F1, Notas AutoSport: O carrossel da Toro Rosso

Por a 20 Agosto 2019 13:45

A Toro Rosso continua a cumprir o seu papel de preparar pilotos para a Red Bull, isto depois de um ano a preparar a nova pareceria com a Honda. Para já os resultados são positivos e a Toro Rosso ocupa a quinta posição.

Desde o final da época passada que ficou definido que a ligação entre a Red Bull e a estrutura de Faenza iria ser ainda mais forte com a partilha do máximo de componente possível, numa parceria em tudo semelhante à da Haas com a Ferrari. Tudo isto para diminuir custos e claro ajudar no desenvolvimento da Red Bull.

O trabalho da Toro Rosso no sucesso da Red Bull / Honda não deve ser menosprezado. 2018 foi fundamental para que a estrutura entendesse a forma de trabalhar dos japoneses e permitiu uma avaliação privilegiada com dois fornecedores de motores na mesma “casa”. Franz Tost que já trabalhou com japoneses no passado também soube lidar com os novos parceiros da melhor forma e foi este primeiro contacto que lançou as bases para o que começa agora a ser uma parceira de sucesso. Em todo o processo de integração da Honda, a Toro Rosso foi fundamental e por isso merece receber os louros por isso.

Uma dupla inesperada

Para este ano a Toro Rosso, além de receber muitos componentes da Red Bull, recebeu também dois pilotos novos. Daniil Kvyat foi “repescado” na Ferrari, onde era piloto de simuladores, uma cara já conhecida da equipa, sendo esta a sua terceira passagem. Já Alex Albon foi a surpresa de última hora, para preencher o buraco no programa de jovens pilotos da Red Bull.

O que era para ser inicialmente uma dupla de recurso, passou a ser uma oportunidade para ambos tentarem o lugar na Red Bull. As exibições de Pierre Gasly não convenceram e de repente Kvyat e Albon ficaram com via aberta para o lugar.

Albon foi o escolhido, pela grande evolução que demonstrou ao longo de 12 corridas. É um piloto com menos experiência num F1 e os restantes rookies tiveram muito mais tempo de testes antes de assumirem o lugar de piloto de F1. Albon teve o seu primeiro contacto em Barcelona nos testes. Tem cometido poucos erros e tem evoluído a cada corrida.

Já Kvyat chega depois daquela espiral descendente que levou a ser dispensado da Toro Rosso após uma série de resultados negativos. Teve um ano para limpar a cabeça e chegou renovado e com vontade de provar o seu valor. Kvyat nunca foi lento. Também não é o diamante que Helmut Marko disse que era, quando o promoveu à F1, talvez demasiado cedo. A subida meteórica tirou-lhe o chão e o russo perdeu a compostura. Aconteceu tudo demasiado depressa e ele não estava preparado. Tem algo raro agora… uma segunda oportunidade na F1, que tem aproveitado de forma muito positiva.

Os resultados até agora têm sido bons. Ambos os pilotos tem evoluído bem e conseguido boas prestações. O momento alto do ano chegou na Alemanha com um regresso aos pódios depois da famosa vitória de Sebastian Vettel em Monza, também à chuva. Kvyat voltou ao pódio e voltou a sorrir, talvez como nunca tinha feito na F1. Um excelente resultado que no fundo vem ajudar a sarar as feridas do passado.

Toro Rosso – Nota 7: 5º lugar – 43 pontos

É difícil por vezes gostar da Toro Rosso, uma equipa que serve o propósito de ser uma incubadora de pilotos, para a Red Bull usar, e que foi um banco de testes para as unidades da Honda. Mesmo o discurso de Tost nem sempre é fácil de apreciar. Mas a Toro Rosso tem feito um bom trabalho este ano, ficou fora dos pontos apenas por três vezes igualando a regularidade da McLaren. O pódio de Kvyat permitiu distanciarem-se do resto da concorrência e aproximarem-se da McLaren. Será difícil aguentarem a pressão da Renault, Alfa Romeo e até da Racing Point (se as evoluções forem realmente eficazes). Para mais vão receber de volta Pierre Gasly que chegará desmotivado e arrasado. Se o piloto francês não tiver força mental para aguentar, os resultados da equipa irão sofrer com isso. Mesmo Kvyat, poderá acusar o facto de não ter sido chamado à Red Bull, embora já tenha mais capacidade de encaixe. Mas para já há motivos de satisfação na STR.

Daniil Kvyat – Nota 8: 9º lugar – 27 pontos; Melhor resultado – Alemanha, 3º lugar

Kvyat está a cumprir com o objectivo de limpar a sua imagem e de voltar a mostrar-se na F1. O piloto tem tido boas prestações e até evidenciado uma forma interessante, com várias manobras vistosas. Talvez ainda sonhe com um lugar na Red Bull, mas sabe que essa possibilidade é remota e a promoção de Albon talvez o tenha deixado algo triste. Resta-lhe mostrar-se e aproveitar, com uma pressão incomparavelmente menor que a que viveu na sua primeira passagem. Vai ser ele o garante da equipa para o resto da época, enquanto ao seu lado, Gasly vai tentar recompor-se. Talvez a convivência entre ambos possa ajudar o francês.

Alex Albon – Nota 8: 15º lugar – 16 pontos; Melhor resultado – Alemanha, 7º lugar

A nota de Albon pode parecer um pouco exagerada vendo os resultados, mas olhando para o desafio que teve de enfrentar, torna-se justa. Albon começou do zero este ano, enquanto outros tiveram uma preparação mais cuidada antes de subir à F1. Em janeiro o seu futuro era a Fórmula E e em Março testava com a Toro Rosso. A sua evolução tem sido muito interessante, e o potencial demonstrado foi suficiente para convencer a Red Bull para lhe dar uma hipótese. Uma espécie de conto de fadas da F1 que raramente acontece, ele que foi também dispensado da Red Bull nas categorias de iniciação e que esteve quase para não correr no ano passado na F2. Vai ter de agarrar a oportunidade dada com as duas mãos, mas pelo que mostrou, terá boas hipóteses de o fazer. Uma primeira metade de ano francamente boa por parte de Albon que mostra talento para mais.

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