F1, Porque Hamilton não foi penalizado pela marcha-atrás? Porque é permitido…
Muitos estranharam o facto de Lewis Hamilton ter feito marcha atrás na sequência da sua saída de pista na Tosa. A verdade é que não quebrou qualquer regra.
Hamilton saiu de pista quando fazia uma ultrapassagem demasiado otimista para o estado da pista e depois de dar um toque nas barreiras, passou algum tempo a ‘encontrar’ a marcha atrás.
Muitos acharam perigoso aquela marcha-atrás, alguns ter-se-ão lembrado de quando Nigel Mansell recebeu a bandeira negra por ter invertido a marcha no pitlane depois de ter passado o seu lugar nas boxes, para uma troca de pneus no GP de Portugal de 1989. Ainda hoje os F1 não podem fazer marcha atrás e andar no pitlane.
Só o podem fazer empurrados.
Mas quanto a um carro em pista, não há nada nos regulamentos que impeça os monolugares de fazer marcha-atrás. O simples facto da marcha atrás existir é precisamente para a utilizar, se necessário, o que Hamilton fez.
Tem é de fazê-lo de forma segura.
Nesses momentos, o diretor de corrida, Michael Masi, ouviu as trocas de mensagens via rádio entre a equipa e o piloto e concluiu que tudo foi feito foi correto.
Hamilton foi aconselhado quanto ao tráfego, pelo que recuou em segurança. Basicamente, recuar para reentrar em pista será sempre analisado caso a caso. E o que Hamilton fez foi considerado correto.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Entrou em pista e moveu-se em sentido contrário ao devido, de marcha atrás ou com a frente virada para o sentido contrário da pista é a mesma coisa.
o unico sitio onde nao é permitido é no pitlane, e apenas se for com propulsão própria. Eu sei que dá trabalho ler os regulamentos, mas pelo menos deixavam de escrever tanta asneira.
Experimente fazer na auto-estrada e depois diga que não estava em contra mão.
Mas ele estava numa auto-estrada? Agora vale tudo desde que penalizem Hamitlon é isso?
Parabéns. Deve ter ser a justificação mais idiota que vimos no ultimo ano aqui no Autosport. Ou talvez a pior de sempre.
José Luís Abreu, um piloto fazer marcha-atrás num via de fuga não lhe parece perigoso? Não se recorda do Bianchi? — E não viola nenhuma norma? Então e o standard, a cláusula geral do 27.3 do regulamento , vamos fazer tábua-rasa? Should a car leave the track the driver may re-join, however, this may only be done when it is safe to do so and without gaining any lasting advantage. At the absolute discretion of the race director a driver may be given the opportunity to give back the whole of any advantage he gained by leaving the track Ainda… Ler mais »
Qual foi a parte que não entendeste que através das mensagens de rádio a direção de corrida percebeu que Hamilton voltou à pista de forma segura?
Podes citar todos os regulamentos que quiseres, se eles o fizeram de forma segura estás apenas a tentar deturpar a questão para que sirva a tua narrativa.
https://streamable.com/r90ovr o radio engana , a tv não , a não ser que a direção de corrida quisesse ser enganada… a interpretação por conveniência já faz a F1 parecer o futebol…
Reparem nas última linhas.
“Basicamente, recuar para reentrar em pista será sempre analisado caso a caso. E o que Hamilton fez foi considerado correto.”
Fosse um mazepin e ou até um vettel e já havia penalização.
Quantas situações os outros lixaram se e o Hamilton não?
Basta ver a entrada das boxes. Hamilton entra como quer e os outros se fazem igual lá vai penalização.
Mas para o Hamilton há sempre boas desculpas.
E lembrar q as punições visam ter um efeito preventivo. Zero em relação a este piloto, que fez esta manobra agora, no passado já o tinha feito, e o repetirá provavelmente no futuro. Agora, veja-se a repetição disto. Imagine-se q o vettel tinha uma saída como aquela em Hockenheim /2018 … Ou então: Imagine-se se era o leclerc, o qual conforme noticiado não tinha comunicação com o “muro”, o que o Masi bem sabia ou jamais podia ignorar, mas ainda achou bem que fosse um pretenso engenheiro da Merc do outro lado do muro a teleguiar o piloto naquela marcha-atrás…… Ler mais »
O coro de viúvas chora e chora e chora… Querem penalizações em todas as corridas para Hamilton. Vale tudo desde que seja penalizado. Depois vem um piloto e faz igual ou pior e eles já vêm falar que não merece penalização nenhuma. Olha, o Max empurrou o Hamilton para fora quando lutavam lado-a-lado, não houve penalização nenhuma (quando se citarmos os regulamentos como adoram fazer quando dá jeito, supostamente tem de se deixar espaço em pista para dar hipóteses na luta, coisa que Max não fez), mas se fosse Hamilton a fazer isso… Ui ui, era o fórum a arder… Ler mais »
fds eu não sei o que é.. mas quero fumar da mesma coisa, parece divertido, devem tar a escrever comentários aqui com um elefante amarelo com asas ás bolinhas azuis ao lado deles sentado no sofá… e a dar umas dicas.
No GP de Portugal, o Mike Hawthorn foi desqualificado por andar no sentido contrário, durante a prova, ao tentar aproveitar uma descida para voltar a colocar o motor a trabalhar. Mas, o Stirling Moss intercedeu junto dos comissários de prova, dizendo que o rival tinha-o feito fora da pista e, como tal, não devia ser penalizado.
Correcção, a inicial desclassificação de Hawthorn deveu-se a julgarem que teria sido empurrado por populares para colocar o seu a Ferrari em funcionamento. No entanto Moss avisou o seu compatriota que isso daria desclassificação e ele colocou o motor em marcha pelos seus próprios meios. Foi isso que Moss testemunhou junto dos comissários.
Mas este incidente não adianta nada em relação ao que se passou em Imola pois as regras de 1958 não são as mesmas de 2021. Se fossem, ainda hoje dois ou mais pilotos poderiam partilhar em corrida o mesmo carro…
Vão ver o on-board do Vettel e do Ricciardo e digam que não foi perigoso com a pista como estava. Se fosse um Mazepin já estavam a dizer que não devia estar na fórmula 1. Tanto faz ser o Hamilton ou Mazepin, tem que ser igual nos casos todos e nem sempre é assim. Últimamente tem acontecido muito e não devia ser assim. Tem que ser uniforme. Igual para todos. Seja nos limites de pista ou outra coisa qualquer.
todos os pilotos são iguais mas o Hamilton é sempre mais igual que os outros
Um não assunto…LH despistou-se, entrou na pista em segurança e retomou a corrida, NADA a apontar.
https://streamable.com/r90ovr nota-se…
É momento em que está a tentar arrancar depois de ter andado de marcha atrás, já vi situações destas centenas de vezes… Estavam luzes amarelas o Vettel também as viu… não acho muita piada ao LH, mas repito NADA a apontar.
Uma grande parte destes comentários são absolutamente HILARIANTES, a conclusão a que chego é que os regulamentos estão mal porque não permitem penalizar o Hamilton, o importante é penalizar o Hamilton, um dia destes ainda vão achar que as tranças são motivo de penalização, ou descobrem que não levou cuecas ignifugo, enfim o importante é descobrir uma maneira de penalizar o Hamilton, nem que para isso se tenha de alterar o regulamento. Já vi muitos anti-qualquer coisa, mas os anti-Hamilton que por aqui andam são absolutamente doentios. Enfim até dão pena, coitados…
https://streamable.com/r90ovr nota-se que recuou em segurança… era o Vettel, se fose o Tsunoda ficavam lá os dois. E o Vettel devia ser suspenso porque não deixou caminho livre ao Hamilton….
Falso… Vettel é o piloto com recorde de “entradas por trás”… portanto… se Hamilton passou este teste é porque fez tudo com a máxima segurança…