/formula1/f1/f1-ralf-schumacher-lewis-hamilton-e-tambem-responsavel-pelo-erro-estrategico-na-hungria/
F1, Ralf Schumacher: “Lewis Hamilton é também responsável pelo erro estratégico na Hungria” | AutoSport

F1, Ralf Schumacher: “Lewis Hamilton é também responsável pelo erro estratégico na Hungria”

Por a 3 Agosto 2021 17:30

Foi uma das cenas mais caricatas do fim de semana. Lewis Hamilton, sozinho na grelha de partida, enquanto os restantes carros entraram na via das boxes para trocar de pneus. Uma decisão que se revelou errada e que Ralf Schumacher considera ser também da responsabilidade de Lewis Hamilton.

Para ex-piloto e comentador de TV, embora Toto Wolff não tenha assumido o erro, é claro que a equipa errou e Hamilton é também um dos responsáveis:

“Hamilton e a Mercedes entregaram a vitória quando Hamilton foi o único que não fez uma paragem nas boxes e não mudou os pneus antes do reinício”, escreveu ele na sua coluna na Sky Sports F1. “Toto Wolff disse que apoiava a decisão, mas já está por perto há tempo suficiente e sabe que foi um erro. É preciso responsabilizar também Lewis. Ele deveria ter dito à sua equipa: “Tenho de entrar, a pista está demasiado seca”.

Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 meses atrás

Até porque, pelos vistos, segundo a informação que recolhi, só na volta de formação antes da PRIMEIRA partida é que o contacto entre engenheiro e piloto é proibido. Daí que foi um erro clamoroso da Mercedes e de Hamilton.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 meses atrás

Não sei se foi um erro assim tão clamoroso. Se Hamilton tivesse entrado, como a sua box era a primeira, iria ter de deixar passar toda a gente, antes de poder sair, e acabaria caindo para último ou muito próximo, na mesma.

Augustin
Augustin
Reply to  Pity
2 meses atrás

Mas Russel fez isso. Passou muita gente no pit lane nessa troca de pneus, e teve que devolver as posições tomadas, ou tomaria punição. Ou estou enganado?

Last edited 2 meses atrás by Augustin
Pity
Pity
Reply to  Augustin
2 meses atrás

O Russell tinha a vantagem da sua box ser a última, pelo que, ao sair, não teve de esperar para dar passagem. O problema, é que com isso, acabou por ultrapassar alguns carros antes da linha de meta, portanto, tecnicamente, antes das luzes se apagarem e a corrida começar. Nós não vimos isso, as câmaras estavam apontadas para a grelha.

Pity
Pity
Reply to  Pity
2 meses atrás

Rectificando: os carros estavam parados em fila, na via de boxes, à espera que o semáforo abrisse e Russell saiu da box e pôs-se na frente deles.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 meses atrás

Não acredito que fosse parar ao último lugar. Entre ficar em último e potencialmente ficar em último, eles escolheram ficar em último!

neno
neno
Reply to  Pity
2 meses atrás

Muito bem anotado. Não parece que foi este o motivo pelo qual não parou, mas certamente seria muito prejudicado. Se para em sua box por 2,5s (tempo médio para uma troca), teria de esperar passar todo o pelotão que vinha atrás e só então partir., e não creio que estivesse em algo muito melhor do que último

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  neno
2 meses atrás

Parece que sairia entre 6 e 10 de acordo com cálculos realizados. Foi mesmo um erro!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 meses atrás

Não, pelos cálculos realizados o “buraco” para ele sair seria entre o 6 e o 10 lugar.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  sr-dr-hhister
2 meses atrás

Mas então se ele podia estar em contacto com o pitwall, nesse momento a decisão é mais da equipa do que de Hamilton.

Ele claro que tem culpa, mas uma coisa é se não pode entrar nem comunicar com a equipa, então a culpa é totalmente dele, visto ser decisão dele ficar em pista. Mas se já se podiam comunicar na segunda volta de formação, então a culpa cai mais na equipa, visto que seriam eles a decidir o que fazer.

De qualquer maneira ganham e perdem juntos, faz parte. Têm mais é de aprender e fazer melhor prá próxima.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
2 meses atrás

Exacto. Eu disse Mercedes e Hamilton, por ordem de culpabilidade.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 meses atrás

Dizem que Hamilton também teve culpa no acidente de Bottas, por ter arrancado demasiado bem, que deveria ser considerado ilegal e darem-lhe uma corrida de suspensão.

Hamilton se arrancasse mal, Bottas não se sentiria tão mal e travaria no sítio certo, evitando-se o acidente na primeira curva.

Assim que a culpa é toda do Hamilton. Já telefonei ao Helmut Marko e ao Horner para meter o Albon a reproduzir isto no simulador. hahahaha

GAMBLERMAN77
GAMBLERMAN77
Reply to  Frenando_Afondo™
2 meses atrás

até que enfim vejo uma opinião sensata….tem o meu voto positivo.

Osmane
Osmane
2 meses atrás

O problema maior séria ele entrar para os boxes, os outros não entrarem e ainda começar a chover. Ele estava em primeiro na fila e não tinha como saber se os outros entrariam!!! Foi uma circunstância nunca vista e entendo que Hamilton fez o que tinha que fazer, tomou sua decisão e arcou com as consequências!!!

malhaxuxas
malhaxuxas
2 meses atrás

Qual o objectivo desta afirmação? Pretendem o quê? Mostrar que Hamilton também erra? Por acaso anda endeusado por excesso?
Assim de repente parece que é preciso fazer tiro ao Lewis. Anda tudo tão frustrado porquê? Será porque iremos ter um preto 8 vezes campeão do mundo? Isso coça?
Só pode!

VarioR
VarioR
2 meses atrás

O maior erro foi a box estar aberta, seria ridículo se o Hamilton tivesse entrado. Teríamos tido um arranque para o GP do pit lane.

garantia4
garantia4
2 meses atrás

Obviamente que também é responsável. Mas alguém alguma vez viu o (tão “odiado”) Schumacher fazer uma figura destas? E de acordo com a própria MB, teria saído entre o 6ª e o 9º. O que não lhe facilitava a vida porque, p.e., partindo desse 9º teria apanhado o alonso e com pneus não tão “velhos”, e vimos bem o fraco desempenho dele mesmo dispondo de um míssil, o que aliás até foi aproveitado pelo espanhol para o humilhar, então aquela da última curva foi gritante : https://www.youtube.com/watch?v=coauaiwHlvI Off topic: já passou a oportunidade para comentar directamente, mas recuperada a suspensão… Ler mais »

anotheruser
anotheruser
2 meses atrás

Só faltou ao Ralf dizer que não compreendia porque é que o Hamilton partindo sozinho conseguiu ficar em segundo.

Depois de saber o resultado toda a gente faria melhor.
E se tivesse ido até box e sido apanhado numa unsafe release ou numa colisão ou ficado no fim do pelotão a ter dificuldade em ultrapassar? Para que arriscar se o Verstappen tinha o carro naquele estado?
Hamilton é um lucky-boy, mas é preciso saber não abusar da sorte.
A dificuldade foi ter encontrado o Alonso: se não tivesse sucedido teria ganho e ninguém falava disto.

últimas F1
últimas Autosport
f1