F1: Red Bull antecipou o “porpoising”

Por a 2 Maio 2022 18:00

O Porpoising tem sido o problema nuclear de muitas das equipas da F1 nesta nova era. A resolução deste problema tem sido parte importante nestas primeiras corridas e há estruturas que estão melhor do que outras e a Red Bull foi uma das equipas que menos sentiu os efeitos das oscilações. E isso aconteceu graças à astúcia de Adrian Newey e da sua equipa que antecipou o que este efeito poderia provocar.

“Sabíamos que era um potencial problema. Com estes regulamentos, podia-se ver que essa era uma possibilidade, mas se se isso realmente poderia acontecer e como criar um modelo para replicar isso, era essa a dificuldade”, continuou a sua explicação. “Ao mesmo tempo, não encontrámos uma forma de o reproduzir corretamente nos nossos modelos. Em princípio, podia-se fazê-lo no túnel de vento”.

Newey não quis dizer como essa questão foi resolvida. Essa é a alma do negócio. Mas a verdade é que a visão e o génio de Newey permitiu novamente à Red Bull ficar em vantagem em relação à concorrência.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
1 ano atrás

Quando em 2006 o Dietrich afirmou que contratar o Andrew Newey era muito melhor que contratar o Schumacher, eu fui dos que pensou:

– “Deve ser deve”.

Passado 15 anos e com 5 títulos de piloto, 4 de construtores e com mais de 60 vitórias no bolso, podemos afirmar com TODA a certeza que o homem que construiu uma das MAIORES empresas e fortunas do mundo, entende mais da “pôda” que um mero fã português. Por alguma razão ele é bilionário e eu não.

Last edited 1 ano atrás by Lisboa
RedDevil
RedDevil
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

Já o Enzo pensava assim… se tiveres o melhor carro… os melhores pilotos vão querer conduzi-lo…
Essa ideia do piloto “afinador” e piloto “desenvolvedor” é um mito… nenhum piloto tem os conhecimentos necessários para se envolver nisso… o melhor que podem fazer é dar feedback “substancial”…

FormulaTwo+1
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

Plenamente de acordo! Adrian Newey é um engenheiro e um gestor de projecto absolutamente notável. Não é a primeira vez que o prova. Nem certamente será a última. E que não haja dúvidas – não se ganham corridas sem carros, e quem tiver um bom carro facilmente tem um bom piloto!

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

É um grande, mas tem a vida fácil na Red Bull, equipa que não tem adeptos. O Max e o Checo, sim, mas a marca, não. Caso contrário, em Melbourne teria havido um “suicídio em massa”.
Pondo de lado o quadriénio do Vettel, que segundo os especialistas ganhou porque tinha uma carro evidentemente ilegal, houve muitas ocasiões em que noutro lado não teria resistido às derrotas.

Honda Power
Honda Power
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Hahahaha a red bull não tem adeptos…

https://www.autosport.pt/formula1/f1/f1-max-verstappen-e-mclaren-sao-os-mais-populares/

Red Bull no segundo lugar, a seguir á McLaren. Fazem cada figura. 🤦‍♂️

garantia4
garantia4
Reply to  Honda Power
1 ano atrás

Hahahah Ou não fosse essa fantochada obra do grupinho Motorsport Network cujo líder, veja-se lá a coincidência, era e é (apesar de terem tido que apagar o seu nome) um tipo de nome Zak Brown
Mas se calhar tens razão, pelas vendas das latinhas nos supermercados devem ter muitos tifosi.

Honda Power
Honda Power
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Podes sempre apresentar outro estudo, que esteja mais de acordo com a tua certeza… ou é só a tua opinião pessoal?

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Honda Power
1 ano atrás

É raro mas acho que o garantia4 tem razão.
Respeito inquérito mas tenho as minhas reservas.
A relação F1/Ferrari é única por alguma razão. A Mclaren é outra equipa clássica que ganhou muito com uma estratégia de marketing alegre e aberta.
É bastante visível no México a febre “Red Bull” mas termina no dia em que ele saia e seja substituído por um piloto europeu.

Last edited 1 ano atrás by Lagafe
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Têm na equipa o engenheiro mais galardoado da F1. O único que trabalhou na era em que ainda se usou a tecnologia dos túneis Venturi. Em suma, construiu um grande carro com o qual vai ganhar mais um título de pilotos. (Sim porque aqui falaram que o piloto é só 10% da equação, né?).

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Já estás a chorar o campeonato do Verstappen quando ainda apenas fizeram quatro corridas e ele nem lidera o campeonato?
Que maneira tão triste de ver F1…

Cumprimentos

ri04071736
ri04071736
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Como eu posso bloquear esse Frenando?

Scirocco
Scirocco
Reply to  ri04071736
1 ano atrás

The one million dollar question 🙂

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

vou recordar-me dessa quando veja comentários anti-Hamilton.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Frenando_Afondo™
1 ano atrás

10%? Menos 1%. Qualquer piloto ordinário no lugar do Hamilton teria ganho 7 títulos.

Patucho10
Patucho10
1 ano atrás

Sem alguma dúvida que o Newey é um Ás na F1, ganhou títulos por todas as equipas que passou, desenhou carros sempre muitos rápidos, por vezes com alguns problemas de fiabilidade mas sempre carros muito avançados a nível aerodinâmico, por isso este carro da Red Bull não me surpreende, quando alguns o criticavam porque a Red Bull não conseguia chegar a Mercedes e Ferrari , o problema é que ele sabia perfeitamente que o motor Renault não dava o salto de potência para poder lutar de igual para igual com as mais rápidas, e toda a estrutura da Red Bull… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Patucho10
1 ano atrás

Ganhou muitos títulos, mas não ganhou por todo o lado por onde passou. Como a maioria tb teve um ‘escola primária’. Na F1 não ganhou nada nem na Fittipaldi, nem na MARCH/Leyton House.

Last edited 1 ano atrás by Cágado1
Génesis
Génesis
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Sim mas já na March os carros andavam muito, pena que estouravam.

anotheruser
1 ano atrás

Alteração de regulamentos aerodinâmicos: alguém esperava que Newey não estivesse no topo do seu jogo?!

Porpoising também acontece nos barcos. Newey integrou equipa Red Bull da Copa América de veleiros. Alguém esperava que ele não tivesse o know-how e contactos para resolver isso com meia dúzia de desenhos?

Cágado1
Reply to  anotheruser
1 ano atrás

Os barcos não usam efeito de venturi, que é neste caso a grande dor de cabeça. Sim, têm problemas com variação do efeito de sustentação, mas é sustentação positiva, num fluido completamente distinto. De qq forma, o Newey faz parte de uma geração que ainda trabalhou com os anteriores carros asa, que tinham o efeito venturi, pelo menos disso devia lembrar-se.

RedDevil
RedDevil
Reply to  anotheruser
1 ano atrás

O sr. sabe que a aerodinâmica de um veleiro é toda analizada pela teoria de escoamento incompressível (<0,3Mach)… e que o escoamento debaixo do fundo de um F1 é na sua generalidade escoamento compressível (entre 0.3 e 0.8 Mach)… e inclusivamente tem zonas de escoamento tran-sónico (entre 0.8 e 1.2 Mach)?
Não foram os veleiros nem os “contactos” que lhe resolveram o problema… nem é com desenhos … é o próprio Newey que resolve isso com a sua “cabecinha”…

anotheruser
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Talvez passar para os power-boats….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1