F2: Pistolas elétricas para trocas de pneus, nova solução a caminho da F1?

Por a 13 Março 2023 16:28

A F2 costuma ser uma incubadora de soluções para a F1 e a soluções implementada este ano poderá ter repercussão na categoria principal. As equipas de F2 passaram este ano a usar pistolas elétricas para as trocas de pneus nas paragens nas boxes.

A principal razão por detrás da mudança é a segurança, embora os pontos positivos incluam vários outros benefícios principais. Maior sustentabilidade, maior fiabilidade e menor impacto financeiro nas equipas são todos fatores enormes que levaram a F2 a fazer a mudança.

“A razão número um por detrás desta mudança é tornar o pitlane muito mais limpo do que era antes e, ao fazê-lo, muito mais seguro”, explica Bruno Michel, CEO da Fórmula 2. “Se olharmos para todo o equipamento que as equipas costumavam ter no pitlane, havia garrafas de ar, os pórticos e tudo o que era necessário para as pistolas antigas. Agora, tornámos as coisas muito mais simples e muito mais seguras”.

O caminho para que esta evolução chegue à F1 não é imediato, pois estas pistolas não garantem a velocidade das pistolas hidráulicas.

“Um pitstop com pistolas elétricas em F2 será alguns décimos de segundo mais lento do que com pistolas pneumáticas, mas a consistência do pitstop é melhor com a elétrica” disse o Diretor Técnico da F2, Didier Perrin. “Com as pistolas pneumáticas, é possível fazer uma paragem mais rápida, mas é difícil fazer essa paragem rápida de cada vez. As novas pistolas são mais leves e fáceis de usar, o que torna os pitstop mais consistentes para as equipas”.

Se olharmos para a realidade da F1, não há vontade de abdicar da velocidade que as pistolas hidráulicas garantem, mas se o desenvolvimento das pistolas elétricas permitir performances semelhantes às hidráulicas, poderemos ver mudanças nas paragens nas boxes. A Haas não teve problemas em diminuir a sua pitwall para poupar 250 mil dólares por ano, só em custos de transporte. Se as equipas verificarem que as pistolas elétricas são tão competitivas, a logística fica muito mais facilitada. É um primeiro passo a seguir com atenção.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
1 ano atrás

Custos não é? Em vez de estarem cerca de 18 mecânicos á volta dos carros na box em plena prova, ponham 1 para cada roda, e coloquem hidráulicos nos carros como na Indy e sport protótipos!…
Tanta tecnologia, tanta bandalhice para favorecimento de alguém quando seria mais simples, barato e seguro.

#99
#99
1 ano atrás

Desde que não dem tiros para os pés, está tudo bem, é caso para se dizer.

RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

“O caminho para que esta evolução chegue à F1 não é imediato, pois estas pistolas não garantem a velocidade das pistolas hidráulicas.”
“Um pitstop com pistolas elétricas em F2 será alguns décimos de segundo mais lento do que com pistolas pneumáticas, mas a consistência do pitstop é melhor com a elétrica” disse o Diretor Técnico da F2, Didier Perrin.
Hidráulicas = Pneumáticas ???
Os técnicos dizem “pneumáticas” e o sr. Jornalista diz “hidráulicas”…
Isso é o mesmo que dizer:
Água = Ar !!!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado