F1, Testes, Dia 4: Nico Hulkenberg o mais rápido da semana
Nico Hulkenberg colocou a Renault no topo da tabela de tempos, não só do dia de hoje, mas da semana, já que com um registo de 1m17.393s suplantou a marca ontem registada por Daniil Kvyat.
O primeiro sinal do bom andamento da Renault foi dado esta
manhã por Daniel Ricciardo, que colocou o seu Renault na frente, no final da
manhã, mas o seu colega alemão brilhou esta tarde.
Com os pneus mais macios da Pirelli, o C5, deixou Alex Albon
(Toro Rosso) a 0,244s. Curiosamente, apesar de rápidos, os Renault tiveram
alguns problemas, já que entre os dois, Ricciardo e Hulkenberg, rodaram apenas
58 voltas, o pior desempenho de todas as equipas presentes no dia de hoje.
Até a Williams andou mais…
Curiosamente, o registo de hoje de Alexander Albon, e o de
Daniil Kvyat, ontem, coloca a Toro Rosso com o segundo e terceiro melhores
tempos da semana de testes.
O quarto melhor tempo do dia de hoje foi realizado por Valtteri
Bottas, que substituiu Lewis Hamilton após o almoço. Apesar de terem rodado
menos que nos dias anteriores, hoje foi dia de desempenho, com o finlandês a
registar 1m17.8578s, o melhor tempo da Mercedes nestes quatro dias.
De manhã, Lewis Hamilton fez um pouco pior, 1m17.977s,
registo que no entanto, foi o melhor dos pneus C4.
Charles Leclerc foi sexto com o Ferrari, sendo que o seu
melhor tempo foi feito com o pneu C3, um composto mais duro do que o utilizado
por qualquer dos pilotos que hoje ficaram à sua frente.
Lando Norris foi sétimo, o McLaren MCL34 tem vindo a
melhorar gradualmente, mas as séries mais longas de voltas ainda são uma grande
incógnita. Um caso a ver mais ao pormenor…
Antonio Giovinazzi foi oitavo com o Alfa Romeo. O registo
não é muito rápido, mas a equipa tem mostrado uma grande consistência nas
séries longas de voltas, parecendo mesmo que, neste momento a Alfa Romeo é a
melhor equipa do segundo pelotão. Ainda é cedo para ter certezas, mas há essa
perceção. Curiosamente, foi o Alfa Romeo de Giovinazzi que ‘acabou’ com o dia
de hoje ao parar na pista já muito perto do final da sessão.
Os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen ficaram em
oitavo e nono, com o dinamarquês a voltar esta tarde ao cockpit depois de
resolvido um problema com o seu apoio de cabeça, facto que o tinha obrigado a
ceder o seu lugar a Pietro Fittipaldi.
Pierre Gasly foi décimo, mas isto num dia em que se preocupou
maioritariamente em realizar séries longas de voltas, e nesse aspeto esteve
muito bem, com o Red Bull/Honda a mostrar-se muito consistente.
A Racing Point ainda não se encontrou, Lance Stroll foi
apenas 12º mas pior do que isso a equipa não tem conseguido fazer muitas
voltas. Hoje foram apenas 78.
George Russell e Robert Kubica ficaram, naturalmente, na
cauda da tabela, com os seus melhores registos a 3.604s e 4.149s da frente, o
que deixa claro as dificuldades da equipa, que, ironicamente, hoje, andou mais
do que a Renault…
Filme do dia
O dia começou com temperaturas baixas e uma saída de pista de Lando Norris, a
baixa velocidade, devido à temperatura dos pneus. Foi a primeira bandeira
vermelha do dia, que depois disso decorreu sem grandes problemas.
Depois dos ensaios com os ‘aeroracks’ para avaliar os fluxos
de ar do carro, o ritmo dos monolugares começou a aumentar. Charles Leclerc
começou a dar nas vista mas a meio da manhã, Lewis Hamilton foi para a pista
para mostrar um pouco mais do que o W10 era capaz. O britânico chegou ao topo da
tabela mas Daniel Ricciardo demorou pouco a roubar a posição a Hamilton.
O destaque foi depois para Alex Albon que ficou com o melhor tempo no final da
sessão da manhã. Esse registo manteve-se até perto do fim do dia, altura em que
Nico Hulkenberg fez o melhor tempo do dia antes de enfrentar problemas no seu
carro que o obrigaram a parar no meio da pista. A interrupção foi curta e na
última hora tivemos mais tentativas de voltas rápidas.
Quem está melhor?
A Ferrari sai deste teste como a referência. O andamento foi muito bom,
especialmente nos stints longos, em que o novo carro da Scuderia mostrou
andamento e boa gestão de borrachas. A Mercedes esteve um pouco mais discreta
durante os quatro dias, mas por outro lado acumularam muitos quilómetros e
dados, como é habitual. A Ferrari diz que os germânicos estão a esconder o jogo
enquanto os flechas de prata defendem-se dizendo que os Ferrari estão mesmo
mais rápidos.
A Red Bull e a Toro Rosso acabaram com bons apontamentos,
sem problemas nas unidades motrizes da Honda e com andamentos interessantes.
Foi uma semana positiva para as duas equipas e os sorrisos
são cada vez maiores, embora a Toro Rosso pareça estar ligeiramente melhor do
que a Red Bull, em relação às expetativas criadas.
Renault e McLaren também acumularam muitos quilómetros mas
parecem estar ainda algo distantes ao nível do andamento, especialmente a
McLaren.
A Alfa Romeo tem um carro muito interessante, claramente parece que vai ser preciso
contar com eles este ano na luta pelo segundo pelotão.
Por outro lado, a Racing Point, ainda não deu nas vistas. A Haas teve uma
semana com muitos percalços e falhas, e a Williams apenas fez um dia e meio de
testes, e está por isso muito atrasada no desenvolvimento do carro.
As equipas vão agora analisar os dados e preparar tudo
para a próxima semana, em que os carros voltam a pista para mais quatro dias de
testes com o objetivo de preparar as primeiras provas do ano.
A Red Bull e a Toro Rosso acabaram com bons apontamentos, sem problemas nas unidades motrizes da Honda e com andamentos interessantes. Foi uma semana positiva para as duas equipas e os sorrisos são cada vez maiores, embora a Toro Rosso pareça estar ligeriamente melhor do que a Red Bull, em relação às expectativas criadas.
Renault e McLaren também acumularam muitos quilómetros mas parecem estar ainda algo distante ao nível do andamento, especialmente a McLaren. A Alfa Romeo tem um carro muito interessante e embora tenha estado algo discreta, é preciso contar com eles este ano. A Racing Point não deu nas vistas mas é um habito da equipa. A Haas teve uma semana com muitos percalços e falhas, e a Williams apenas fez um dia e meio de testes e está muito atrasada no desenvolvimento do carro.
As equipas vão agora analisar os dados e preparar tudo para a proxima semana, em que os carros voltam a pista para mais quatro dias de testes com o objectivo de preparar as primeiras provas do ano.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI