F1: Red Bull quer apoio da Mercedes para grelhas invertidas

Por a 2 Junho 2020 11:30

O uso de grelhas invertidas está a ser muito falado e reúne o apoio da maioria das equipas. A Mercedes é a única que não gosta da ideia, mas a Red Bull apelou à equipa germânica para reconsiderar.

2020 será um ano atípico a vários níveis e é certamente o ano indicado para tentar novas soluções. Grandes males exigem grandes remédios e as duplas jornadas em alguns circuitos são consideradas ideais para tentar as grelhas invertidas, após corrida de qualificação, uma solução que a Mercedes não quer.

Christian Horner acredita que seria benéfico tentar, já que vê pouco valor em duas corridas idênticas no mesmo local, o que provavelmente resultaria num resultado semelhante:

“Eu acho que nunca teremos uma oportunidade melhor do que as corridas consecutivas que temos em locais como Áustria, Silverstone e potencialmente uma no final do ano”, disse ele à Autosport.com “O problema é que, se repetirmos o mesmo formato no mesmo local, o resultado provavelmente será muito semelhante. Acho que temos a oportunidade ideal para tentar algo diferente”.

“Vencemos o GP da Áustria nos últimos dois anos, por isso temos potencialmente algo a perder [como a Mercedes], principalmente naquele local. Eu acho que experimentar será positivo para a F1. Não vejo um apelo tão grande para ver uma reprise do mesmo evento uma semana depois. Se houver um formato diferente que o torne mais atraente será mais interessante e espero que a Mercedes apoie a ideia. No final do dia, é o mesmo desafio para todos os pilotos e todas as equipas. ”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

Basta uma diferença de temperatura duma semana para a outra, para o resultado ser diferente, ou uma escolha de pneus diferente, já que a temperatura, obviamente, não está nas mãos das equipas. Que tal fazerem uma corrida com macios e médios, e outra com médios e duros, ou macios e duros? Sabendo que há equipas que se dão melhor com um tipo de pneus e outras com outro, já teríamos um factor de imprevisibilidade bastante engraçado, sem se porem com experiências.

jem
jem
Reply to  Pity
3 anos atrás

Boa ideia. Dizer que provavelmente o resultado é igual, é quase uma desculpa esfarrapada para justificar alguma coisa; desde logo os pilotos (mesmo que a grelha fosse igual) iriam sempre tentar algo diferente para procurar um resultado melhor. Se a isso somarmos que não há duas partidas iguais, nunca o resultado seria o mesmo. Mais que nunca, acredito, as corridas vão ter uma assistência televisiva nunca vista. E toda a gente sabe que a realização televisiva privilegia os carros da frente. Não estou a ver uma realização virada para só transmitir o que só se passa na recuperação, e não… Ler mais »

can-am
can-am
3 anos atrás

Circo é no Circo !
Embora a F1 tenha toques disso há muito tempo !

jo16061702
jo16061702
3 anos atrás

Não concordo nada com esta ideia. É fantochada, é inventar por inventar na F1. Mas é curioso ver como se movimentam as equipas em relação a isto. A Mercedes além de ter a perder porque provavelmente é quem tem o melhor carro e será mais um “walk in the park” em condições normais, sabe que tanto a Ferrari como a Red Bill têm uma coisa que eles não têm apesar do andamento consistente do Hamilton: pilotos capazes de fazer monumentais corridas de recuperação a passar por dentro por fora e pelo meio aka Charles Leclerc e Max Verstappen

RedDevil
RedDevil
Reply to  jo16061702
3 anos atrás

o Hamilton também não se atrapalha com isso… a não ser que a Mercedes esteja a pensar contratar o Vettel…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  jo16061702
3 anos atrás

Ai o Hamilton agora deixou de saber ultrapassar? Lá porque ele agora é mais cauteloso, não significa que não seja agressivo quando tem de o ser. Ele já não é é demasiado agressivo em situações em que pode perder pontos importantes. Já Max e Charles são porque (até agora) não lutavam pelo mundial, assim que perder 3 ou 4 pontos numa luta, para eles é quase a mesma coisa. Para Hamilton podia valer um título. Já veremos a agressividade de Max e Charles, quando estiverem a três ou quatro corridas de um título, se fazem as mesmas manobras, ou se… Ler mais »

Cágado1
3 anos atrás

Só totalmente contra a ideia de corridas de qualificação com grelhas invertidas, mas neste caso apoio o Horner: se alguma vez se quiser testar esse formato, não há melhor que as jornadas duplas deste ano atípico. Se o resultado for um absurdo, de qq forma já toda a gente espera que este ano seja um bocado absurdo. É agora ou nunca! Eu prefiro nunca, mas se tem de ser, que seja agora.

RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Qualquer um na posição da Mercedes também era contra as grelhas invertidas… A RedBull em 2010-1013 também seria contra…

É uma ideia que poderia resultar em corridas bem mais animadas do que temos assistido nas ultimas 2 décadas, mas não vai mudar o domínio de quem tiver o melhor carro…
Seria engraçado ver uma corrida começar com o Max, o Leclerc e o Hamilton no fim da grelha … e com o Vettel na frente da grelha depois de ter feito um pião na 1ª corrida…

Pitão
Pitão
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

As grelhas invertidas, penso que se for como no WTCC, é só para as 10 primeiras posições, neste caso, as primeiras 5 linhas, dai para trás não fazerá sentido, acho eu…
E sendo assim, até podia tornar as coisas interessantes

fafc
fafc
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Realmente queria ver o Hamilton no fim da grelha a tirar toda a gente da corrida como fez ao Albon no Brasil. Era interessante ver a “calma” do menino de ouro da mercedes (quando não está em primeiro) em todas as qualificativas. Quanto à Red Bull duvido, a condução do Webber e do Vettel é mais versátil quando comparada com o Bottas e Hamilton. Os pilotos treinados na Red Bul são mais desenrascados, por isso mesmo é que o Verstappen não teria problema nenhum em começar no fim.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  fafc
3 anos atrás

“Realmente queria ver o Verstappen no fim da grelha a tirar toda a gente da corrida como fez ao Leclerc na Áustria ou o Kimi em Spa. Era interessante ver a “calma” do menino de ouro da RB.”

Corrigi a sua primeira frase. lol

fafc
fafc
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Uma coisa é estilo de condução agressivo, outra é ter mau perder. Seria bom por vezes colocá-lo nas mesmas condições que os restantes pilotos.

chicanalysis
Reply to  fafc
3 anos atrás

Webber?

9cilindrosopostos
9cilindrosopostos
3 anos atrás

Concordo q era uma boa altura para fazer diferente na segunda corrida… A preparação da corrida é tão esmifrada, analisada estudada, q fica muito pouco de fora, q possa alterar significamente a corrida… Não duvido q quem ganhar a primeira vai ganhar a segunda e até um pódio igual nas duas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Acho a ideia um pouco feita em cima do joelho e sendo a Mercedes a que está melhor, é lógico que não vão querer desperdiçar o trabalho todo que fizeram no carro com corridas em que começam sempre no fundo da grelha. Depois as duas corridas nunca vão ser iguais, porque de uma corria para outra há ajustes e mudanças que se podem fazer para corrigir erros da primeira corrida. Sem contar com possíveis toques, acidentes e problemas de fiabilidade que podem mudar o resultado final. Horner se estivesse na posição da Mercedes, não gostaria da ideia. Actualmente serve os… Ler mais »

chicanalysis
3 anos atrás

Como sempre, cada vez que surge a possibilidade de alguma coisa de diferente acontecer na F1, aqui as comadres ficam todas assanhadas.
Por vontade aqui dos velhos do restelo ainda andava tudo de quadriga.

McFamba
McFamba
3 anos atrás

Sabemos que não existem corridas iguais. Uma desculpa muito pobre. Nem a Indy considera tal coisa, e se os americanos gostam de mudar e dão prioridade ao espectáculo… Só falta colocarem uns chumbinhos nalguns carros…

Pity
Pity
Reply to  McFamba
3 anos atrás

Não lhes dê ideias.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado