F1, Testes de Barcelona: Red Bull termina o primeiro dia na frente

Por a 26 Fevereiro 2018 17:05

O cronómetro não é a ferramenta mais importante nesta fase da época e serve apenas para dar algumas referências, que não podem ser tidas como definitivas. Mas no final do primeiro dia de testes, foi o Red Bull de Daniel Ricciardo a terminar no topo da tabela de tempos, com a marca de 1:20:179, quase dois segundos abaixo do que foi feito no primeiro dia de testes do ano passado.

O dia começou com a Ferrari e a Renault a trocarem sucessivamente de lugares no topo da tabela, enquanto Fernando Alonso teve a prova que o seu McLaren não funciona da melhor maneira apenas com três rodas. Uma das rodas soltou-se na última curva do traçado espanhol e obrigou a equipa a reparações inesperadas, dado o aparato da saída de pista. O responsável da equipa não se mostrou preocupado e o MCL33 regressou ao asfalto ainda antes do final da sessão da manhã.

Durante a parte da tarde, a atividade em pista foi morna… fria mesmo, em todos os sentidos. A temperatura baixa da pista complicou a vida aos pilotos e engenheiros e o número de voltas feitas foi significativamente inferior ao verificado na parte da manhã. Red Bull e McLaren foram das poucas equipas a tentar várias vezes ir para a pista, mas sempre por breves períodos de tempo. E foi nessas saídas que a Red Bull conseguiu chegar às 100 voltas a única a chegar aos três dígitos neste dia.

A meia hora do final a Haas “fechou a loja”, seguida da Sauber e as restantes equipas não deram mais motivos de destaque.

No primeiro dia merece realce a boa prestação da Renault e da Red Bull, ambas com motores franceses. Os responsáveis da Red Bull já mostraram descontentamento (o que seria da F1 sem a Red Bull a reclamar com a Renault) quanto a filosofia conservadora que a Renault vai usar no início da época, dando primazia à fiabilidade em detrimento da performance. Os Bull´s acreditam que se assim for, a distância para a Mercedes e Ferrari será demasiado grande.

Outro dos destaques foi o dia imaculado da Toro Rosso, que fez 93 voltas, com o motor Honda. Franz Tost disse aos media que a equipa fez workshops para entender melhor a cultura japonesa para assim facilitar a comunicação entre os dois lados. Para já parece estar a resultar.

A Force India, a Sauber e a Haas foram as mais discretas do dia mas cumpriram sem problemas o programa estabelecido. A Force apresentou hoje o seu novo carro, mas ainda não revelou o novo nome, que se espera venha a publico ainda antes do primeiro Grande Prémio.  Outra das equipas que ficou a meio da tabela foi a Williams com Sirotkin a não ter muitas hipóteses de repetir o número de voltas que Stroll fez.

A McLaren teve um início de dia atribulado mas Alonso ainda puxou pela máquina e mostrou que o carro mantém as virtudes do ano passado. Para a Mercedes foi mais um dia de testes normal, com muitas voltas percorridas e sem grandes alaridos.

 

A Meteorologia não está a agradar aos engenheiros que pretendiam um pouco mais de calor, mas são esperadas temperaturas frias e frio para os próximos dias o que vai complicar a vida às equipas que estarão amanhã de regresso aos trabalhos em pista.

 

Resultados do dia de hoje:

1) Ricciardo, Red Bull, 103 voltas, Médios – 1:20.179;

2) Bottas, Mercedes, 58 voltas, Médios – 1:20.349;

3) Raikkonen, Ferrari, 80 voltas, Macios – 1:20.506;

4) Hulkenberg, Renault, – 73 voltas, Médios 1:20.547;

5) Alonso, McLaren, 49 voltas, Super-Macios  – 1.21.339;

6) Sainz, Renault, 26 voltas, Macios -1:22.168;

7) Hamilton, Mercedes, 25 voltas, Médios – 1:22.327;

8) Hartley, Toro Rosso, 93 voltas, Macios – 1:22.371;

9) Stroll, Williams, 46 voltas, Macios – 1:22.452;

10) Grosjean, Haas, 55 voltas, Macios – 1:22.578;

11) Ericsson, Sauber, 63 voltas, Macios – 1.23.408;

12) Mazepin, Force India, 22 voltas, Médios – 1:25.628;

13) Sirotkin, Williams, 21 voltas, Macios – 1:44.148;

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Como é que a Honda conseguiu completar 93 voltas!?!?!?!?!?!?

ernie
ernie
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

É de saudar essas 93 voltas sem qualquer problema, sendo assim o terceiro carro a percorrer maior distancia a seguir ao RB e ao Renault. Mas com 3 unidades para 21 corridas, vão ter que fazer muito melhor que isso. De qualquer das formas, é sem dúvida um bom indício.

chicanalysis
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Mantendo as quatro rodas no carro.

no-team
6 anos atrás

Não há conclusões a tirar após este primeiro dia, é normal que assim seja, só espero que o clima de Barcelona melhore um pouco para que possamos ter mais acção em pista durante os próximos dias. Provavelmente os mais felizes no paddock após o dia de hoje são os responsáveis da Mclaren e também da Honda. Nenhum deles descobriu se vai ou não ser competitivo, mas para quem teve arranques de época tão tumultuosos ao longo dos últimos anos, hoje finalmente começaram os testes com normalidade, um pouco menos pacífico para a Mclaren é verdade, mas ainda assim muito mais… Ler mais »

FormulaTwo+1
6 anos atrás

Arrancou a época! E contata-se que Fernando Alonso está mesmo super-macio!…

so23101706
so23101706
Reply to  FormulaTwo+1
6 anos atrás

Isso é que era bom! Já veio com as queixinhas habituais: https://www.motorsport.com/f1/news/alonso-believes-six-teams-in-big-trouble-1009267/

ayrton4ever
ayrton4ever
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Não foram queixinhas, ele apenas disse que há 6 equipas com problemas bem maiores do que a Mclaren…

*RPMS*™
Reply to  ayrton4ever
6 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!
No entanto, lamento informá-lo que está a gastar o seu latim com um calhau…
Cumprimentos

chicanalysis
Reply to  ayrton4ever
6 anos atrás

Pelo que li, ele disse que estavam seis equipas com as oficinas fechadas e os carros todos desmanchados, aflitas com problemas graves. Não percebo é como é que (com excepção da force india) todos ainda tiveram tempo para fazer mais voltas que ele.

*RPMS*™
Reply to  FormulaTwo+1
6 anos atrás

Arrancou a época! E “contata-se” que os pobres anti-Alonso já estão aí…

ernie
ernie
6 anos atrás

Obviamente que os principais contendores estão a esconder o jogo, e se mostrarem alguma coisa será no último dia, ou mais provavelmente só na próxima semana de testes, já que esta semana é apenas para acumular quilómetros e conhecer o carro, aproveitando é claro para perceber desde já os sinais negativos. De salientar o facto de não haver sequer problemas menores com nenhum dos propulsores nem sistemas hidráulicos e electrónicos, o que demonstra que os construtores procuraram evoluir mais no campo da robustez, sem inventar nada de radical para incremento de performance, o que fragilizaria o conjunto, numa altura em… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

A McLaren como é óbvio está a fazer bluff #vamossercampeões #melhoresqueosporting

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

A preposito, e convém não entrar no esquecimento, o som dos motores continua a mesma merd*! #queroosv10devolta

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado