F1, Testes, Dia 3: Kvyat fica com o melhor tempo
Foi preciso esperar pelos últimos minutos para termos um novo nome no topo da tabela de tempos. Daniil Kvyat fez o melhor registo do dia. Kimi Raikkonen destronou Vettel no final da sessão da manhã e manteve-se no topo da tabela até aos últimos minutos. Daniel Ricciardo ainda tentou chegar ao primeiro lugar e fez aquele que era na altura o segundo melhor tempo, mas para alegria da Honda, Toro Rosso e Red Bull, foi Kvyat a ficar com o melhor tempo, depois de mais um dia sem problemas de fiabilidade.
Já o mesmo não poderá dizer a Haas que provocou a mostragem de bandeiras vermelhas por três vezes. Pietro Fittipaldi ficou parado no meio da pista na sessão da manhã, tal Romain Grosjean logo no início da sessão da tarde e no final da mesma, encurtando os trabalhos do dia em cinco minutos.
Mas a fiabilidade tem sido palavra de ordem, com as equipas a acumularem uma quantidade tremenda de voltas. A McLaren demorou a aparecer em pista, mas depois de Sainz começar a rodar, nunca mais parou. Ainda assim, apanhou um valente susto quanto perdeu o controlo da traseira do carro na parte da manhã. Também foram visíveis pedaços de fibra de carbono a soltarem-se do monolugar laranja por duas ocasiões.
Ferrari voltou a mostrar bom andamento, especialmente nos stints longos, e assumem-se cada vez mais como a referência. Do lado da Mercedes, seja bluff ou não, parece haver alguma preocupação. Lewis Hamilton admitiu que esta época será ainda mais dura que as anteriores e Toto Wolff admitiu que a equipa está a ponderar o rumo do seu desenvolvimento e que poderá adoptar uma filosofia diferente, o que pode levar várias semanas a aplicar no monolugar. Até que ponto é bluff? Ninguém sabe, pois ninguém conhece o nível de combustível que as equipas têm usado. Para já não tem sido uma Mercedes muito diferente do habitual, a rodar com as borrachas mais duras e com muito combustível. O andamento não é arrasador mas não é esse o objectivo dos flechas de prata neste momento. Ainda é cedo para tirar conclusões.
Red Bull e Toro Rosso tem passado sem problemas por Barcelona, o que é um bom sinal para as unidades motrizes da Honda. Os chassis têm a qualidade que se esperava.
A Renault também tem feito os seu trabalho, mas é ainda difícil de avaliar a performance do carro, tal como na McLaren, cujo chassis foi elogiado por Lando Norris, que afirmou que era um claro passo em frente, embora com algumas lacunas a melhorar. A Racing Point tem estado discreta mas é também um hábito da equipa e como tal é ainda cedo para avaliar a performance geral.
Por fim, a história do dia: A Williams finalmente foi para a pista. Depois de falhar dois dias de testes a equipa conseguiu fazer o que foi o shakedown do carro. Uma situação difícil, que Claire Williams não teve problemas em rotular de embaraçosa. Paddy Lowe está no centro das atenções, a pressão no responsável técnico da equipa aumentou exponencialmente e se o carro não for minimamente competitivo, começa a colocar-se a hipótese da sua saída. Para já os únicos dados concretos são que a Williams começa novamente da pior forma e que está com uma desvantagem de dois dias em relação à concorrência, o que em F1 é muito.
Amanhã teremos a última sessão de testes desta semana.
Nº de voltas:
Raikkonen – 138
Kvyat – 137
Vettel – 134
Verstappen – 104
Hamilton – 94
Sainz – 90
Bottas – 88
Ricciardo – 80
Grosjean – 69
Perez – 67
Hulkenberg – 63
Fittipaldi – 48
Russell – 23
Mercedes 495 voltas
Ferrari 460
Renault 375
AlfaRomeo 353
ToroRosso 346
RedBull 329
McLaren 313
RacingPoint 176
Haas 117
Williams 23
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI