/formula1/f1/f1-porque-hamilton-nao-foi-penalizado-pela-marcha-atras-porque-e-permitido/
F1, Porque Hamilton não foi penalizado pela marcha-atrás? Porque é permitido… | AutoSport

F1, Porque Hamilton não foi penalizado pela marcha-atrás? Porque é permitido…

Por a 19 Abril 2021 17:02

Muitos estranharam o facto de Lewis Hamilton ter feito marcha atrás na sequência da sua saída de pista na Tosa. A verdade é que não quebrou qualquer regra.
Hamilton saiu de pista quando fazia uma ultrapassagem demasiado otimista para o estado da pista e depois de dar um toque nas barreiras, passou algum tempo a ‘encontrar’ a marcha atrás.
Muitos acharam perigoso aquela marcha-atrás, alguns ter-se-ão lembrado de quando Nigel Mansell recebeu a bandeira negra por ter invertido a marcha no pitlane depois de ter passado o seu lugar nas boxes, para uma troca de pneus no GP de Portugal de 1989. Ainda hoje os F1 não podem fazer marcha atrás e andar no pitlane.
Só o podem fazer empurrados.
Mas quanto a um carro em pista, não há nada nos regulamentos que impeça os monolugares de fazer marcha-atrás. O simples facto da marcha atrás existir é precisamente para a utilizar, se necessário, o que Hamilton fez.
Tem é de fazê-lo de forma segura.
Nesses momentos, o diretor de corrida, Michael Masi, ouviu as trocas de mensagens via rádio entre a equipa e o piloto e concluiu que tudo foi feito foi correto.
Hamilton foi aconselhado quanto ao tráfego, pelo que recuou em segurança. Basicamente, recuar para reentrar em pista será sempre analisado caso a caso. E o que Hamilton fez foi considerado correto.

Subscribe
Notify of
36 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
22 dias atrás

Se fosse um Mazepin ou semelhante levaria pancada grossa certamente.
As leis da F1,são como as outras…muito flexíveis,consoante o dono !

Scb
Scb
22 dias atrás

Achei estranha a manobra mas ninguém barafustou. O AS veio agora, e bem esclarecer.
O ser analisado caso a caso é que lixa tudo, porque como em tudo na vida, as decisões não são iguais para todos, mesmo que não haja essa intenção (pensa-se sempre 2 vezes antes de fazer algo contra alguém mais mediático).
PS: O gajo do peugeot 106 ainda não percebeu que essa zona está com bandeiras amarelas, e o LW está praticamente parado encostado ao lado direito da pista? Bandeiras amarelas ok?

peudreot106rallye
peudreot106rallye
Reply to  Scb
22 dias atrás

Tem toda a razão quanto ao efeito Halo, sim, mas o Mercedes estar parado só numa foto ou na pausa do video. o ACDME diz-nos nos briefings que as bandeiras amarelas não são só para proibir ultrapassagens, também são para abrandar, não que vem uma arma mortal em marcha atrás na nossa direção, mortal para pode perder o carro no mesmo sitio e mortal para quem está a fazer a manobra, claro, como o o caro SCB sabe, dentro do carro, sempre que vemos as bandeiras amarelas numa corrida, queremos é perder o menor tempo possivel. Em todo o caso,… Ler mais »

Fernando Tilles
Fernando Tilles
22 dias atrás

Primeiro que na minha modesta opinião, este Masi não tem capacidade para ocupar o cargo que ocupa, não tem pulso e vai ao sabor das ondas. Segundo que; não tenho mais acesso a todas as regras da corrida, mas me lembro muito bem de ter lido há anos atrás que a marcha a ré era permitida desde que “fora dos limites da pista” ou seja, era expressamente proibido dar marcha a ré “em pista”… se mudou, gostaria de saber; pois na minha opinião o Hamilton tinha de ser desclassificado sim.

91730
91730
22 dias atrás

Eu não acho muita piada ao LH mas dizer que ele fez alguma coisa errada aqui é ser APENAS HATER, no fundo não são diferentes dos que dizem que o LH faz SEMPRE tudo bem e até mesmo que o despiste do LH foi por culpa do GR…

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
22 dias atrás

Hamilton não fez nada de errado, porque é permitido, mas na minha opinião estas manobras, voltar para a pista em marcha atrás, bandeiras amarelas ou não, nunca deviam ser permitidas no regulamento. Seja Hamilton ou Mazepin ou seja quem for, não devia ser permitido.

Depois de ver o onboard do Vettel, não tenho dúvidas. É até o dia que der para o torto e haja um grande acidente.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
22 dias atrás

Mas está malta que tanto defendem o Hamilton lembram se que o Bianchi também tinha bandeiras amarelas também??

GetInThe8Lewis
GetInThe8Lewis
Reply to  Fast Turtle
22 dias atrás

e verdade, só que para infelicidade do bianchi havia um trator no meio da gravilha e numa zona rápida mesmo com chuva, onde o hamilton saiu podiam estar la 4 ou 5 carros que ninguém se magoava simplesmente porque sai de uma chicane e 50 metros a seguir tem um gancho, alias se não fosse assim o hamilton não teria parado ali garantidamente, já no caso do bianchi o trator tava a tirar um carro completamente enfaixado na barreira de pneus, vinha devagarinho, e ele ia pelo mesmo caminho se não fosse o infeliz timing do despiste. virem aqui falar… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  GetInThe8Lewis
21 dias atrás

Quando se é cego é não se quer ver a verdade, arranjam desculpas que parecem cem por cento verdadeiras mas que no fundo nem sentido têm.

Na era da luta rosberg Hamilton quando o Hamilton estava a frente até se queixava do safety car que não fazia sentido. Mas se fosse atrás já chorava que devia haver safety car.

Mas bora por palas nos olhos e ajoelhar ao Deus Hamilton.

GetInThe8Lewis
GetInThe8Lewis
Reply to  Fast Turtle
21 dias atrás

pois blablabla pum pum pum e o resto é a bola do costume.
esse comentário disse tudo tenha um bom dia e bons sonhos a noite !

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  GetInThe8Lewis
21 dias atrás

Mas alguém algum dia ia pensar que aquilo ia acontecer ao bianchi??

Quantas situações daquelas não houve onde não houve problemas.

E preciso haver acidentes feios e evitáveis para abrir mos os olhos e depois andar mos a correr a apelar pela segurança?

Claro que os travões nunca avariam,os haas então nunca tiveram esse tipo de problemas.

GetInThe8Lewis
GetInThe8Lewis
Reply to  Fast Turtle
21 dias atrás

o problema que tas a comparar com uma situação que e incomparável 1 pela zona de pista uma rápida e outra lenta e depois porque na altura o sc não saia para a pista quando entrava um trator para remover um carro, era abrandar no sector de bandeira amarela e pronto, infelizmente foi preciso acontecer aquilo para se mudarem as regras. que aches que o hamilton devia ser penalizado e uma coisa agora misturar assuntos e que não ate porque são pistas diferentes curvas diferentes e ate o estado do piso era diferente, na altura bem mais molhado. imagina que… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  GetInThe8Lewis
21 dias atrás

Mas algum dia seria penalizado? Mas tu vês as corridas sequer? Quantos situações iguaizinhas o Hamilton safa se e outros lixam se. Mas aquela zona é assim tão lento como falas? Estás a falar de imola ou do Mónaco? Volto a dizer. É preciso haver coisas feias para se andar a correr a mexer pela segurança. No ano passado também nunca ninguém se espetou onde o Grosjean se queimou. Vai lá agora ver como tá. Anda se uma vida a fazer asneira e não se passa nada e quando se passa já se anda a correr e foi fruto das… Ler mais »

samC
samC
21 dias atrás

São tantos os comentários sobre os mais diversos acontecimentos ou evidencias que ocorrem durante uma época inteira, mas ninguém diz aquilo que REALMENTE irá resolver a origem destes, vamos chamar confronto de opiniões sobre o LH. Sejamos haters ou apaixonados pelo Hamilton, todos sabemos que só quando ele “pendurar as Bottas” ou “arrumar o volante” se preferirem, é que iremos ter competição a sério. Esta é a patologia inerente sempre existe vencedores em algum desporto durante demasiado tempo, o que começa a aborrecer e os responsáveis pela narrativa da “novela” não arranjam mise en scene para tornar coisa interessante sem… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x