F1, Sondagem: Dar menos informação aos pilotos pode ser solução?

Por a 6 Fevereiro 2022 10:30

A F1 entra numa nova era e são muitas as ideias a surgir sobre como melhorar o espetáculo. E uma ideia que já foi avançada várias vezes é a redução da informação que chega aos pilotos para que assim possam decidir por eles como fazer a suas corridas.

Muitas vezes vemos os pilotos a discutir com os engenheiros as estratégias de corrida e os tempos de entrada nas boxes. Já por várias vezes ficamos surpreendidos com a capacidade de Fernando Alonso, por exemplo, que é capaz de entender a corrida à sua volta e escolher as lutas certas para conseguir o melhor resultado. Não é fácil jogar xadrez a mais de 200km/h mas há alguns pilotos que são capazes. E se fizéssemos com que todos fossem obrigados a isso, diminuindo ao mínimo a informação dada ao piloto, ficando este apenas com os mostradores na pitwall, a cada volta, um pouco como acontecia no passado? Esta ideia já foi várias vezes referida e foi novamente repescada por Mark Hughes, num texto feito para a The Race.

“Em vez de serem instruídos pela pitwall, teriam de ser eles próprios a tomar as suas próprias decisões sobre como gerir as suas corridas”, escreveu Hughes. “Sem a visão geral ou os conhecimentos detalhados da pitwall, os pilotos não se aproximariam tão perto da forma ideal de correr a corrida”.

É uma ideia que faz sentido. Se queremos que os pilotos sejam os melhores do mundo, devem ser colocados à prova com diversos desafios e não “apenas” estarem focados na condução. Seria uma forma de baralhar as contas e de tornar as corridas mais imprevisíveis, abrindo caminho para resultados surpreendentes.

Link para o Vídeo AQUI

Mas, pessoalmente, considero que não é o caminho ideal. A estratégia é uma parte importante da corrida, com muito trabalho feito nos bastidores para encontrar a forma ideal de fazer a corrida. Sim, a menor informação introduziria mais variabilidade nos resultados, mas ao mesmo tempo retiraria uma componente importante da F1 que muitas vezes é esquecida. O jogo de equipa. O piloto é a face visível de um batalhão de homens e mulheres que trabalham com o objetivo de vencer. Mas há muito esforço feito do lado dos mecânicos, dos engenheiros, dos responsáveis das equipas para que tudo corra bem. Estar a minimizar esse contributo é desvalorizar esse trabalho. Claro que os estrategas das equipas encontrariam formas de dar a volta à situação e os famosos “Planos A, B e C” poderiam ganhar mais letras para fazer frente a situações durante a corrida. Mas não podemos esquecer momentos deliciosos como o que vimos em Barcelona no ano passado em que a Mercedes aplicou um golpe estratégico de génio. Essa decisão necessitou de muita ponderação e um piloto muito dificilmente poderia decidir da mesma forma. Entendo que devemos colocar os pilotos à prova e os mais inteligentes em pista devem ser premiados por isso, mas não acho que retirar uma das componentes mais interessantes da F1, que é o jogo de equipa feito pelos estrategas e pelos mecânicos, melhore o espetáculo. O que se pode e deve fazer é mostrar um pouco mais das comunicações entre equipa e piloto. Fazê-lo na dose certa é um desafio, mas poucos serão os que não consideram o vídeo da F1 sobre a Mercedes no GP da Espanha interessante. Mas esta é apenas a minha opinião. O leitor pode dar a sua, votando na sondagem abaixo indicada e dando a sua opinião na caixa de mensagens.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

“É uma ideia que faz sentido. Se queremos que os pilotos sejam os melhores do mundo, devem ser colocados à prova com diversos desafios e não “apenas” estarem focados na condução.” Mas o título de pilotos de F1 não é para premiar os melhores “condutores”? ou é para ser uma versão moderna dos “Jogos sem Fronteiras”? Este camininho apenas vai trazer efeito “caos” às corridas, os melhores “condutores” não têm nada a ganhar com isso… Eu quero que o “melhor piloto” vença… não fico entusiasmado em saber que um “sortudo” pode ganhar uma corrida… O caminho mais adequado seria criar… Ler mais »

917/30
2 anos atrás

Da minha parte as comunicações deviam ser apenas do piloto para a box. A box só devia poder dar info em caso de algum problema no carro, ou acidente na pista.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Impossível. Seria demasiado humilhante ficar irremediavelmente impossível de disfarçar a absoluta falta de inteligência em termos de estratégia de corrida do piloto dos 7 títulos de cartão, que, aliás, já faz parte do anedotário do automobilismo, muito embora o establishment faça enormes esforços para nos convencerem que está ao nível de um Jim Clark.

*RPMS*™
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado