/formula1/f1/formula-1-vitantonio-liuzzi-foi-uma-manobra-muito-otimista-de-max/
Fórmula 1, Vitantonio Liuzzi: “foi uma manobra muito otimista de Max” | AutoSport

Fórmula 1, Vitantonio Liuzzi: “foi uma manobra muito otimista de Max”

Por a 15 Setembro 2021 16:28

Vitantonio Liuzzi foi um dos comissários no GP de Itália e um dos que analisou o acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. “Como piloto, expliquei a dinâmica aos outros comissários e juntos avaliamos quem foi responsável pelo incidente”, explicou Liuzzi ao La Gazzetta dello Sport. 

Sobre o acidente, Liuzzi disse à publicação italiana que Verstappen forçou a manobra e por isso foi responsabilizado. “Como estava na nota, foi uma manobra muito otimista de Max, com uma ultrapassagem forçada”. À semelhança de várias pessoas, que avisam que a disputa não deve ir além destes episódios, Liuzzi defende o mesmo. “São dois grandes pilotos e duas grandes equipas, mas é verdade que seria melhor manter o tom, porque em Silverstone e Monza poderia ter sido pior. Neste momento, continuam a ser incidentes de corrida e pode acontecer que um dos pilotos cometa um erro quando ambos vão até ao limite. A realidade é que estamos a assistir a um bom duelo entre dois grandes campeões pelo título, como já não acontecia há muito tempo”.

Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
5 dias atrás

Não há dúvida que até poderá ter sido, tendo em conta que tinha perdido tempo e o queria recuperar!… mas, manobras destas sempre fez Hamilton mas apenas numa só situação: quando esteve á frente nos campeonatos que tem disputado, basta ver o tipo de acidentes em que ele está envolvido… para mim e para acalmar os hânimos e sejam eles os 2 os protagonistas deste tipo de situações(pelo menos este ano), deveriam, em situações destas serem os 2 penalizados da mesma forma, pois vem sempre o comentário de que estas decisões, sem provas, vão sempre tender a balança para um… Ler mais »

Augustin
Augustin
Reply to  simiao jms
5 dias atrás

Baseado neste comentário perante o último “acidente” entendo que está beneficiando o infrator, pois na mesma corrida na curva 4, Hamilton afinou pra Max, e foi pra fora da pista, como aconteceu em Ímola. É fato que Max foi “muito otimista” nesta manobra. Em uma comunicação de rádio após o acidente, ele disse: “é isso que acontece com quem não me dá espaço”. Particularmente eu acredito que ele jogou pesado, já que iria terminar o fim de semana na liderança do campeonato. E nem se deu ao trabalho de conferir se o outro piloto (Hamilton) estava bem. Acho Max um… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  simiao jms
5 dias atrás

Portanto, Max tenta uma manobra em que não tem espaço e o Hamilton é que tem de pagar por isso também?

Então cada vez que um deles se fizer ao outro pagam os dois? lol muito justo não haja dúvida.

ptlyoness2021_gmail_com
ptlyoness2021_gmail_com
5 dias atrás

Campeões, por enquanto só há um.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
5 dias atrás

Max tentou a ultrapassagem e Hamilton claramente não quis ser ultrapassado. Como bem se viu na primeira volta é bem possível fazer aquela curva lado a lado. É por esta razão que acho que penalizar um piloto numa situação como esta, que é, aos olhos de toda a gente que não é fanática, um incidente de corrida, estúpido e até antidesportivo. Ignorar o facto que Hamilton não quis ser ultrapassado e colocar as culpas em cima do Max, que fez o que a maioria faria naquela situação, é uma falácia desportiva que parte duma retórica bastante duvidosa. Também não sei… Ler mais »

necax007
necax007
Reply to  Sr. Dr. HHister
5 dias atrás

Eu não sou fanático (penso eu). Por mim é indiferente qual deles ganha porque sou é adepto da McLaren. Mas vejo o acidente de forma diferente de si. Na primeira volta, numa situação igual mas na chicane seguinte, o Max fecha a porta ao Hamilton. O Hamilton tinha duas hipóteses. Ceder ou provocar a colisão. Neste caso o Hamilton optou por ir à escapatória e continuar em corrida. Quando o caso se inverteu, o Hamilton fecha a porta ao Max e o Neerlandês tem exactamente as mesma escolhas que o Hamilton teve na primeira volta. Ceder ou bater. Se o… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  necax007
5 dias atrás

É a sua opinião. Na primeira volta acho que Max deveria ter dado espaço a Hamilton mas os pilotos não têm obrigação de se encolherem como Hamilton fez e podiam ter ficado logo ali. Se o fizerem é uma questão de reacção ou inteligência. O facto de Max poder ter sido mais prudente não lhe imputa responsabilidade por si só, até porque o mesmo argumento pode ser usado para Hamilton, que também poderia ter sido mais prudente e não ter fechado a porta, daí que… incidente de corrida. Se isto não é um incidente de corrida então não sei o… Ler mais »

Last edited 5 dias atrás by Sr. Dr. HHister
necax007
necax007
Reply to  Sr. Dr. HHister
5 dias atrás

O Hamilton não tinha obrigação de se encolher na primeira? Na F1, como campeonato de “open wheel” não pode haver (não deveria haver) contacto. Todos os pilotos que podem evitar o acidente e não o evitam, pelas regras, devem ser punidos. Repare que eu não ilibo o Hamilton. As regras dizem que se deve deixar espaço. Se ele fosse penalizado por isso eu não me queixava. Eu refiro-me a quem pode evitar o acidente. Naquela situação é o Max e ele não evita. Também me parece que a sua opinião (muito bem formada, digo já) e de muitos outros foristas… Ler mais »

Last edited 5 dias atrás by necax007
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Sr. Dr. HHister
5 dias atrás

Toda a gente faz aquela manobra ali, a diferença é que quem vem atrás cede quando não tem espaço (tal como Pérez fez com Stroll na corrida sprint). Já N pilotos fizeram isto naquela chicane, acho piada que agora que houve um acidente já tem de ser culpa dos dois, quando sempre se culpou quem vem atrás por não ceder. Por exemplo, Alonso fez este tipo de cortes ao Hamilton na Hungria em todas as curvas que Hamilton estava com meio carro ao seu lado. Os fãs aplaudiram de pé o Espanhol ter feito aquilo e que foi uma grande… Ler mais »

Last edited 5 dias atrás by Frenando_Afondo™
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
5 dias atrás

Mas eu não disse que Max provou do próprio veneno?
Independente de quem tem mais ou menos culpa, sempre disse que é para mim um incidente de corrida. Disse em Silverstone e em Monza.
E sim, também concordo que os pilotos devem deixar espaço.
Um problema da F1 moderna está na fraca visibilidade que os pilotos têm para o carro que vem atrás e isso deve ser melhorado. E se os pilotos tiverem um erro de julgamento, desde que se enquadre com um incidente de corrida, deve ficar por aí, a não ser que se torne recorrente e perigoso.

asfalto
asfalto
5 dias atrás

Um duelo que não se via a muito tempo, mas que alguém quer acabar. Em Silvertone o Max estava por fora, fugiu o mais que pode do hamilton e mesmo assim foi mandado fora. Em Monza era o hamilton que estava por fora carros praticamente a par e o Max só perdeu o controlo porque foi forcado a subir o corretor. O Max não foi otimista, apenas achava que o hamilton lhe faria o mesmo, dar espaço.

*RPMS*™
*RPMS*™
Reply to  asfalto
5 dias atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

alexname
alexname
5 dias atrás

Mas será que ninguém viu o Hamilton a se atravessar completamente a frente do Max ainda na recta logo a seguir ao traço contínuo? Porque é que o Hamilton, que saía da box, não deixou passar o Max que vinha numa volta lançada com outro carro a sua frente? No fundo foi aqui que começou o acidente com total responsabilidade do Hamilton.

Last edited 5 dias atrás by [email protected]
alexis
alexis
Reply to  [email protected]
5 dias atrás

Depois de ler este comentário só tiro duas conclusões, ou não percebe nada disto, ou é um humorista nato, mas eu quero acreditar que é a segunda hipótese e obrigado por me ter dado a oportunidade de começar o dia a rir.

alexname
alexname
Reply to  [email protected]
5 dias atrás

Foi recíproco. Além disso já estou habituado a fazer parte das minorias e ver o que os outros não vêm ou não querem ver. Os portugueses são pródigos nisso, infelizmente em tudo. Contudo são muito bons no culto da mediocridade. Espero que o tenha feito rir novamente.

alexis
alexis
Reply to  [email protected]
5 dias atrás

Afinal não foi um momento de humor, você acredita mesmo no que escreveu!!! Então a situação é bem pior do que eu imaginava e você não tem mesmo a minima noção do que está a comentar, mas mesmo assim põe-se para aí a despejar disparates só porque sim, como tal eu não vou perder tempo a discutir um assunto com alguem que não tem a minima noção do que são corridas e F1 em particular e quando falo em corridas incluo motas tambem, porque este movimento aplica-se em corridas de motas também, mas como já deu para perceber você não… Ler mais »

jcsb1969
jcsb1969
5 dias atrás

Independentemente , da culpa de A ou B , o Max ainda lhe falta estofo de campeão
Marcar pontos regularmente , nao da para 25 da para 18 , nao da para 18 da para 15, assim se ganham campeonatos do mundo .

últimas F1
últimas Autosport
f1