Fórmula 1: Reação da FIA para proteger pilotos terá consequências para (algumas) equipas

Por a 17 Junho 2022 16:07

A FIA reagiu rápida e unilateralmente depois das queixas dos pilotos durante o GP do Azerbaijão sobre os efeitos nocivos do ‘porpoising’. A questão da segurança foi levantada e o órgão federativo decidiu “intervir após consulta aos seus médicos, no interesse da segurança dos pilotos”, receando que “a fadiga ou dor excessiva sentida por um piloto pode ter consequências significativas caso resulte numa perda de concentração”. Para além destes argumentos, pode ler-se no comunicado da FIA que existem “preocupações em relação ao impacto físico imediato sobre a saúde dos pilotos”, após várias queixas em Baku. 

Antes da tomada de posição por parte da FIA, as equipas não conseguiam chegar a uma decisão conjunta sobre a matéria (sendo necessário que 8 das 10 equipas votassem a favor de uma alteração regulamentar) e como tal o órgão que supervisiona o desporto automóvel decidiu agir e apresentar uma diretiva técnica. 

Segundo a publicação The Race, uma alteração ao regulamento técnico que entrou em vigor este ano, terá sido rejeitada pelas equipas ainda em 2021 quando se percebeu a altura ao solo demasiado baixa dos monolugares, e o efeito que poderia provocar. Alteração essa que poderia ajudar o problema do ‘porpoising’ que assistimos até agora. Por isso a FIA agiu unilateralmente. 

Recordamos que a Mercedes admitiu, através de James Vowles num vídeo da equipa no YouTube, ter levado ao extremo a afinação do seu monolugar e que foi isso que nessa ocasião levou os pilotos a um “desconforto significativo” e que isso não poderia acontecer novamente. 

Na falta de uma alteração ao regulamento técnico que coloque todas as equipas em pé de igualdade, as mudanças exigidas pela diretiva técnica vão incidir apenas sobre os monolugares que produzam níveis de oscilação que sejam prejudiciais à saúde dos pilotos, logo haverá quem seja beneficiado e quem se vá sentir prejudicado. Ainda não sabemos que equipas, mas no final do GP do Canadá devemos ter uma primeira imagem.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
É que nem é bom
É que nem é bom
1 ano atrás

A FIA fez o que era suposto fazer…

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

Este ano com as alterações a F1 não ganhou nada com isso… Pior para o piltotos, oerdeu-se perfomance , não vejo ganhos nas ultrpassagens, perdeu-se competitividade, interesse, emoção… Conclusão a FIA só fez borrada… No ano passo tinha mais equipas a lutar po pódios, agora tens a RBR a passear o objetiov principal da FIA deveria ser este ou então são fracos ou os dois, a Ferrari subiu mas não tem consfiabilidade nem estratégia, a Mercedes tem o carro mal nascido a MCL pensava se que ia subir afinal foi ao contrário, enfim perdeu o interesse todo daquia a nada… Ler mais »

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

Este ano com as alterações a F1 não ganhou nada com isso… Pior para o piltotos, oerdeu-se perfomance , não vejo ganhos nas ultrapassagens, perdeu-se competitividade, interesse, emoção… Conclusão a FIA só fez borrada… No ano passado tinha mais equipas a lutar pelos pódios, agora tens a RBR a passear o objetiov principal da FIA deveria ser este ou então são fracos ou os dois, a Ferrari subiu mas não tem consfiabilidade nem estratégia, a Mercedes tem o carro mal nascido a MCL pensava se que ia subir afinal foi ao contrário, enfim perdeu o interesse todo daquia a nada… Ler mais »

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

Este ano com as alterações a F1 não ganhou nada com isso… Pior para o piltotos, oerdeu-se perfomance , não vejo ganhos nas ultrapassagens, perdeu-se competitividade, interesse, emoção… Conclusão a FIA só fez borrada… No ano passado tinha mais equipas a lutar pelos pódios, agora tens a RBR a passear o objetiov principal da FIA deveria ser este ou então são fracos ou os dois, a Ferrari subiu mas não tem consfiabilidade nem estratégia, a Mercedes tem o carro mal nascido a MCL pensava se que ia subir afinal foi ao contrário, enfim perdeu o interesse todo daqui a nada… Ler mais »

chicanalysis
Reply to  iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

Que troll…

Pity
Pity
Reply to  iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

Não vejo necessidade de fazer três comentários a dizer o mesmo.

MLS
MLS
1 ano atrás

Bom trabalho Lulu!!
Parece-me que este fim de semana as dores nas costas vão ser maiores

letsme
1 ano atrás

Parece-me que os principais beneficiados são a Red Bull e o Max, já que a Ferrari, tal como outras equipas, terá que sacrificar performance para manter o carro sem porpoising. Infelizmente para o espetáculo, o campeonato pode ter ficado decidido.

chicanalysis
1 ano atrás

Acho difícil vermos alguma consequência da aplicação destas diretivas já neste fim de semana. Em primeiro lugar porque ainda não foram estabelecidos valores limite (que estão dependentes das propostas das equipas) e por outro lado porque será necessário dotar os carros de sensores adequados, a não ser que os que já existem já permitirem fazer o serviço. Próximo episódio : A mercedes começa a queixar-se que é muito difícil e oneroso o sistema proposto e começa a pressionar para que todos sejam obrigados a elevar os carros por igual. Se mesmo assim não conseguirem atingir os seus propósitos ainda acabam… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
1 ano atrás

na senda do passado …., MB = batota……

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Pouco decente estas histórias das mudanças a meio do campeonato. O marsouinage já exisitia nos testes de inverno e já afectavam os pilotos mas, a FIA só reagiu agora depois da palhaçada do Ham a sair do carro em Baku que mostrou a todo o mundo que o problema existirá. Portanto, essa lengalenga da “segurança” importa zero a essa FIA, não sejamos ingénuos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado