Fórmula 1: Pneus de 2022 mais precisos na mudança de direção

Por a 16 Julho 2021 12:31

Uma das características mais relevantes da Fórmula 1 em 2022 serão os novos pneus Pirelli de 18 polegadas, montados nos novos carros agora apresentados. É a dimensão da jante que muda, acrescentando cinco polegadas ao diâmetro que se mantém desde os anos 60; com pneus compactos, muito largos e com um flanco enorme, que se têm mantido a Fórmula 1 durante mais de meio século.

Agora é tempo de mudar para uma abordagem mais moderna. Com uma maior ênfase na proximidade tecnológica aos carros de estrada, bem como na estética, o novíssimo pneu tem a mesma largura de banda de rodagem (305 milímetros à frente e 405 milímetros atrás) mas um diâmetro total ligeiramente maior, que cresce de 660 milímetros para 720 milímetros. A mudança mais significativa é uma redução da parede lateral, que agora se assemelha à dos pneus Pirelli de baixo perfil, que durante anos foram a escolha preferida dos principais automóveis de estrada de alto desempenho em todo o mundo.

Este novo perfil irá alterar o comportamento dos carros na pista, tornando-os mais precisos quando mudam de direção. Dos testes realizados até agora – tanto em condições secas como molhadas – o feedback dos pilotos tem sido positivo e os novos pneus irão contribuir para corridas ainda mais competitivas, com carros menos sensíveis a turbulências aerodinâmicas, enquanto seguem uns atrás dos outros. O flanco inferior significa também que o pneu irá fletir menos, o que significa que terá menos impacto na aerodinâmica geral do automóvel. Tudo isto deve favorecer corridas mais equilibradas.

Os compostos para os pneus de 18 polegadas serão também completamente novos, para assegurar a máxima consistência e menos sobreaquecimento. Cinco graus de compostos estarão disponíveis para a Fórmula 1 de 2022, três dos quais serão escolhidos para cada fim-de-semana de corrida; tal como é o caso atualmente.

Ao passar de 13 polegadas para 18 polegadas, a Pirelli é o único fabricante de pneus que competiu na Fórmula 1 com todos os tamanhos de rodas que fizeram parte da história do Mundial.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado