que não saiu mais cedo? Era apenas um treino livre, encurtado é verdade, mas havia dez pilotos na mesma situação, não tiveram o primeiro treino. Acho que devia ter levado uma advertência.

leandro.marques
5 meses atrás

Cobertinho de razão. Já mete nojo os pilotos (inclusive Max ja o fez no passado) fazerem compassos de espera na saída do pit lane. Se não querem ir logo para a pista não saem da garagem. E ficou decidido há umas corridas atrás que se deve deixar passar na saída do pit lane. Quem estava parado e tentou bloquear quem queria sair deveria ter sido advertido à luz das atuais regras.

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