F1: Williams em situação complicada 

Por a 10 Abril 2024 13:43

No final do Grande Prémio do Japão a Williams continua sem somar qualquer ponto, apesar da expectativa criada antes da temporada começar, tendo mais desafios para ultrapassar, uma vez que os acidentes consecutivos podem atrasar a introdução das atualizações e criando mais complicações a nível financeiro. 

Depois da Austrália, o fim de semana em que James Vowles apostou na possibilidade mais forte de Alexander Albon poder pontuar em vez de Logan Sargeant, que Dave Robson afirmou ser ainda cedo para equacionar a preparação da próxima temporada, tendo como objetivo a curto prazo o foco no desenvolvimento do FW46 deste ano. A equipa estava completamente concentrada em produzir e introduzir as atualizações no carro, tentando dar mais ferramentas a Albon e Sargeant, até porque, com as mudanças regulamentares para 2026, a equipa deverá ter pouco espaço para apresentar um carro muito diferente na próxima temporada. Como acontece com todas as equipas, o compromisso com o carro deste ano deverá manter-se para o próximo ano. 

Há dúvidas se a Williams pode direcionar seus esforços para a temporada de 2025 mais cedo do que o esperado, pensando já nas alterações regulamentares, semelhante à abordagem em 2023, um movimento que lhes permitiu atribuir recursos de forma eficaz e planear a atual temporada. No entanto, além de ainda não terem terminado dentro dos dez primeiros classificados nas provas até agora, o contratempo com a falta de um chassi sobressalente na Austrália levantou algumas questões sobre a preparação da época, realçadas com os dois acidentes sofridos por ambos os pilotos no Japão. 

Logan Sargeant viveu uma montanha-russa de emoções em Suzuka que terminou com um infeliz acidente. O piloto da Williams estava a ter um desempenho que não dava possibilidades a muitas críticas durante a corrida até que um erro na fase final. Isto depois do acidente no treino livre 1, que o impediu de poder ir para pista na sessão seguinte e pior ainda, obrigou ao trabalho extra de toda a equipa. 

Já Alexander Albon, que ficou com o chassi que era do seu companheiro de equipa até ao treino livre de abertura da prova australiana – por sua vez, Sargeant teve consigo o chassi reparado depois do acidente violento do tailandês em Melbourne – sofreu um toque na primeira volta na corrida de domingo passado, obrigando o envio daquele chassi para Grove. James Vowles mantém a esperança de que o chassi possa ser reparado, demonstrando a determinação da equipa em ultrapassar os desafios e garantir a participação de Albon nas próximas corridas, mas o impacto que isso pode ter na introdução das atualizações para o FW46. 

Será necessário produzir peças sobressalentes o mais rapidamente possível na fábrica, enquanto os novos componentes para desenvolver o carro poderão sofrer um atraso na sua introdução. Se a fábrica estiver a produzir peças sobressalentes para aumentar o stock, as mesmas linhas de fabricação não conseguem focar-se nas atualizações.

Ainda para mais, a equipa tem de preparar um chassi de reserva, que continua sem ter para poder substituir caso aconteça um novo incidente com qualquer um dos pilotos. 

Se o desempenho da Williams na atual temporada teria um papel fundamental na definição das decisões estratégicas dos responsáveis da equipa, agora há mais em que pensar, tendo que se fazer uma maior ‘ginástica’ em Grove. O que precisa agora a Williams é de uma série de fins de semana sem qualquer problema.

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Leandro Marques
Leandro Marques
22 dias atrás

“que lhes permitiu atribuir recursos de forma eficaz e planear a atual temporada” Foram atribuídos de forma eficaz?!?!? A sério que se ousa dizer isto depois do que se tem visto? Foi um planeanento da treta. Perdeu-se a oportunidade de saltar no ano passado nos contrutores (há gente que parece se esquecer que a F1 é sobretudo um campeonato de construtores, a classificação de pilotos é a classificação secundária) com o carro de Capito para se deddicar a ter um novo carro da responsabilidade inteira do ex-estrategista da ex-bar. Está a ser um carro fantástico, sem dúvida. Quase de um… Ler mais »

joaolima
joaolima
Reply to  Leandro Marques
22 dias atrás

Como é que a classificação dos pilotos é secundária se durante muitos e muitos anos chamava-se “Campeonato Mundial de Condutores” e, se começou em 1950, só em 1958 apareceu o campeonato de constructores, então apenas com o nome de Troféu?

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