F1: Red Bull violou o limite orçamental e Aston Martin cometeu uma infração do procedimento

Por a 10 Outubro 2022 16:33

A FIA confirmou que a Red Bull violou o limite orçamental em 2021. No seguimento do adiamento na semana passada da publicação da análise das contas das equipas de F1, a FIA anunciou hoje os resultados.

Com a Red Bull verifica-se aquilo que se especulava antes do Grande Prémio de Singapura. A FIA confirmou que a Red Bull violou o limite orçamental, embora não tenha publicado por quanto, apenas que existiram “incumprimento de procedimentos e pequenos excessos de despesas”. As primeiras informações, ainda não confirmadas, dão conta que será um valor abaixo de dois milhões de dólares.

A FIA confirmou ainda que a Aston Martin cometeu uma infração no processo, que se relaciona principalmente com o preenchimento tardio ou impreciso de formulários.

Assim, a FIA “está atualmente a determinar a linha de ação apropriada a ser tomada ao abrigo dos Regulamentos Financeiros no que diz respeito a Aston Martin e Red Bull e serão comunicadas mais informações em conformidade com os Regulamentos”, mas a avança que “infrações dos procedimentos podem resultar em penalizações financeiras e/ou penalizações desportivas menores (em caso de fatores agravantes), conforme detalhado no Regulamento Financeiro”. O órgão federativo adiantou ainda que “excesso menores de despesas (<5% do limite orçamental) pode resultar em sanções financeiras e/ou pequenas penalizações desportivas”. No entanto, pode ainda ler-se no comunicado da federação internacional que esta “pode entrar, quando considerado apropriado, num acordo”, apenas nos casos das equipas que tenham cometido alguma infração no “procedimento ou pequenas violação de despesas”.

As penalizações para incumprimento de baixo valor do limite orçamental podem incluir uma repreensão, uma dedução de pontos de campeonato de construtores ou pilotos, exclusão de eventos, limitações de testes de aerodinâmica ou uma coima.

O comunicado da FIA faz ainda referência à apresentação tardia de ficheiros no ano passado pela Williams, que mereceu já uma coima à estrutura de Grove.

Entretanto, para a Aston Martin, juntamente com as outras oito equipas – Mercedes, Ferrari, McLaren, Alpine, AlphaTauri, Alfa Romeo, Williams e Haas – foram emitidos certificados de conformidade.

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GTONE
GTONE
1 ano atrás

Esqueçam, é tudo farinha do mesmo saco. Vai ser algo para Inglês ver. E assim se ganham Campeonatos para um bom par de anos…começou em 2021 com o de Pilotos. O resto será história.

jo22101626
jo22101626
1 ano atrás

O crime compensa. Para mim as penalizações deveriam ser severas e acho mesmo que o teto orçamental para as próximas épocas deveria ser cortado para 60% pois acho que só assim se aprenderia e mesmo assim continua a situação que o risco compensa pelo menos uma vez

chicanalysis
1 ano atrás

Toda a gente sabe que a FIA está recheada de incompetentes, por isso, a explicação mais lógica é que tenha sido FIA a fazer mal as contas. A RB é pura.

Pity
Pity
Reply to  chicanalysis
1 ano atrás

Merece o prémio de piada do dia.

Carripana
1 ano atrás

O gasto um pouco irrelevante deve-se aos carros danificados pelo Hamilton no GP de Inglaterra e ao acidente do Bottas no GP da Hungria.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Carripana
1 ano atrás

e Monza também… quando o Max pôs o “chão” do RB no “telhado” do MB…

MLS
MLS
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Esse foi a mais cara de todas, bem lembrado

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  Carripana
1 ano atrás

Enfim… Ontem ouvi a teoria que ultrapssaram o limite do orçamento por causa da alimentacao e da saude dos funcionarios.
A FIA diz que o limite é X, cada equipa tem de gerir da melhor maneira e ver como decorre a temporada.
Se concordo que as reparacoes e a alimentacao, a saude, certos ordenados deviam entrar no limite?! Não concordo, mas a regra tá feita assim, tem de ser cumprida.

RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

1ª nota… parece que há “comentadores” a faltar a este assunto…
2ª… a FIA não aprende… outra vez com a mesma actuação “nebulosa” como foi com o “super motor” da Ferrari… mesmo que o caso esteja claro, a actuação da FIA faz sempre parecer que não…

Kampux
Kampux
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Na questão da Ferrari, houve penalização em termos competitivos, visto que a Ferrari andou ano a ver “navios”.
devia acontecer o mesmo neste caso, cortar no orçamento do próximo ano, que em algum momento da próxima época ia ser notória a quebra de performance com a evolução das outras equipas

Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

Como não faz sentido penalizar os resultados pontuais de 2021 é necessário actuar nas capacidades orçamentais futuras.
Uma punição exemplar seria desclassificar as equipas do campeonato de constructores de 2022.

Last edited 1 ano atrás by Lagafe
strakarevo
1 ano atrás

Começa a fazer sentido, para a FIA dar pontos suficientes a Max no Japão. Nem Ele nem RB esperavam isso pelas reações. Enfim, o tempo dirá.

Lisboa
1 ano atrás

Havia um que adorava o cheiro do napalm pela manhã, eu adoro o cheiro da espuma da raiva pela manhã. LOL!!! A Ferrari venceu 7 campeonatos de construtores seguidos, cheios de malabarismos e ajudas da FIA, pois o binómio Schumi/Ferrari atraía muita gente à F1. Depois permitiu malabarismos à Renault em 2005 e 2006 que possibilitou a conquista dos campeonatos. Após isto, foi ajudar a Mercedes a destruir quase todos os recordes que haviam, pois novamente, o binómio Hamilton/Mercedes trazia muito reconhecimento, sobretudo nos USA, à F1. Foram lhe permitido, segundo as más línguas, ter mais cedo o conhecimento das… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Lisboa
Génesis
Génesis
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

Isto é que disparar em todas as direcções.

Lisboa
Reply to  Génesis
1 ano atrás

Não significa que não seja verdade e o problema é esse mesmo, o facto de ser verdade.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

Não… não é verdade … nunca houve uma sequência tão grande de “ajudas” sempre para o mesmo lado… nenhuma equipa teve o apoio que a RB obtem da FIA… e não são “pequenas ajudas”… é em “grande”…
Esta “protecção” à RB e ao Max só teve paralelo no “suporte” que a FIA deu à Williams/Damon Hill em 94 para tentar bater o Schumacher…

Génesis
Génesis
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

É a sua verdade e não a verdade factual.

*RPMS*™
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

Muitíssimo, mas muitíssimo mesmo bem escrito!

Cumprimentos

*RPMS*™
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

Só há um pequeno reparo: em 2006 a FIA tentou prejudicar a Renault alterando a meio do campeonato as regras acerca dos amortecedores.
O intuito era beneficiar a Ferrari para ver se Schumacher conseguia retirar-se campeão. Felizmente Alonso foi melhor e conseguiu contrariar essa injustiça!

Cumprimentos

gtman
gtman
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

Suposições, más interpretações….qualquer coisa serve para justificar o injustificável. Dinheiro é ganho de tempo por volta. A fórmula é simples; em projecto, desenvolvimento e fabrico, 1 000 000€ resulta no ganho dum segundo por volta em evoluções. Especulando que o excesso da RB foi só de 3%, cerca de 4 000 000€, que o processo não correu bem e só ganharam 2 seg dividindo pelas 2 épocas atingidas dá 1 seg/volta por época. Em qualquer das épocas fez uma enorme diferença em pontos. O que fez realmente a diferença na altura do domínio Ferrari ou MB foram enormes quantidades de… Ler mais »

jacinto-18
jacinto-18
1 ano atrás

Tudo virgens ofendidas. Mas quando as regras foram alteradas a meio do Campeonato, para tentar beneficiar uma tal equipa, poucos se manifestaram. A FIA é um clube de aldrabões onde está inserido um Português.

RedDevil
RedDevil
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

LOL… foram os mesmos “aldrabões” que ofereceram o campeonato de 21 à RB…

Génesis
Génesis
1 ano atrás

É simples, não cumpriu o orçamento de 2021 é desclassificado tanto a nivel de construtores como a nível de pilotos.
o crime não pode compensar.

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