F1, Testes, Dia 3: Kvyat fica com o melhor tempo

Por a 20 Fevereiro 2019 17:28

Foi preciso esperar pelos últimos minutos para termos um novo nome no topo da tabela de tempos. Daniil Kvyat fez o melhor registo do dia. Kimi Raikkonen destronou Vettel no final da sessão da manhã e manteve-se no topo da tabela até aos últimos minutos. Daniel Ricciardo ainda tentou chegar ao primeiro lugar e fez aquele que era na altura o segundo melhor tempo, mas para alegria da Honda, Toro Rosso e Red Bull, foi Kvyat a ficar com o melhor tempo, depois de mais um dia sem problemas de fiabilidade.

Já o mesmo não poderá dizer a Haas que provocou a mostragem de bandeiras vermelhas por três vezes. Pietro Fittipaldi ficou parado no meio da pista na sessão da manhã, tal Romain Grosjean logo no início da sessão da tarde e no final da mesma, encurtando os trabalhos do dia em cinco minutos.

Mas a fiabilidade tem sido palavra de ordem, com as equipas a acumularem uma quantidade tremenda de voltas. A McLaren demorou a aparecer em pista, mas depois de Sainz começar a rodar, nunca mais parou. Ainda assim, apanhou um valente susto quanto perdeu o controlo da traseira do carro na parte da manhã. Também foram visíveis pedaços de fibra de carbono a soltarem-se do monolugar laranja por duas ocasiões.

Ferrari voltou a mostrar bom andamento, especialmente nos stints longos, e assumem-se cada vez mais como a referência. Do lado da Mercedes, seja bluff ou não, parece haver alguma preocupação. Lewis Hamilton admitiu que esta época será ainda mais dura que as anteriores e Toto Wolff admitiu que a equipa está a ponderar o rumo do seu desenvolvimento e que poderá adoptar uma filosofia diferente, o que pode levar várias semanas a aplicar no monolugar. Até que ponto é bluff? Ninguém sabe, pois ninguém conhece o nível de combustível que as equipas têm usado. Para já não tem sido uma Mercedes muito diferente do habitual, a rodar com as borrachas mais duras e com muito combustível. O andamento não é arrasador mas não é esse o objectivo dos flechas de prata neste momento. Ainda é cedo para tirar conclusões.

Red Bull e Toro Rosso tem passado sem problemas por Barcelona, o que é um bom sinal para as unidades motrizes da Honda. Os chassis têm a qualidade que se esperava.

A Renault também tem feito os seu trabalho, mas é ainda difícil de avaliar a performance do carro, tal como na McLaren, cujo chassis foi elogiado por Lando Norris, que afirmou que era um claro passo em frente, embora com algumas lacunas a melhorar. A Racing Point tem estado discreta mas é também um hábito da equipa e como tal é ainda cedo para avaliar a performance geral.

Por fim, a história do dia: A Williams finalmente foi para a pista. Depois de falhar dois dias de testes a equipa conseguiu fazer o que foi o shakedown do carro. Uma situação difícil, que Claire Williams não teve problemas em rotular de embaraçosa. Paddy Lowe está no centro das atenções, a pressão no responsável técnico da equipa aumentou exponencialmente e se o carro não for minimamente competitivo, começa a colocar-se a hipótese da sua saída. Para já os únicos dados concretos são que a Williams começa novamente da pior forma e que está com uma desvantagem de dois dias em relação à concorrência, o que em F1 é muito.

Amanhã teremos a última sessão de testes desta semana.

Nº de voltas:

Raikkonen – 138

Kvyat – 137

Vettel – 134 

Verstappen – 104

Hamilton – 94

Sainz – 90

Bottas – 88

Ricciardo – 80

Grosjean – 69

Perez – 67

Hulkenberg – 63

Fittipaldi – 48

Russell – 23

Mercedes 495 voltas

Ferrari 460

Renault 375

AlfaRomeo 353

ToroRosso 346

RedBull 329

McLaren 313

RacingPoint 176

Haas 117

Williams 23

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado