Fórmula 1: o essencial dos números após os testes de pré-temporada

Por a 25 Fevereiro 2024 15:24

Terminados que estão os testes e a uma semana de arrancar a primeira corrida fique a conhecer o essencial do que fizeram as 10 equipas de Fórmula 1, em termos de números, quem foi o mais rápido e quem registou o maior número de voltas no teste de pré-época de 2024 no Bahrein. Quanto à Red Bull: Será que a hegemonia continua? Mercedes: De volta à luta pelo título? Ferrari: Finalmente o ano da Scuderia? McLaren: Uma nova esperança? Aston Martin: Consistência é a chave para o sucesso! Alpine: Aposta num novo conceito! AlphaTauri: Surpresa à vista? Alfa Romeo: Consolidando a posição no meio da grelha! Williams: Uma temporada de reconstrução! Haas: Foco em resolver os problemas de pneus!

Red Bull

Total de voltas – 391

Volta mais rápida – 1m 30,679s (Sergio Perez)

Talvez não seja surpreendente ver a atual campeã mundial Red Bull mais perto do topo da tabela de quilometragem. Apesar de uma breve interrupção causada por um princípio de incêndio nos travões e um possível problema com a potência do motor no segundo dia, Sergio Perez ainda conseguiu estabelecer a volta mais rápida da equipa no teste, com um tempo de 1m 30,679s. Max Verstappen também teve uma nota positiva após o final do último dia, mas a sua preocupação não foram as voltas rápidas, mas sim o ritmo de corrida.

Mercedes

Total de voltas – 361

Volta mais rápida – 1m 30,369s (George Russell)

A dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell, falou positivamente sobre o W15, com o carro a oferecer uma sensação de otimismo após um par de épocas difíceis com os seus antecessores. Hamilton afirmou que a equipa tinha ganho “muitas aprendizagens” durante os testes, algo que poderia fornecer uma “boa base” para construir e o que parece é que a equipas tem uma boa base para trabalhar, bem acima do mau carro que tiveram nos últimos dois anos, agora se isso vai ser suficiente para subir na ordem do campeonato é outra ‘música’, mas pelo menos melhores resultados que em 2023 deverá permitir.

Ferrari

Total de voltas – 416

Volta mais rápida – 1m 29,921s (Carlos Sainz)

A Ferrari parecia estar numa boa posição durante o teste de pré-temporada – a equipa não só registou a segunda melhor contagem de voltas, como também terminou o segundo e terceiro dias de ação no topo, com Carlos Sainz e Charles Leclerc a liderarem, respetivamente em dois dias distintos. O tempo de Sainz no Dia 2 provou ser a volta mais rápida de todo o teste, e os pilotos pareciam cautelosamente otimistas quanto à forma como a equipa tinha levado a cabo o seu programa, mas a velocidade numa só volta não tem sido o problema da Scuderia mas sim a forma como o carro tratava (mal) os pneus, pelo que se o trabalho a esse nível foi frutuoso, tanto melhor, mas isso é algo que só se vai perceber dentro de um semana.

McLaren

Total de voltas – 328

Volta mais rápida – 1m 31,030s (Oscar Piastri)

Ao contrário do difícil início de 2023, a McLaren teve um primeiro dia de ação muito mais forte no Bahrein desta vez. Houve alguns problemas durante os dias seguintes, com Lando Norris a perder tempo na quinta-feira devido a um problema no sistema de combustível, antes de ter a sua presença em pista na sexta-feira ser interrompida devido a um problema na embraiagem do MCL38. Embora haja trabalho a fazer, o estado de espírito da equipa parece ser positivo, e em termos de competitividade nada indica para já que as coisas estejam muito diferentes de como terminaram em 2023.

Aston Martin

Total de voltas – 379

Volta mais rápida – 1m 31,159s (Fernando Alonso)

A Aston Martin ‘empatou’ com a Kick Sauber num total de 379 voltas. A sua volta mais rápida ocorreu no terceiro e último dia de testes, cortesia de Fernando Alonso, enquanto a equipa procura manter uma maior consistência em 2024, após a queda de forma durante a campanha de 2023. O ano passado a equipa começou o ano muito bem, mas depois ‘foi-se abaixo’, voltando a recuperar na fase final da época, mas este ano parecem para já estar na exata mesma posição em que estavam no fim de 2023, na quinta posição, talvez até mais atrás em qualificação.

Alpine

Total de voltas – 334

Volta mais rápida – 1m 32,061s (Esteban Ocon)

A Alpine realizou a terceira menor contagem de voltas em todo o pelotão durante os três dias de testes, enquanto o seu tempo mais rápido foi fornecido por Esteban Ocon no segundo dia de ação. Com a equipa a optar por um conceito totalmente novo em 2024, estando por isso ainda está a aprender sobre o carro, mas ambos os pilotos elogiaram a sua fiabilidade durante o teste. Contudo as coisas não estão nada famosas, podendo até que o potencial do carro permita crescer muito durante a época, mas para já as coisas não estão nada promissoras, acreditando-se mesmo que a equipa vai começar 2024 pior do que estava em 2023.

RB

Total de voltas – 367

Volta mais rápida – 1m 30,775s (Yuki Tsunoda)

A RB chamou a atenção de muitos durante o teste, com a equipa a terminar cada dia entre os cinco primeiros e a registar uma boa contagem de voltas. Embora a equipa esteja potencialmente à espera de um início de época mais lento após as suas atualizações no final de 2023, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda parecem estar de bom humor após o seu desempenho no Bahrein. Estão mais rápidos em qualificação do que em corrida, mas isso é algo que se terá de confirmar para a semana.

Kick Sauber

Total de voltas – 379

Volta mais rápida – 1m 30,647s (Zhou Guanyu)

A Kick Sauber teve alguns problemas no início do último dia de testes, com a corrida de Valtteri Bottas a ser interrompida devido a um problema técnico. Apesar disso, a equipa ainda conseguiu registar uma boa quantidade de voltas, com Zhou Guanyu a fazer 85 e a estabelecer o terceiro melhor tempo do dia. Em ritmo de corrida parecem estar inclusivamente à frente da alpine mas em qualificação estão em oitavo.

Williams

Total de voltas – 299

Volta mais rápida – 1m 30.984s (Alex Albon)

Outra equipa que teve alguns problemas foi a Williams. Tendo optado por uma nova direção com o seu carro de 2024, a equipa enfrentou problemas na quarta-feira que reduziram a sua presença em pista. No entanto, Logan Sargeant e Alex Albon registaram mais voltas quando estiveram ao volante durante um dia inteiro na quinta e na sexta-feira, respetivamente, com Albon a estabelecer o seu tempo mais rápido no último dia de ação. O carro ficou pronto muito em cima do início dos testes, por isso a Williams é um caso a seguir em termos de competitividade pois estão claramente atrasados, mas não forçosamente, mal…

Haas

Total de Voltas – 441

Volta mais rápida – 1m 31,686s (Nico Hulkenberg)

Apesar de se encontrar frequentemente na metade inferior da tabela de tempos em cada dia no Bahrein, a Haas acumulou a maior quilometragem de todas as equipas. Embora a equipa tenha afirmado que não espera ter conseguido grandes ganhos na hierarquia para 2024, o seu principal objetivo tem sido resolver os problemas de degradação dos pneus que enfrentou no ano anterior. E isso pode valer-lhes aproveitar bem as oportunidades estratégicas nas corridas para subir na ordem, porque fazê-lo em performance será quase impossível.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado