Fórmula 1: Alteração na regra sobre Safety Car

Por a 19 Fevereiro 2022 18:45

A FIA clarificou a reformulação das regras do Safety Car, neste caso do fim desse período, nas corridas de Fórmula 1, na sequência das decisões controversas no último Grande Prémio de 2021 e que levou a outras alterações estruturais, como a substituição do diretor de corrida Michael Masi. 

Até ao final da época passada, o período de Safety Car (SC) chegava ao fim apenas quando o último carro atrasado passava o líder da corrida, isto depois de ser dado a ordem para os pilotos “retardatários” ultrapassarem o Safety Car. 

Após a revisão do regulamento, o período de SC termina após a mensagem “lapped cars may now overtake” (carros atrasados podem agora ultrapassar) seja enviada para todos os pilotos e como é óbvio, a pista deverá ser declarada segura pelo diretor de corrida antes deste processo começar.

A ideia que sustenta esta pequena alteração, que entra em vigor no primeiro GP do ano, é perder menos tempo de corrida com as ultrapassagens dos pilotos com voltas atrasadas. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
20 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Osmane
Osmane
2 anos atrás

Enfim… Admitindo os erros com reformulação de regras e substituição do diretor de provas. Campeonato 2021 está manchado pela invenção de regras!!! Isso é grave e deveriam cancelar aquela prova. Verstapen é merecedor e não foi ele quem errou, continuaria campeão por mais vitórias no ano!!! Mas aquela vitória não foi dele, foi uma invenção!!!

Last edited 2 anos atrás by Osmane Damianse
Patucho10
Patucho10
Reply to  Osmane
2 anos atrás

Cancelar a prova? Se houve regras violadas então passa a contar até a penúltima volta pois o erro foi nessa mesma volta, se alguma coisa se têm de cancelar era essa volta pois é a verdade desportiva que está em causa.
Se alguma prova devia ser cancelada era Spa- Francorchamps!

ri04071736
ri04071736
Reply to  Patucho10
2 anos atrás

Spa nao pode ser cancelado porque foi tudo feito dentro das regras… Deixa-te de ser idiota.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Osmane
2 anos atrás

Não. Não pode nem deve alterar nada. As penalizações têm de sair durante a corrida ou no imediato. Só os mais fanáticos é que entenderam a bronca, o público generalista teve o que queria. Um campeonato decidido na última volta. Agora é trabalhar para ter situações mais claras no futuro.
Como bem escreveste o Max é merecedor do título. Bola para a frente e que a FIA robusteça a sua equipa.

Nostradamus
Nostradamus
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

O publico generalista quería ter tido uma ultima volta que fosse,mas nao que para isso fosse necessário atropelar regras e falsificar o que mts por canais pagos,nao pagam com certeza pra vêr!!A corrida era DECISIVA,na pista foi claro e evidente,até para o Max que ele nao iría ser campeão de coisa nenhuma.Satisfazer o público começa por apresentar um produto CREDÍVÉL.E foi a pressão desse mesmo publico que obrigou a FIA a ter de escolher entre o “Diretor de entretenimento”,ou a seriedade que exige o nívél maximo da disciplina a motor.Esse tipo de”ultima volta”,o publico dispensa.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Nostradamus
2 anos atrás

Entendo mas discordo. Cumprimentos.

JP INAU
JP INAU
Reply to  Osmane
2 anos atrás

Meu caro a prova que devia ter sido cancelado, não foi esta, foi a Bélgica. Já agora, falta rever a situação de Silverstone, porque Hamilton fez “una cagadita”, e acabou por marcar 26 a 0.. Pelo menos em Monza foi 0 a 0.

917/30
2 anos atrás

Quanto menos tempo de SC melhor, as corridas são para correr e não para desfilar!

alfa
alfa
2 anos atrás

Qual é a vantagem de os retardatarios ultrapassarem???? Não era mais facil o Safety car sair e siga a corrida…..não era assim que estava a corrida antes de haver acidente…..é que se é por causa do tempo….nem se perdia tanto….mas ok.

Cágado1
Reply to  alfa
2 anos atrás

É uma questão de segurança. Os pilotos dobrados levariam bandeiras azuis para deixar os outros passar, logo a seguir ao SC sair. Teriam 3 curvas para abrandar e deixar passar. Haveria uma data de gente a abrandar e a passar, seria um situação potencialmente muito perigosa. A maior parte destas regras têm alguma razão para existir, mas não há regras perfeitas e tb têm inconvenientes. Outra solução seria ordenar os carros por n° de voltas e classificação, antes de soltar o SC, mas isso ainda seria provavelmente mais complexo. Por isso é que eu acho que com a tecnologia actual,… Ler mais »

alfa
alfa
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Mas nao se perdia menos tempo…..não entendo…..mas ok os tipos é que sabem….agora é por os motores a roncar…. e pe na tábua…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Tens razão. Imaginemos em Abu Dhabi, o SC sai, o LH e o Max a medir forças e todos o atrasados a ultrapassar-los. É um risco extra em termos de segurança.
Tavez seja dado mais protagonismo ao VSC como dizes.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  alfa
2 anos atrás

Por mim deviam passar pelas boxes e perder a posição logo após a entrada do safety car. Em corridas de sky nórdico os dobrados levam com o DNF.

mareuskadi
mareuskadi
2 anos atrás

Continuo a não perceber porque se pode mudar de pneus com o SC em pista. É das situações mais injustas visto que nem todos têm a mesma oportunidade para o fazer. Basta ver como o Verstappen, já sendo beneficiado pela entrada do SC que encurtou a distância que o Hamilton cavou, ainda conseguiu trocar de pneus duas vezes! Inacreditável como esta regra se mantém. Para mim o encurtar a distância já é um benefício enorme para quem vem atrás.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  mareuskadi
2 anos atrás

Só queres uma alteração de regras porque te faz jeito? Porque tocam nos carros nas bandeiras vermelhas? Na Indycar nem podem sair dos carros, quanto mais trocar pneus ou reparações.

filano
filano
2 anos atrás

Gostava que a FIA explicasse o audio entre Marko e o Masi … Explicar para quem Masi trabalha , fiquei confuso pelas ordens dadas o que implicou a vitória de Max , como é obvio… Penso que a Fia vai optar pelo silêncio e deixar a credibilidade pela desonestidade deste título quevrá ficar com a marca R não de registado mas de ROUBADO … Espero que este ano Hamilton venha forte e repare a injustiça que ficou escrita na história da F1 …

Patucho10
Patucho10
Reply to  filano
2 anos atrás

O problema é que a F1 na sua história tem algumas “MARCAS R ” a do Hamilton é para se juntar a lista!

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  filano
2 anos atrás

Porque o Massi ia roubar a Red Bull (como sempre) ao não mandar os carros dobrados ultrapassar. Se tivesse feito a obrigação dele, a Red Bull não lhe teria ligado, teria dado tempo dos carros desdobrarem-se e fazer uma volta de corrida sem polémicas.

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Porque não fazem o oposto, os dobrados param em pista e são ultrapassados pelos restantes (podiam ser forçados a entrar na linha de box), é rápido e mais justo.

Last edited 2 anos atrás by Não me chateies
garantia4
garantia4
2 anos atrás

Para além disso, a ver vamos qual é a imprensa que vai assinalar que a apresentação da Ferrari estava marcada desde janeiro para as 13:00h, e que o Sr. Presidente da FIA fez uma comunicação com vídeo às 13:10. em que ficamos a saber que entregou a cabeça do Masi numa bandeja de prata ao duetoToto-Lulu. Só por aqui, vemos o poder político que o Elkann-Bin8 (não) têm na F1… Curiosamente, no dia seguinte era a apresentação MB… . Ou seja, divulgar o vídeo do Pres. em simultâneo teria como efeito ficar ainda mais claro a associação da sua decisão… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado