F1, O desafio de Vettel: a adaptação a um conceito completamente diferente

Por a 19 Março 2021 18:20

Depois da Toro rosso, Sebastian Vettel só teve mais duas equipas na Fórmula 1: Red Bull e Ferrari, tendo agora chegado à Aston Martin onde pela primeira vez em muito tempo está a lidar com um conceito de monolugar diferente do que está habituado até aqui.

A única coisa que lhe ouvimos nestes últimos dias teve a ver com a direção assistida, mas a sua adaptação à nova equipa vai muito para além disso: “A direção sente-se de forma diferente. Cada F1 tem direção assistida, mas cada uma delas é configurada de forma ligeiramente diferente, e dá-lhe uma impressão diferente porque, em última análise, quando se guia são as mãos no volante que recebem parte do feddback” começou por dizer Vettel.

É assim nos carros do dia a dia, recebemos as sensações através do volante e do banco, dependendo da forma como o carro está afinado. Isso sucede num carro ‘normal’, imagine-se num F1.

Outro desafio que Vettel está a enfrentar tem a ver com um conceito de carro completamente diferente, com o Aston Martin a ser de baixo-rake em comparação com os conceitos de alto-rake com que já competiu anteriormente na Red Bull e Ferrari (ndr, Rake refere-se à altura do carro criada pelo ângulo resultante da altura da traseira do carro em relação à dianteira, ou seja, inclinação para a frente ou para trás.)

Portanto, isto significa que Vettel tem uma curva de aprendizagem maior a percorrer, para além de se ter de adaptar à unidade motriz da Mercedes: “O carro tem uma filosofia diferente, por isso conduz-se de forma um pouco diferente. Sem poder dizer muito, são coisas diferentes e tornam a habituação mais demorada. Os pedais e a bacquet são um pouco diferentes e o efeito cumulativo de tudo isto junto faz demorar um pouco mais a adaptação”, disse Vettel que acrescentou que não se trata apenas de mudar a inclinação de um carro para um lado ou outro, mas sim toda a complexidade dinâmica que isso implica. É que a Fórmula 1, acima de todos as outras disciplinas dos desportos motorizados, um pequeno detalhe tem aqui uma importância que vai diminuindo conforme decresce a complexidade dos carros a vários níveis.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Osmane
Osmane
3 anos atrás

Conversa pra boi dormir!!!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Osmane
3 anos atrás

Deves ter adormecido rápido então. lol

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Como o grande profissional que é, sabe que quem tem de melhorar é ele, em vez de andar já a chorar a dizer que o monolugar é inferior… lol

*RPMS*™
3 anos atrás

Se o meu nickname fosse, por exemplo, afondo_pequenino, diria agora que Vettel “ainda nem uma corrida fez e já está a tentar vender a narrativa do “monolugar inferior”, a preparar o caminho para caso faça algum brilharete, dizer que foi ele, se não fizer, a culpa é de todos, menos dele. É que com a chegada dele, espera-se que a Aston Martin dê um salto significativo de performance, não que ande para trás. E se der, a culpa também é dele… Por mais que ele já comece a se isentar de possíveis culpas.” (agora trocar emoji infantil por lol) Mas… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

Ora… já está a desculpa fabricada para os piões futuros! Vettel tem tudo a provar. Como já foi aqui dito um fora de série faz o carro andar mais. Shumi, Hamilton, Alonso, Tiago Monteiro (lol). Até um piloto como o Riccardo, que nunca foi campeão teve um impacto notório no desenvolvimento e comportamento do Renault. Se Vettel fracassar nesta demanda só me dá razão quando digo que é um dos piores/mais limitados campeões de sempre. No entanto espero que não, espero que se supere. Simpatizo com o homem e faz falta um Vettel forte, mas vi-lhe vergonhosas e hilariantes fragilidades… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

A choradeira continua? O facto de ter quatro títulos ainda custa a engolir a muitos. Se percebesses alguma coisa de F1, já tinhas entendido que a Ferrari tem lutado com a falta de aderência há várias temporadas. Bastou ver estes treinos quem andou aos piões, ou como o Leclerc e Sainz lutavam com o carro em curva, enquanto o Vettel e Stroll pareciam seguir sobre carris, com bastante grip.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Não gasto argumentos com zelotas.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Quem viu algumas analises dos treinos e alguns videos já reparou o quão estável o Aston Martin parecia em curva, pelas mãos do Vettel. Acredito que este conceito assentará como uma luva no estilo de condução do Vettel, com bastante grip traseiro.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado