FIA pode estar a considerar eliminar o teto orçamental da F1

Por a 7 Maio 2025 13:53

O presidente da FIA está a considerar a eliminação do teto orçamental da F1, uma decisão que se deve, aparentemente, às dificuldades de fiscalização que este tem acarretado para a FIA.

Recorde-se que o teto orçamental na Fórmula 1, implementado em 2021, tem sido visto de forma predominantemente positiva, embora não isento de críticas e desafios.

O principal objetivo do teto orçamental foi promover uma maior igualdade entre as equipas, impedindo que as mais ricas (como a Mercedes, Red Bull e Ferrari) gastassem excessivamente em relação às restantes, tornando a competição mais justa e sustentável.

A medida obrigou as equipas a serem mais eficientes na utilização dos seus recursos, estimulando a criatividade e o planeamento estratégico, além de valorizar o desporto como negócio e aumentar a viabilidade financeira.

O sistema de fiscalização foi considerado rigoroso e, após os ajustes iniciais, todas as equipas conseguiram adaptar-se aos limites.

No entanto, existem pontos negativos, pois o teto orçamental também dificulta a recuperação de equipas que começam o ano com um carro pouco competitivo, já que não podem investir livremente em grandes atualizações para reverter o cenário, tornando a evolução durante a temporada mais lenta e dispendiosa.

Existem críticas sobre o que deve, ou não, ser incluído no limite (por exemplo, os salários de pilotos e principais executivos ficam de fora), o que pode gerar lacunas e desigualdades.

Algumas equipas, especialmente as sediadas em países com um custo de vida mais elevado, como a Sauber na Suíça, sentem-se prejudicadas e pressionam por ajustes no regulamento.

No geral, o teto orçamental é considerado um avanço para a F1, trazendo mais equilíbrio e sustentabilidade, mas, pelos vistos, a FIA, que deve zelar pelo bem-estar financeiro da competição, pode alterar algo que está a funcionar… devido às dificuldades em o fiscalizar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
5 dias atrás

Tema repetido.

Leandro Marques
4 dias atrás

A FIA não deve zelar pelo bem estar financeiro da competição mas sim pela sua valia tecnológica de destaque entre outros desportos motorizados. Quem deve zelar pelos interesses económicos e a FOM.

Percebo o teto orçamental, foi importante para a competição e quase sou um defensor do mesmo. Mas que veio criar um nivelamento pela mediocridade e não por aqui que a F1 sempre foi – excelência e avanço tecnológico – penso que será consensual e não levanta dúvidas a ninguém que assim o foi.

Last edited 4 dias atrás by Leandro Marques
2020
2020
2 dias atrás

Excelente, acabem com isso, porque com “essa brincadeira” já houve quem ultrapassasse á larga o dito “teto” e os títulos foram á mesma atribuídos… Uma palhaçada além de que se evita alterações a regulamentos a meio da época…

Last edited 2 dias atrás by simiao jms
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado