F1: Sebastien Vettel enfrenta pior série de pódios desde 2008, com a Toro Rosso

Por a 25 Outubro 2016 12:41

Quando o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 arrancou na Austrália, Sebastian Vettel estava longe de imaginar que teria um ano tão difícil longe do pódio, em particular depois de ter celebrado três triunfos com a Ferrari e subido ao ‘palanque’ por 13 vezes em 2015

No início do ano, os italianos eram claramente a segunda equipa do pelotão, mais atrás da Merecdes do que o esperado, mas ainda assim à frente da Red Bull. Daí que Vettel tenha subido por cinco vezes ao pódio nas primeiras oito corridas do ano, fazendo-o na Austrália, China, Espanha, Canadá e Baku. Mas desde o GP da Europa ganho por Max Verstappen, e que contou com a desistência dos dois Mercedes, o alemão apenas repetiu a graça por uma vez, em Itália, o que se constitui como a pior série de pódios desde 2008, quando enfrentou a sua primeira temporada completa na Fórmula 1 com a Toro Rosso: um em dez corridas.

O sucesso obtido na Red Bull permite-lhe, ainda assim, apresentar uma média muito favorável, subindo ao pódio em 85 dos 175 Grandes Prémios em que participou, o que representa uma percentagem de 48,57%. Ou seja, em cada duas corridas, Vettel garante pelo menos uma subida ao pódio. E mesmo no total de corridas realizadas com a Ferrari (37), não se pode dizer que os 19 pódios obtidos sejam propriamente um fiasco. O problema é sempre a gestão das expectativas, e é aí que, com Arrivabene fortemente pressionado por Marchionne, as coisas começam a dar para o torto, num momento em que em Itália já se fala em saudades de Fernando Alonso

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
7 anos atrás

É uma crise a todos os níveis! Realmente, ainda não tinha “aprofundado” esta questão dos podiums, mas é uma questão muito pertinente e que merecerá análise mais detalhada no final da época… Bom trabalho AutoSport! Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Então no caso do Vettel já não se pode culpar o carro? É que em outros tempos era desculpa para tudo…

m42engine
m42engine
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Mas não era este o carro que durante todos os pré-testes estava tão bom como o W07 e em Melbourne só não tinha ganho por erro na tática? Não tinha sido o carro desenvolvido pelo Vettel e por isso era tão bom?
Ainda há quem acredite que os carros são desenvolvidos pelos pilotos…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  m42engine
7 anos atrás

No passado o monolugar era inferior até quando ganhava. Este ano já não pode ser inferior… É sempre um canhão e a culpa é toda do Vettel. E sim, na austrália podiam ter ganho a corrida e feito segundo lugar, tal era a vantagem até à entrada do safety car. Depois meteram os pés pelas mãos e tchau. E sim os pilotos têm alguma culpa no desenvolvimento do monolugar, basta juntar dois mais dois. O monolugar é feito para o estilo de pilotagem do piloto… Assim que o piloto tem de dar o seu input de como quer que o… Ler mais »

m42engine
m42engine
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Outros tentam por alguns pilotos na latrina a todo o custo.
O papel de um piloto no desenvolvimento de um carro é muito pequeno. O comportamento de um bom carro serve para todos os gostos, porque um bom carro consegue ser neutro e com o setup diverge para o ponto que o piloto deseja.
Mas é claro que todos os anos que o Vettel venceu na RB tinha o melhor monolugar…incluindo 2012! Mas disso, nem eu nem ninguém tem dúvidas! Nem mesmo o Vettel! Isso não faz dele um mau piloto!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Faz faz, segundo li por aqui nem era ele que conduzia o monolugar, Já noutras equipas, a performance era total culpa do piloto, o monolugar e a equipa estavam lá só para fazer número. E em 2012 o melhor monolugar foi o Mclaren, apenas a fiabilidade é que lixou tudo (hamilton teria ganho o título nesse ano não fosse isso). Mas como a fiabilidade também conta, sim, nesse aspecto o RB foi o melhor monolugar. Mas em velocidade o mclaren estava melhor no início do campeonato e lá mais para o final voltou a ser superior, até a mclaren voltar… Ler mais »

VarioR
VarioR
7 anos atrás

A verdade é que Vettel sempre que não tem um carro competitivo, não consegue ele próprio fazer a diferença.

Aconteceu isso no seu ultimo ano de Red Bull onde foi esmagado pelo Ricciardo e agora até o Kimi (que quanto a mim já está em fase descendente) o tem batido.

Parece-me que em termos psicológicos o Alemão tem muito trabalho a fazer.

Mas é apenas a minha opinião.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  VarioR
7 anos atrás

Eu creio que Vettel está a passar pelo mesmo que Hamilton passou de 2009 a 2013, quando teve baixões psicológicos e foi confrontado com certas realidades pela primeira vez. Porque se formos a ver, só a partir de 2014 é que Vettel começou a “perder” com regularidade. Até lá tinha sempre um monolugar competitivo que permitia lutar pelas vitórias. Por isso é normal que por agora esteja desnorteado. Já veremos é quando tiver de novo um monolugar competitivo (se tiver) e um companheiro de equipa forte, o que faz… Porque Hamilton já provou ser um campeão nesse sentido. Vettel ainda… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Ao menos o Hamilton ganhava corridas, aliás deve ser dos poucos (se não for o único) que desde que entrou na F1 ganha pelo menos 1 corrida por época. Já o Vettel ganhou 3 corridas nos últimos 3 anos… é muito pouco.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Nos últimos 3 anos, com o domínio Mercedes e em que a disparidade entre a primeira equipa e as outras é bem maior que nos anos de domínio RB (em que Ferrari, Mclaren e até a Mercedes estavam bem mais perto do que estão ferrari e RB da Mercedes actualmente) quantos pilotos ganharam corridas…? Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Vettel e Verstappen. 5 pilotos. Noutros tempos tivémos um ano em que nas primeiras 7 corridas tivémos 7 vencedores diferentes, isso evidencia bem o quanto as performances estavam mais equiparadas. Sim, o RB era o melhor monolugar a longo prazo, mas variava de… Ler mais »

pneu-quadrado
pneu-quadrado
7 anos atrás

Ele está numa fase má devido a nomes como kvyat bebé verstapen e arrivabene

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado