F1: Wolff acredita em mudança da ordem actual em 2019
2019 irá ser marcado pela introdução dos novos regulamentos técnicos que obrigarão a alterações nos actuais monolugares. Os responsáveis da F1 decidiram alterar as asas dianteiras e traseiras, assim como os ductos de ar dos travões, com o objectivo principal de permitir que os carros possam correr mais próximos, sem que os efeitos do “ar sujo” sejam tão pronunciados.
No próximo ano veremos asas maiores (200 mm mais largas e 25 mm mais profundas) e mais simples com o objectivo de minimizar a criação de vóritces de ar, que são os responsáveis pelo ar sujo que sai dos carro e que afectam os perseguidores, levando a uma perda de apoio aerodinâmico e a assim a uma quebra na performance do carro, que origina maior desgaste nos pneus. A asa traseira também será mais profunda para aumentar a potência do DRS.
No fundo abre-se uma janela de novas oportunidades para os engenheiros. As regulamentações foram apresentadas e agora começa o jogo do gato e do rato, com as equipas a procurarem a melhor interpretação destas regras, sempre no limite da legalidade. E é aqui que poderá nascer uma alteração no grid. Neste momento a Mercedes, Ferrari e Red Bull dominam o panorama do grande circo (por esta ordem) mas as coisas podem mudar e Toto Wolff está ciente disso:
“O maior impacto em 2019 será a nova regulamentação aerodinâmica”, disse ele. “Isto vai mudar tudo de cabeça para baixo. Alguém pode encontrar uma brecha, uma inovação ou entender como os carros funcionam mais cedo do que outros. Há muitas variáveis nos regulamentos do ano que vem, e poderemos até ter equipas no topo que não estão no radar agora.”
Este tipo de alteração pode ser dar surpresas. O caso da Brawn GP que foi para a frente, depois da saída da Honda, pois a equipa sabia que podia ter um bom chassis para esse ano. Um carro que foi concluído de forma algo inesperada tinha uma vantagem sobre os adversários pois a Brawn conseguiu encontrar um truque no seu difusor que lhe deu ganhos imediatos, permitindo assim que tanto a equipa como Jenson Button ganhassem uma margem suficiente no inicio da época para se tornarem campeões.
Um simples truque na F1 pode fazer a diferença e mudar completamente o cenário. Todos têm essa noção e é por isso que os primeiros anos das novas regulamentações são sempre muito interessantes. Resta saber quem levará a melhor. Teoricamente as equipas com mais dinheiro têm mais recursos para testarem soluções, mas o engenho das equipas pequenas poderá ter uma palavra a dizer em 2019.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI




