Fórmula 1, Vitantonio Liuzzi: “foi uma manobra muito otimista de Max”

Por a 15 Setembro 2021 16:28

Vitantonio Liuzzi foi um dos comissários no GP de Itália e um dos que analisou o acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. “Como piloto, expliquei a dinâmica aos outros comissários e juntos avaliamos quem foi responsável pelo incidente”, explicou Liuzzi ao La Gazzetta dello Sport. 

Sobre o acidente, Liuzzi disse à publicação italiana que Verstappen forçou a manobra e por isso foi responsabilizado. “Como estava na nota, foi uma manobra muito otimista de Max, com uma ultrapassagem forçada”. À semelhança de várias pessoas, que avisam que a disputa não deve ir além destes episódios, Liuzzi defende o mesmo. “São dois grandes pilotos e duas grandes equipas, mas é verdade que seria melhor manter o tom, porque em Silverstone e Monza poderia ter sido pior. Neste momento, continuam a ser incidentes de corrida e pode acontecer que um dos pilotos cometa um erro quando ambos vão até ao limite. A realidade é que estamos a assistir a um bom duelo entre dois grandes campeões pelo título, como já não acontecia há muito tempo”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

17 comentários

  1. simiao jms

    15 Setembro, 2021 at 16:53

    Não há dúvida que até poderá ter sido, tendo em conta que tinha perdido tempo e o queria recuperar!… mas, manobras destas sempre fez Hamilton mas apenas numa só situação: quando esteve á frente nos campeonatos que tem disputado, basta ver o tipo de acidentes em que ele está envolvido… para mim e para acalmar os hânimos e sejam eles os 2 os protagonistas deste tipo de situações(pelo menos este ano), deveriam, em situações destas serem os 2 penalizados da mesma forma, pois vem sempre o comentário de que estas decisões, sem provas, vão sempre tender a balança para um dos lados em beneficio de alguém!… e para tal, se se continuasse na mesma senda, retirada de pontos para ambos e aí sim, acabavam-se as picardias, as provocações e as tendências e o campeonato seria competitivo!… ou deixem-se de penalizações, porque “noutros tempos” já existiram situações mais que suficientes para comentários!… A F1, assim torna-se igual (ou pior em certa medida) ás decisões do futebol, hoje tomadas, sempre em beneficio dos mesmos.

    • Augustin

      15 Setembro, 2021 at 18:30

      Baseado neste comentário perante o último “acidente” entendo que está beneficiando o infrator, pois na mesma corrida na curva 4, Hamilton afinou pra Max, e foi pra fora da pista, como aconteceu em Ímola. É fato que Max foi “muito otimista” nesta manobra.
      Em uma comunicação de rádio após o acidente, ele disse: “é isso que acontece com quem não me dá espaço”.
      Particularmente eu acredito que ele jogou pesado, já que iria terminar o fim de semana na liderança do campeonato. E nem se deu ao trabalho de conferir se o outro piloto (Hamilton) estava bem. Acho Max um piloto sem espírito esportivo, e claramente ficou demonstrado que ele é impaciente e não sabe perder.

    • Frenando_Afondo™

      15 Setembro, 2021 at 20:12

      Portanto, Max tenta uma manobra em que não tem espaço e o Hamilton é que tem de pagar por isso também?

      Então cada vez que um deles se fizer ao outro pagam os dois? lol muito justo não haja dúvida.

  2. Mpabe Lyan

    15 Setembro, 2021 at 17:26

    Campeões, por enquanto só há um.

  3. Sr. Dr. HHister

    15 Setembro, 2021 at 18:59

    Max tentou a ultrapassagem e Hamilton claramente não quis ser ultrapassado. Como bem se viu na primeira volta é bem possível fazer aquela curva lado a lado.
    É por esta razão que acho que penalizar um piloto numa situação como esta, que é, aos olhos de toda a gente que não é fanática, um incidente de corrida, estúpido e até antidesportivo.
    Ignorar o facto que Hamilton não quis ser ultrapassado e colocar as culpas em cima do Max, que fez o que a maioria faria naquela situação, é uma falácia desportiva que parte duma retórica bastante duvidosa.
    Também não sei porque é que a regra permite que um piloto que esteja a defender possa literalmente atirar o carro para cima do adversário desde que este não esteja praticamente paralelo ao seu. Isto é um convite à agressividade e falta de respeito pelos adversários. E verdade seja dita, Max usa e abusa deste poder, apesar de neste incidente ter sido vítima do próprio veneno, por assim dizer. Mas não é ele o único a fazer isso, como se viu.
    E se têm ângulos cegos já existe uma coisa chamada tecnologia. Nos tempos que correm porque raio têm os pilotos que se guiar por dois ínfimos retrovisores?

    • necax007

      15 Setembro, 2021 at 19:22

      Eu não sou fanático (penso eu). Por mim é indiferente qual deles ganha porque sou é adepto da McLaren. Mas vejo o acidente de forma diferente de si. Na primeira volta, numa situação igual mas na chicane seguinte, o Max fecha a porta ao Hamilton. O Hamilton tinha duas hipóteses. Ceder ou provocar a colisão. Neste caso o Hamilton optou por ir à escapatória e continuar em corrida.
      Quando o caso se inverteu, o Hamilton fecha a porta ao Max e o Neerlandês tem exactamente as mesma escolhas que o Hamilton teve na primeira volta. Ceder ou bater.
      Se o Max não força, estávamos agora a discutir se o Hamilton deveria ter sido penalizado ou não por não lhe dar espaço. Agora, o responsável pela colisão, na minha modéstia opinião, é do Verstappen.

      • Sr. Dr. HHister

        15 Setembro, 2021 at 20:06

        É a sua opinião.
        Na primeira volta acho que Max deveria ter dado espaço a Hamilton mas os pilotos não têm obrigação de se encolherem como Hamilton fez e podiam ter ficado logo ali. Se o fizerem é uma questão de reacção ou inteligência. O facto de Max poder ter sido mais prudente não lhe imputa responsabilidade por si só, até porque o mesmo argumento pode ser usado para Hamilton, que também poderia ter sido mais prudente e não ter fechado a porta, daí que… incidente de corrida. Se isto não é um incidente de corrida então não sei o que é!
        E como disse em cima, é a FIA que permite que os pilotos fechem a porta se estiverem à frente, sem se preocuparem com os adversários. Uma coisa é apertar o adversário, outra é provocar um acidente.
        Em Silverstone o culpado foi o Hamilton, era uma curva rápida e tem alguma lógica nesse sentido, mas a realidade é que quem está a defender, naquele caso Max, pôde atirar o carro para cima do outro sem ser penalizado e eu acho isso estúpido. Tem que haver respeito mútuo e respeito pelas consequências. Se têm um carro ao lado, não podem conduzir como se não estivesse ninguém em pista.

        • necax007

          15 Setembro, 2021 at 23:48

          O Hamilton não tinha obrigação de se encolher na primeira? Na F1, como campeonato de “open wheel” não pode haver (não deveria haver) contacto. Todos os pilotos que podem evitar o acidente e não o evitam, pelas regras, devem ser punidos.
          Repare que eu não ilibo o Hamilton. As regras dizem que se deve deixar espaço. Se ele fosse penalizado por isso eu não me queixava. Eu refiro-me a quem pode evitar o acidente. Naquela situação é o Max e ele não evita.
          Também me parece que a sua opinião (muito bem formada, digo já) e de muitos outros foristas é que por se dar liberdade ao pilotos para correr, permite-se também exageros. Isso é aceitável no WEC, NASCAR ou DTM. Na F1 não é (ou não deveria). Os pilotos podem arriscar, sabendo que se as coisas correrem mal ou provocarem acidentes, são responsabilizados por isso. Isto não torna a F1 um desporto de medricas ou para meninas. Os pilotos vão sempre lutar pela posição, independentemente se as regras apertam ou não. Mas talvez começássemos a ver menos contacto.
          Off-topic: tenho pena que lhe dêem votos negativos, quando demonstra e fundamenta a sua opinião. Dei mim leva positivo!

    • Frenando_Afondo™

      15 Setembro, 2021 at 20:16

      Toda a gente faz aquela manobra ali, a diferença é que quem vem atrás cede quando não tem espaço (tal como Pérez fez com Stroll na corrida sprint).

      Já N pilotos fizeram isto naquela chicane, acho piada que agora que houve um acidente já tem de ser culpa dos dois, quando sempre se culpou quem vem atrás por não ceder.

      Por exemplo, Alonso fez este tipo de cortes ao Hamilton na Hungria em todas as curvas que Hamilton estava com meio carro ao seu lado. Os fãs aplaudiram de pé o Espanhol ter feito aquilo e que foi uma grande luta justa e que cada um usou as armas que tinham. Hamilton cedeu em todas as curvas quando levou o corte para evitar o toque e uma possivel penalização, porque quem vem atrás é quem tem mais visão para evitar o acidente.
      Agora que foi Hamilton a estar na frente e usar essa mesma arma, já é culpa dele? Max tinha de ceder para evitar o toque ou ia levar uma penalização, sempre foi assim neste tipo de ações.

      Concordo numa coisa, não se deveria poder fechar para a curva como se fecha hoje em dia, deveria ser sempre obrigatório deixar o espaço, pelo menos quando está meio carro ao seu lado (quando está eixo dianteiro ao lado do eixo traseiro já não acho necessário). Agora meio carro? Sem dúvida, devia-se deixar espaço sempre, tanto quem vai à frente como quem vai atrás.

      Mas não é o que acontece actualmente assim que Hamilton fez a MAx aquilo que Max já lhe fez umas 5 vezes esta época. Assim que a culpa é mesmo de quem vem atrás por não ter cedido.

      • Sr. Dr. HHister

        15 Setembro, 2021 at 20:37

        Mas eu não disse que Max provou do próprio veneno?
        Independente de quem tem mais ou menos culpa, sempre disse que é para mim um incidente de corrida. Disse em Silverstone e em Monza.
        E sim, também concordo que os pilotos devem deixar espaço.
        Um problema da F1 moderna está na fraca visibilidade que os pilotos têm para o carro que vem atrás e isso deve ser melhorado. E se os pilotos tiverem um erro de julgamento, desde que se enquadre com um incidente de corrida, deve ficar por aí, a não ser que se torne recorrente e perigoso.

  4. asfalto

    15 Setembro, 2021 at 21:07

    Um duelo que não se via a muito tempo, mas que alguém quer acabar. Em Silvertone o Max estava por fora, fugiu o mais que pode do hamilton e mesmo assim foi mandado fora. Em Monza era o hamilton que estava por fora carros praticamente a par e o Max só perdeu o controlo porque foi forcado a subir o corretor. O Max não foi otimista, apenas achava que o hamilton lhe faria o mesmo, dar espaço.

  5. [email protected]

    16 Setembro, 2021 at 0:54

    Mas será que ninguém viu o Hamilton a se atravessar completamente a frente do Max ainda na recta logo a seguir ao traço contínuo? Porque é que o Hamilton, que saía da box, não deixou passar o Max que vinha numa volta lançada com outro carro a sua frente? No fundo foi aqui que começou o acidente com total responsabilidade do Hamilton.

    • [email protected]

      16 Setembro, 2021 at 9:25

      Depois de ler este comentário só tiro duas conclusões, ou não percebe nada disto, ou é um humorista nato, mas eu quero acreditar que é a segunda hipótese e obrigado por me ter dado a oportunidade de começar o dia a rir.

      • [email protected]

        16 Setembro, 2021 at 9:54

        Foi recíproco. Além disso já estou habituado a fazer parte das minorias e ver o que os outros não vêm ou não querem ver. Os portugueses são pródigos nisso, infelizmente em tudo. Contudo são muito bons no culto da mediocridade. Espero que o tenha feito rir novamente.

        • [email protected]

          16 Setembro, 2021 at 10:31

          Afinal não foi um momento de humor, você acredita mesmo no que escreveu!!! Então a situação é bem pior do que eu imaginava e você não tem mesmo a minima noção do que está a comentar, mas mesmo assim põe-se para aí a despejar disparates só porque sim, como tal eu não vou perder tempo a discutir um assunto com alguem que não tem a minima noção do que são corridas e F1 em particular e quando falo em corridas incluo motas tambem, porque este movimento aplica-se em corridas de motas também, mas como já deu para perceber você não sabe o que isso é, LOL

          P.S. Fica-lhe muito mal vir para aqui dizer mal dos Portugueses, não sei se já reparou que este sitio é Português e como tal é frequentado maioritariamente por Portugueses e como se prova pelo seu comentário, mediocridade é consigo mesmo.

  6. João Branquinho

    16 Setembro, 2021 at 10:41

    Independentemente , da culpa de A ou B , o Max ainda lhe falta estofo de campeão
    Marcar pontos regularmente , nao da para 25 da para 18 , nao da para 18 da para 15, assim se ganham campeonatos do mundo .

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1