F1: O efeito Max Verstappen

Por a 15 Agosto 2019 13:55

Max Verstappen chegou à F1 já com o rótulo de futura estrela e tem confirmado esse rótulo. O jovem holandês é tão impressionante que nos últimos anos a Red Bull moldou-se para o receber e os efeitos nos restantes pilotos da equipa foram claros.

Verstappen é um prodígio. Tem apenas 21 anos, mas já vai na sua quinta época na F1, onde tem feito uma ascensão meteórica. Cometeu muitos erros e alguns exageros no passado, mas manteve sempre a mesma postura, sinal de um carácter forte. Está agora na melhor forma de sempre e prova a todos que com ele a Red Bull pode voar alto. É talvez o único piloto da actualidade com capacidade para bater-se com Hamilton. Mas não podemos deixar de fazer uma pergunta: e se ele sair?

Neste momento a Red Bull tem um problema para resolver. A equipa não tem um piloto na linha de sucessão para entrar e se tornar na referência. Dan Ticktum era o próximo piloto na lista, mas a sua postura não agradou e foi dispensado do programa. Do alinhamento actual apenas Juri Vips parece mostrar potencial para ser o próximo a subir à F1, mas ainda tem de evoluir para o comprovar.

Desde a chegada de Verstappen à Red Bull que o piloto tem afectado todos os restantes pilotos do programa. Basta ver o caso de Daniil Kvay, Pierre Gasly e Daniel Ricciardo.

É interessante que a história destes três pilotos gira em volta de Verstappen. Kvayt foi despachado da Red Bull para dar lugar ao holandês. O russo entrou em espiral descendente, que se acentuou na Toro Rosso e deu lugar a Gasly a meio da época 2017, que por sua vez foi despachado há poucos dias porque o rendimento em comparação Verstappen era muito díspar. O francês foi chamado à equipa este ano, porque Ricciardo sentiu que o foco iria estar no #33 e preferiu sair. Foi a saída de Ricciardo que abriu a porta à entrada de Alex Albon, um ex-Red Bull Júnior Team que regressou à equipa, que agora tem a oportunidade de mostrar o que vale na equipa principal, mas que terá a vida dificultada pois será sempre comparado à referência Verstappen.

Por causa de Verstappen, a equipa “perdeu” Kvyat, Gasly, Ricciardo e Carlos Sainz. Sainz não teve dúvidas em sair da Red Bull e procurar outras paragens, pois sabia que o foco estaria em Max. Está agora numa posição muito confortável, numa equipa com grande potencial e na melhor forma de sempre desde que chegou à F1. Por causa de Verstappen foram vários os pilotos a serem excluídos, despromovidos, o promovidos demasiado cedo.

Verstappen é figura central da Red Bull dentro e fora de pista. E isso acontece porque ele é o único grande talento e a Red Bull apostou as fichas todas nele. Não há ninguém nos próximos anos que possa suceder-lhe na equipa e por isso está numa posição de força dentro da estrutura. A Red Bull fará de tudo para o manter satisfeito. Pilotos como ele surgem muito raramente, mas será que vale a pena comprometer um programa que, apesar de cruel tem sido bem sucedido, por causa dele?

O que acontece se Verstappen sair? Se a Mercedes ou a Ferrari perderem a cabeça e colocarem números gordos em cima da mesa e a garantia óbvia de investimento forte na evolução dos carros. A Red Bull mostra agora muito potencial, mas será que tem condições para lutar a curto prazo pelo título? Se Verstappen sair (cenário improvável agora) ficará um vazio na equipa que terá forçosamente de recorrer a pilotos de fora . E dos 12 pilotos que guiaram pela equipa, apenas Mark Webber e David Coulthard não vieram do programa de jovens da Red Bull.

Se ele sair para outra equipa, a Red Bull fica a perder muito. O talento do holandês é enorme, e seca tudo o que está à sua volta. Esta aposta tão forte apenas será justificada se a Red Bull voltar aos títulos com Verstappen. Uma aposta que aparentemente justifica o risco. Mas só o tempo dirá se realmente será esse o caso e que consequências ficarão da sua passagem pela equipa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
48 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado