F1: Wolff contra o desenvolvimento de dois motores diferentes

Por a 25 Julho 2018 16:44

O debate em relação  às mudanças para 2021 continua, mas a vontade de mudança é cada vez menor. A simplificação dos motores para 2021, ideia imposta pela FIA, pretendia atrair mais  marcas, que poderiam estar com pouca vontade de apostar numa fórmula tão complexa quanto a actual, com uma unidade de recuperação de energia cinética e outra de energia térmica. A proposta para 2021 passava por retirar o MGU-H, aumentar o MGU-K, assim como o fluxo de combustível, para os motores poderem manter os mesmo níveis de potência e aumentarem o ruído, um dos aspectos mais criticados destes motores e continuarem com tecnologia relevante.

Os quatro construtores não mostraram grande entusiasmo quanto a essa mudança, afirmando que iria ser necessário um novo investimento avultado para criar as novas unidades motrizes, mas chegaram a um acordo para aceitarem as mudanças. O tempo foi passando e o interesses de outras marcas não passou disso mesmo o que enfraqueceu a posição da FIA. A Aston Martin e a Porsche, que seriam as mais interessadas, nunca mostraram mais do que vontade em participar. A Aston chegou mesmo a reconhecer que havia trabalho de investigação a ser desenvolvido nesse aspecto e rumores apontavam para um cenário idêntico no grupo VAG, no entanto, ainda não houve nenhum avanço e as equipas da F1 começam a pressionar os responsáveis da FIA para não mudarem as unidades motrizes, sob a premissa de que,  não faz sentido mudar se não há interessados e que a tecnologia actual agrada a quem já compete.

Toto Wolff tem sido uma das vozes mais activas e considera que o desenvolvimento de uma nova unidade motriz, ao mesmo tempo que se continua a desenvolver as unidades actuais não faz sentido:

“Deixamos bem claro nosso ponto de vista. Consideramos que o melhor para a F1 é não mudar muito. Deixem que seja assim, e as performances dos vários fornecedores irão convergir. Temos de ter em conta a questão do som e da economia de combustível. Talvez possamos ajustar esses parâmetros, como dar mais rotação aos motores, dar mais combustível, medidas que creio serem suficientes  para termos boas corridas “

O austríaco pediu para que se tome uma decisão assim que possível para as equipas definirem as estratégias mas considera que seria uma “loucura” se as equipas tivessem de desenvolver dois motores em paralelo.

Muitos questionaram e continuam a questionar a vontade de mudança da FIA. Se por um lado entende-se a vontade de simplificar e assim tornar a entrada de novas marcas mais fácil, a falta de interesse mostra que talvez não seja a complexidade dos motores o maior entrave. A tecnologia actual é interessante, relevante, e começa agora a atingir alguma convergência. Acabar com estes motores em 2021, seria acabar com eles quando estarão muito provavelmente “no ponto”, ao nível competitivo e quando os gastos começarão a diminuir.  Para as equipas que agora estão na F1 a ideia é outra e passa também por manter uma vantagem em relação ao outros possíveis adversários que possam chegar. Mas as simplificação de motores começa a fazer menos sentido e se forem tomadas medidas para aumentar o som, poderemos chegar a um ponto em que os motores agradam aos fãs e às equipas. Resta à FIA tomar uma decisão o mais rapidamente possível, mas sem a entrada de novas marcas, será dificil justificar uma possivel mudança.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado