F1, Zhou Guanyu: “Impacto no Roll Hoop foi maior do que o projetado”

Por a 7 Julho 2022 15:58

Zhou Guanyu falou do acidente que sofreu no arranque do GP da Grã Bretanha. O piloto chinês falou do que sentiu no acidente, o maior susto na sua curta carreira na F1 e que não teve consequências piores graças ao Halo, dispositivo que voltou a salvar vidas.

Zhou explicou que o Roll Hoop, (a parte superior do carro que permite proteger a cabeça do piloto, quando o carro se vira) falhou porque o impacto foi muito maior do que para o qual foi projetado e que foi o Halo que o salvou:

“A equipa ainda está a fazer uma investigação, mas penso que o primeiro impacto no Roll Hoop foi muito mais forte do que o que é exigido para o teste de segurança”, disse ele. “Foi algumas vezes mais forte do que os números reais que pretendemos. Portanto, isso criou provavelmente o problema que surgiu de imediato. “

Zhou explicou como viveu os momentos durante e após o acidente:

“Obviamente, quando a inversão aconteceu, a primeira coisa que estava a tentar fazer era tentar libertar as minhas mãos do volante”, disse ele. “Porque nunca se sabe, pode-se partir o pulso muito facilmente com um embate daqueles. Depois tentei segurar-me numa posição que fosse a mais segura possível, apenas à espera do último impacto. Não sabia onde estava, porque estava de cabeça para baixo. Senti que havia fugas. Não tinha a certeza se era do meu corpo, ou do carro. Por isso, tentei desligar o motor, porque o motor ainda estava ligado nessa altura. Porque eu sabia que se um incêndio começasse, seria difícil sair.”

“Um comissário estava a fazer conversa comigo. Ele estava a certificar-se de que eu estava consciente e que tudo estava bem, lembrando-me do que aconteceu. Por isso, lembrei-me de tudo, e senti-me bem. Tive de deslizar um pouco para fora. Não me tinha apercebido que estava entre as barreiras. Estava a pensar que estava ao lado das barreiras. Mas na verdade estava entre a barreira e as redes , não sei como sobrevivi. Mas depois, olhando para trás, vi obviamente que o Halo me salvou “.

“Já no domingo, assisti à corrida. Não me senti mal ao vê-la. Para mim, não foi uma preocupação. Obviamente, há alturas em que se precisa de um pouco de ajuda mental. Mas desta vez não sinto que seja necessário. Domingo à noite estava a enviar mensagens a todos os meus engenheiros a perguntar se o meu assento estava bem. Para os pilotos ter um assento confortável é muito importante, por isso não quero mudar nada. Mas tirando isso, estou muito contente por ter já uma corrida. Se tivesse a pausa de Verão logo a seguir, seria terrível porque estaria sob pressão a pensar nisso. É bom estar de novo em pista”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado