F1: Red Bull violou o limite orçamental e Aston Martin cometeu uma infração do procedimento

Por a 10 Outubro 2022 16:33

A FIA confirmou que a Red Bull violou o limite orçamental em 2021. No seguimento do adiamento na semana passada da publicação da análise das contas das equipas de F1, a FIA anunciou hoje os resultados.

Com a Red Bull verifica-se aquilo que se especulava antes do Grande Prémio de Singapura. A FIA confirmou que a Red Bull violou o limite orçamental, embora não tenha publicado por quanto, apenas que existiram “incumprimento de procedimentos e pequenos excessos de despesas”. As primeiras informações, ainda não confirmadas, dão conta que será um valor abaixo de dois milhões de dólares.

A FIA confirmou ainda que a Aston Martin cometeu uma infração no processo, que se relaciona principalmente com o preenchimento tardio ou impreciso de formulários.

Assim, a FIA “está atualmente a determinar a linha de ação apropriada a ser tomada ao abrigo dos Regulamentos Financeiros no que diz respeito a Aston Martin e Red Bull e serão comunicadas mais informações em conformidade com os Regulamentos”, mas a avança que “infrações dos procedimentos podem resultar em penalizações financeiras e/ou penalizações desportivas menores (em caso de fatores agravantes), conforme detalhado no Regulamento Financeiro”. O órgão federativo adiantou ainda que “excesso menores de despesas (<5% do limite orçamental) pode resultar em sanções financeiras e/ou pequenas penalizações desportivas”. No entanto, pode ainda ler-se no comunicado da federação internacional que esta “pode entrar, quando considerado apropriado, num acordo”, apenas nos casos das equipas que tenham cometido alguma infração no “procedimento ou pequenas violação de despesas”.

As penalizações para incumprimento de baixo valor do limite orçamental podem incluir uma repreensão, uma dedução de pontos de campeonato de construtores ou pilotos, exclusão de eventos, limitações de testes de aerodinâmica ou uma coima.

O comunicado da FIA faz ainda referência à apresentação tardia de ficheiros no ano passado pela Williams, que mereceu já uma coima à estrutura de Grove.

Entretanto, para a Aston Martin, juntamente com as outras oito equipas – Mercedes, Ferrari, McLaren, Alpine, AlphaTauri, Alfa Romeo, Williams e Haas – foram emitidos certificados de conformidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
52 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kampux
Kampux
1 ano atrás

Penalização, no meu ponto de vista e o mais justo para quem está envolvido.
O valor ultrapassado perdiam no orçamento do próximo ano!
e talvez uma desclassificação no mundial de construtores. Certamente ficavam logo a saber que as regras são para cumprir.
O que irá acontecer, é mais um acordo secreto ou algo do género e o infrator sem beneficiado, ou seja, o crime compensa.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  Kampux
1 ano atrás

Disse uma grande verdade.
Eu acredito que apenas vá levar uma repreensão ou uma multa e fica tudo bem.
Eu nunca concordei com este limite de orçamento, mas já que existe tem de ser cumprido, e se alguem ultrapassa, nem que seja 1€ tem de levar penalização rigorosa. Na F1 cada euro gasto pode significar milesimos de segundos preciosos.

Last edited 1 ano atrás by kiotto_9
garantia4
garantia4
Reply to  Kampux
1 ano atrás

Com o devido respeito, mas achas que uma multazinha e uma palmadinha nas costas é uma punição e que os directores da RBR não estão neste momento a rir-se após tudo isto, a começar pela figura de otários que os adversários fizeram e acabando no pior, os prejuízos q não poderão ter sofrido?
E o nada tótó , que tem estado caladinho, o que irá exigir ele agora?
Vamos considerar legal o golo porque só estava 5 cm off-side?

FormulaTwo+1
Reply to  Kampux
1 ano atrás

Tem toda a razão! Mas em vez de no próximo ano diminuir expressivamente o teto orçamental das equipas que correram fora de regra, a FIFA, perdão, a FIA prepara- se para encaixar uma multa que vai para o seu próprio bolso!!! Ou seja, as outras equipas saem prejudicadas, mas a FIA ganha com o negócio!!! Está tudo dito..,

Pity
Pity
1 ano atrás

Se a infracção é “menor”, deviam descontar, no próximo ano, o dobro do valor excedido e reduzir, em proporção, o tempo de túnel de vento. Penso que seria uma penalização razoável, mas que deixava a mensagem de que o limite é mesmo para cumprir.

Scb
Scb
Reply to  Pity
1 ano atrás

Para primeira infração menor parece me justo.

Pity
Pity
Reply to  Scb
1 ano atrás

Ouvi agora uma muito boa: a Red Bull diz que o excedente foi com alimentação e despesas médicas!!!!!!!
Nem merece comentários.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Pity
1 ano atrás

Mas é uma comunicação oficial da Red Bull ou especulação de mais um órgão informativo? Mais uma vez digo o principal responsável pela situação está a ser a Fia que deveria ter sido clara na comunicação e não foi e assim vai dar azo a teorias e especulação.

Pity
Pity
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Não, não é oficial. Ouvi no site Ressaca F1, não sei a fonte deles, O sujeito que dá as notícias costuma ser bastante sério, agora a fonte dele é que não sei se estava a brincar, porque só pode ser gozo.

penalamegogmail-com
penalamegogmail-com
1 ano atrás

O castigo para o não cumprimento deveria ser redução dos pontos no mundial de construtores e respetivas redução do bolo do dinheiro que a equipa teria direito e também a redução do tempo disponível para desenvolvimento.
É que segundo já li passaram o limite em 1.7 milhões e isso é muito dinheiro para se desenvolver um determinada área.
Se ficar apenas pela multa, que é o que deve acontecer o teto orçamental está morto.
As outras equipas também o vão fazer porque o crime compensa.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  penalamegogmail-com
1 ano atrás

Esse valor é suficiente para pagar os estragos que o Bottas causou nos Red Bull durante a época passada.

garantia4
garantia4
Reply to  penalamegogmail-com
1 ano atrás

Precisamente. Uma simples multa é um convite para espezinhar os regulamentos e dar uma facada mortal na verdade desportiva, se é que achamos que isto ainda é desporto

NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

É uma facada na credibilidade do campeonato disputado na época passada, algo irreparável.
Não há uma saída limpa para isto, seja qual for a penalização, desportiva ou financeira.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Em suma, fizeram batota em toda a linha que os beneficiou em 2021 e os está a beneficiar agora em 2022.

Sobre penalizações não é difícil de ver que a FIA vai limitar-se a dar-lhes uma multa, uma palmadinha na mão e dizer “pronto, menino mau, não volte a fazer isso vá. Entretanto já que está aqui leve lá estas duas tacinhas que você ganhou com ilegalidades vá. Ah e não diga a ninguém, fica só entre nós.” hahahaha

Last edited 1 ano atrás by Frenando_Afondo™
LG MTB
LG MTB
1 ano atrás

Agora até que dá para entender os comentários do Horner ontem sobre a atribuição da totalidade dos pontos na corrida, pois sabia que o pior estaria para vir hoje e tentou amenizar com o comentário de ontem!
Gosto do espírito desportivo da RB, só não gosto que queiram sempre atirar areia para os olhos dos outros, pois o comentário dele ontem em nada tem a haver com a forma deles falarem/criticarem as regras, porque só se queixam se prejudicados e nunca o fazem quando beneficiados, exceção a de ontem!!

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  LG MTB
1 ano atrás

Red Bull? Espírito desportivo? Só para rir.

zanas
zanas
1 ano atrás

Red bull irradiada já, para todo o sempre

gtman
gtman
Reply to  zanas
1 ano atrás

Boa ideia. E a venda do espólio em praça pública (Vejo pelo menos 2 interessados….) reverte a favor da Ucrânia.

MC
MC
1 ano atrás

Afinal não era apenas especulação, a RB excedeu mesmo o teto orçamental em 2021. Isto basicamente significa que utilizaram meios financeiros não autorizados para desenvolver o carro, o que leva a concluir-se que a RB correu com carros ilegais. Isto é tanto mais grave atendendo a que o campeonato foi disputado taco a taco e, portanto, qualquer pequena vantagem no desenvolvimento teve um impacto direto em pista. Ora, quando um carro está ilegal qual deve ser a penalização? Pois, é a desclassificação…

MLS
MLS
1 ano atrás

Na minha opinião é grande amadorismo as penalizações não estarem já definidas nos regulamentos.
Vai-se estar a agora a medir as consequências de possíveis penalizações??
Se já estivesse definido era só aplicar os regulamentos sem mimimis.

Cágado1
Reply to  MLS
1 ano atrás

Totalmente de acordo.

Phil1971
Phil1971
Reply to  MLS
1 ano atrás

Totalmente de acordo.

FormulaTwo+1
Reply to  MLS
1 ano atrás

Não tenha ilusões. Não é amadorismo por parte da FIA. É mesmo intencional. Assim pode inventar as penalizações que mais lhe convém no momento… A bem do negócio!

Vagueante
Vagueante
Reply to  FormulaTwo+1
1 ano atrás

O MLS tem razão, mas infelizmente também tem, se não estão escritas as penalizações, é porque é intencional… o que em nada ajuda ao desporto.
O que muitas vezes deveria parecer simples, acaba nestas trapalhadas, independentemente das justificações que venham a dar, a sensação de todos é que algo não é claro.

MLS
MLS
1 ano atrás

E como já sabia a Mercedes e Ferrari que RedBull e Aston Martin ultrapassaram o limite?
Esta análise não é confidencial entre a equipa e a FIA?
Que mais informação supostamente confidencial será extraviada? Isto falando mais no geral, relativamente a todas a equipas.

Pity
Pity
Reply to  MLS
1 ano atrás

A Aston Martin não excedeu os limites, preencheu mal os documentos.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Pity
1 ano atrás

Pela notícia a interpretação pode ser outra. Que preencheu tardiamente e com informação imprecisa. Se era imprecisa que garantias existem que os números facultados são os corretos?

Pity
Pity
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Se a FIA considerou conforme, poderá ter sido, por exemplo, uma despesa contabilizada na coluna errada.

Vagueante
Vagueante
Reply to  MLS
1 ano atrás

A noticia partiu de um jornalista italianao, se a fonte foi dele, ou foi através dele que a Ferrari (apenas pro ser italiano…), passou a mensagem é a questão, depois naturalmente caso tenha sido a Ferrari (a MB faria o mesmo, suspeito), rapidamente se unem para fazer “barulho”.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado