F1: Pirelli preocupada com pneus para Zandvoort

Por a 8 Junho 2019 12:43

A Pirelli levantou preocupações sobre a curva final do circuito holandês de Zandvoort, que recebe o Grande Prémio da Holanda já em 2020.

Os planos para rever o circuito e torná-lo adequado para carros modernos incluem o ‘banking’ (inclinação) da curva Tarzan, até pelo menos 18 graus.

Estas curvas com inclinação são raras na Fórmula 1. Uma inclinação de 18 graus seria mais do que os 9.2 graus do circuito de Indianapolis Motors Speedway, onde a Fórmula 1 sofreu uma série de falhas de pneus em 2005, o que levou a que apenas seis carros começassem a corrida. Foi nesta corrida que Tiago Monteiro conseguiu o seu único pódio na Fórmula 1

O director dos desportos motorizados da Pirelli, Mario Isola, disse que fazer pneus adequados para uma curva tão inclinada seria técnicamente um grande desafio e que preferiria não ter estas inclinações:

“De momento estamos a avaliar isto [inclinação], porque obviamente há uma pressão muito maior nos pneus, o que nos obrigará a aumentar a pressão mínima para eles conseguiram passar lá sem problemas. Mas, a pressão fica muito alta para o resto do circuito. Não é nada fácil.”

A inclinação não pode ser adicionada até 2020, pois em 2021 a Fórmula 1 vai mudar para um novo formato de roda de 18 polegadas.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas F1
últimas Autosport