F1, Testes, Dia 4: Nico Hulkenberg o mais rápido da semana

Por a 21 Fevereiro 2019 17:57

Nico Hulkenberg colocou a Renault no topo da tabela de tempos, não só do dia de hoje, mas da semana, já que com um registo de 1m17.393s suplantou a marca ontem registada por Daniil Kvyat.

O primeiro sinal do bom andamento da Renault foi dado esta

manhã por Daniel Ricciardo, que colocou o seu Renault na frente, no final da

manhã, mas o seu colega alemão brilhou esta tarde.

Com os pneus mais macios da Pirelli, o C5, deixou Alex Albon

(Toro Rosso) a 0,244s. Curiosamente, apesar de rápidos, os Renault tiveram

alguns problemas, já que entre os dois, Ricciardo e Hulkenberg, rodaram apenas

58 voltas, o pior desempenho de todas as equipas presentes no dia de hoje.

Até a Williams andou mais…

Curiosamente, o registo de hoje de Alexander Albon, e o de

Daniil Kvyat, ontem, coloca a Toro Rosso com o segundo e terceiro melhores

tempos da semana de testes.

O quarto melhor tempo do dia de hoje foi realizado por Valtteri

Bottas, que substituiu Lewis Hamilton após o almoço. Apesar de terem rodado

menos que nos dias anteriores, hoje foi dia de desempenho, com o finlandês a

registar 1m17.8578s, o melhor tempo da Mercedes nestes quatro dias.

De manhã, Lewis Hamilton fez um pouco pior, 1m17.977s,

registo que no entanto, foi o melhor dos pneus C4.

Charles Leclerc foi sexto com o Ferrari, sendo que o seu

melhor tempo foi feito com o pneu C3, um composto mais duro do que o utilizado

por qualquer dos pilotos que hoje ficaram à sua frente.

Lando Norris foi sétimo, o McLaren MCL34 tem vindo a

melhorar gradualmente, mas as séries mais longas de voltas ainda são uma grande

incógnita. Um caso a ver mais ao pormenor…

Antonio Giovinazzi foi oitavo com o Alfa Romeo. O registo

não é muito rápido, mas a equipa tem mostrado uma grande consistência nas

séries longas de voltas, parecendo mesmo que, neste momento a Alfa Romeo é a

melhor equipa do segundo pelotão. Ainda é cedo para ter certezas, mas há essa

perceção. Curiosamente, foi o Alfa Romeo de Giovinazzi que ‘acabou’ com o dia

de hoje ao parar na pista já muito perto do final da sessão.

Os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen ficaram em

oitavo e nono, com o dinamarquês a voltar esta tarde ao cockpit depois de

resolvido um problema com o seu apoio de cabeça, facto que o tinha obrigado a

ceder o seu lugar a Pietro Fittipaldi.

Pierre Gasly foi décimo, mas isto num dia em que se preocupou

maioritariamente em realizar séries longas de voltas, e nesse aspeto esteve

muito bem, com o Red Bull/Honda a mostrar-se muito consistente.

A Racing Point ainda não se encontrou, Lance Stroll foi

apenas 12º mas pior do que isso a equipa não tem conseguido fazer muitas

voltas. Hoje foram apenas 78.

George Russell e Robert Kubica ficaram, naturalmente, na

cauda da tabela, com os seus melhores registos a 3.604s e 4.149s da frente, o

que deixa claro as dificuldades da equipa, que, ironicamente, hoje, andou mais

do que a Renault…

Filme do dia

O dia começou com temperaturas baixas e uma saída de pista de Lando Norris, a

baixa velocidade, devido à temperatura dos pneus. Foi a primeira bandeira

vermelha do dia, que depois disso decorreu sem grandes problemas.

Depois dos ensaios com os ‘aeroracks’ para avaliar os fluxos

de ar do carro, o ritmo dos monolugares começou a aumentar. Charles Leclerc

começou a dar nas vista mas a meio da manhã, Lewis Hamilton foi para a pista

para mostrar um pouco mais do que o W10 era capaz. O britânico chegou ao topo da

tabela mas Daniel Ricciardo demorou pouco a roubar a posição a Hamilton.

O destaque foi depois para Alex Albon que ficou com o melhor tempo no final da

sessão da manhã. Esse registo manteve-se até perto do fim do dia, altura em que

Nico Hulkenberg fez o melhor tempo do dia antes de enfrentar problemas no seu

carro que o obrigaram a parar no meio da pista. A interrupção foi curta e na

última hora tivemos mais tentativas de voltas rápidas.

Quem está melhor?

A Ferrari sai deste teste como a referência. O andamento foi muito bom,

especialmente nos stints longos, em que o novo carro da Scuderia mostrou

andamento e boa gestão de borrachas. A Mercedes esteve um pouco mais discreta

durante os quatro dias, mas por outro lado acumularam muitos quilómetros e

dados, como é habitual. A Ferrari diz que os germânicos estão a esconder o jogo

enquanto os flechas de prata defendem-se dizendo que os Ferrari estão mesmo

mais rápidos.

A Red Bull e a Toro Rosso acabaram com bons apontamentos,

sem problemas nas unidades motrizes da Honda e com andamentos interessantes.

Foi uma semana positiva para as duas equipas e os sorrisos

são cada vez maiores, embora a Toro Rosso pareça estar ligeiramente melhor do

que a Red Bull, em relação às expetativas criadas.

Renault e McLaren também acumularam muitos quilómetros mas

parecem estar ainda algo distantes ao nível do andamento, especialmente a

McLaren.

A Alfa Romeo tem um carro muito interessante, claramente parece que vai ser preciso

contar com eles este ano na luta pelo segundo pelotão.

Por outro lado, a Racing Point, ainda não deu nas vistas. A Haas teve uma

semana com muitos percalços e falhas, e a Williams apenas fez um dia e meio de

testes, e está por isso muito atrasada no desenvolvimento do carro.

As equipas vão agora analisar os dados e preparar tudo

para a próxima semana, em que os carros voltam a pista para mais quatro dias de

testes com o objetivo de preparar as primeiras provas do ano.

A Red Bull e a Toro Rosso acabaram com bons apontamentos, sem problemas nas unidades motrizes da Honda e com andamentos interessantes. Foi uma semana positiva para as duas equipas e os sorrisos são cada vez maiores, embora a Toro Rosso pareça estar ligeriamente melhor do que a Red Bull, em relação às expectativas criadas.

Renault e McLaren também acumularam muitos quilómetros mas parecem estar ainda algo distante ao nível do andamento, especialmente a McLaren. A Alfa Romeo tem um carro muito interessante e embora tenha estado algo discreta, é preciso contar com eles este ano. A Racing Point não deu nas vistas mas é um habito da equipa. A Haas teve uma semana com muitos percalços e falhas, e a Williams apenas fez um dia e meio de testes e está muito atrasada no desenvolvimento do carro.

As equipas vão agora analisar os dados e preparar tudo para a proxima semana, em que os carros voltam a pista para mais quatro dias de testes com o objectivo de preparar as primeiras provas do ano.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
38 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado