F1, Testes de Barcelona: Charles Leclerc foi o mais rápido do segundo dia

Por a 24 Fevereiro 2022 17:22

A Ferrari parece ter começado bem e Charles Leclerc foi o mais rápido no segundo dia de testes no Circuito da Catalunha.

Carlos Sainz foi o dono do primeiro lugar da tabela durante grande parte da manhã, mas Daniel Ricciardo destronou o piloto da Ferrari no final da sessão. A dez minutos do fim, o piloto da McLaren tratou de assinar o melhor registo da manhã (1.20:355), seguido de Sainz e Pierre Gasly que completaram o top 3.

A sessão foi decorrendo sem problemas até que a pouco mais de meia hora do fim, Sergio Pérez apareceu parado na pista, com o seu RB18 a deixar de colaborar. Aparentemente terão sido problemas na caixa de velocidade a anteciparem o fim dos trabalhos para o mexicano durante a manhã, que obrigou a uma interrupção que durou até as 11:45. A quinze minutos do fim, as bandeiras verdes regressaram à pista para as últimas voltas da manhã e foi nesta fase que Ricciardo tratou de fazer o melhor tempo.

Tempos da sessão da manhã:

Ricciardo, McLaren, 1m20.355s, C3 – 65 voltas

Sainz, Ferrari, 1m20.546s, C3 – 71 voltas

Gasly, AlphaTauri, 1m20.764s, C3 – 61 voltas

Albon, Williams, 1m21.531s, C3 – 47 voltas

Stroll, Aston Martin, 1m21.920s, C3 – 55 voltas

Schumacher, Haas, 1m21.949s, C3 – 66 voltas

Bottas, Alfa Romeo, 1m22.288s, C3 – 21 voltas

Pérez, Red Bull, 1m22.412s, C2 – 38 voltas

Hamilton, Mercedes, 1m22.562s, C2 – 40 voltas

Ocon, Alpine, 1m23.280s, C2 – 66 voltas

Durante a tarde, o tempo de Ricciardo manteve-se no topo da tabela durante algum tempo, isto quando os pilotos que iriam fazer o dia todo passaram a ter a companhia do “turno da tarde”, com George Russell, Sebastian Vettel, Nicholas Latifi, Nikita Mazepin, Guanyu Zhou e Charles Leclerc foram para a pista. Os três últimos merecem destaque pois Zhou fez a sua estreia nos testes, ele que ontem ficou a ver Bottas e Robert Kubica do lado de fora da pista. Leclerc tratou de fazer o melhor tempo a meio da sessão da tarde e de lá nunca mais saiu e Nikita Mazepin provocou a segunda bandeira vermelha do dia, com um problema na bomba de combustível a fazer para o Haas do piloto.

Leclerc assumiu a liderança da tabela a meio da tarde, mas Pierre Gasly mostrava vontade de o destronar, o que acabou por não acontecer. Não obstante, Gasly foi um dos destaques do dia, sendo um dos pilotos com mais voltas dadas ao traçado catalão. Gasly fez 146 voltas hoje e terá de perder mais algum tempo com o fisioterapeuta, pois o pescoço deverá estar a sentir o esforço, enquanto Ricciardo fez 126 e Esteban Ocon 121, os três pilotos que conseguiram ultrapassar a barreira da centena de voltas.

Tempos finais do segundo dia de testes:

  1. Leclerc, Ferrari, 1m19.689s, C3 – 78 laps
  2. Gasly, AlphaTauri, 1m19.918s, C4 – 146
  3. Ricciardo, McLaren, 1m20.288s, C4 – 126
  4. Russell, Mercedes, 1m20.537s, C3 – 65
  5. Sainz, Ferrari, 1m20.546s, C3 – 71
  6. Vettel, Aston Martin, 1m20.784s, C3 – 73
  7. Perez, Red Bull, 1m21.430s, C3 – 78
  8. Mazepin, Haas, 1m21.512s, C3 – 41
  9. Albon, Williams, 1m21.531s, C3 – 47
  10. Zhou, Alfa Romeo, 1m21.885s, C3 – 71
  11. Latifi, Williams, 1m21.894s, C3 – 61
  12. Stroll, Aston Martin, 1m21.920s, C3 – 55
  13. Schumacher, Haas, 1m21.949s, C3 – 66
  14. Ocon, Alpine, 1m22.164s, C3 – 124
  15. Bottas, Alfa Romeo, 1m22.288s, C3 – 21
  16. Hamilton, Mercedes, 1m22.562s, C2 – 40

Destaques

Um dos grandes destaques vai obviamente para a Ferrari que, para além de ter conseguido o melhor tempo do dia, voltou a ser das equipas que mais voltas deu. Assim, aliam-se ritmo e fiabilidade, numa conjugação que costuma dar certo. A McLaren voltou a estar bem e a Alpha Tauri mostrou bons apontamentos. A Red Bull, que provocou a primeira bandeira vermelha do dia, ficou muito tempo parada para verificar o problema de caixa que afetou Pérez, verificando também toda a transmissão. O mexicano acabou o dia com muitas voltas dadas, mas a equipa perdeu algum tempo em pista. A Alfa Romeo parece ter resolvido os problemas e depois de ontem ter feito apenas 32 voltas, hoje ficou perto da centena, apesar dos problemas que impediram Bottas de ir para a pista de manhã. Zhou teve uma tarde produtiva e fez 71 voltas. Também George Russell teve uma tarde com muitas voltas dadas, tal como Vettel e Mazepin ficou-se pelas 40 voltas com o problema na sua unidade motriz a retirar tempo em pista.

Outro dos destaques em pista foi o efeito oscilatório ou efeito “sobe e desce”, provocado pelo fundo plano. As equipas têm-se deparado com esta questão que está ligada à forma como os fundos dos carros criam downforce. É uma questão que vai dar dores de cabeça e que tem afetado todas as equipas.

Por fim, a crise na Ucrânia também se fez sentir no paddock da F1, com Sebastian Vettel a dizer abertamente que não irá ao GP da Rússia caso não seja cancelado. As equipas, a FIA e a FOM vão reunir hoje e tomar decisões quanto a essa questão.

Fica assim concluído o segundo dia de testes em Barcelona. Amanhã é o terceiro e último dia na pista catalã.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
kiotto_9
kiotto_9
2 anos atrás

Gui, preciso da tua analise, rapido 🙂
Eu agora tou na duvida quem tem o melhor carro, se a hass ou a alfa romeo

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

A Ferrari a demonstrar o potencial que ontem já o tinha demonstrado em pista, claramente este F1-75 é uma máquina vencedora, esta nova regulamentação é semelhante à de 2017 onde a Scuderia tinha terminado o ano anterior em 3º tal como em 2021 sem vitórias, atrás de Red Bull e Mercedes. Mas este ano as alterações regulamentares são muito maiores em termos aerodinãmicos, regras, comissários, introdução do VAR, combustiveis novos com 10% de etanol, muita coisa mudou, exceto a tendência e parcialidade da CS Inglesa e Portuguesa a 1 equipa e 1 piloto, Mercedes os 8x campeões mundiais record estabelecido… Ler mais »

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

“A Scuderia é a equipa mais popular e com mais adeptos à escala mundial, exceto em Portugal e Reino Unido, porque será hein?” discordo apenas quantoao facto da Ferrari não ser a Equipa com mais adeptos em Portugal, mais adeptos tem, não tem é uma C Social à altura da Mercedes, isso sim.
Cumps

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  Charutus GT
2 anos atrás

Não sei não, com a mentalidade portuguesa de apoiar sempre as equipas vencedoras e mais ricas como se vê no futebol e a CS ajuda à festa e amplificar esse fanatismo, pelos comentário neste fórum e sobretudo nas páginas de f1 nas redes sociais percebe-se que a equipa e piloto mais apoiados e falados são a Mercedes e o Lewis Hamilton, depois a vassalagem que se vê de muitos orgãos de CS que não se vê noutros países, mesmo no Reino Unido no futebol eles são muito mais imparciais, na F1 eles sempre foram e serão parciais pelos pilotos ingleses… Ler mais »

Bryan
Bryan
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Você é o rei das teoria da conspiração, parabéns. Você tem uma paranóia com os ingleses.

simr
simr
Reply to  Bryan
2 anos atrás

Só disse verdade!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado