F1, Notas AutoSport: Mercedes soma e segue

Por a 28 Agosto 2019 12:15

Parece não haver forma de parar a máquina germânica. A Mercedes continua a dominar e não abranda o ritmo nem se deixa desmotivar. Os Flechas de Prata parecem uma força imparável e não existem candidatos a destrona-los.

Os números da Mercedes desde 2014 são avassaladores e os cinco títulos consecutivos são a prova disso. Em 2019 esperava-se que a Mercedes tivesse mais dificuldade em reconquistar o ceptro. mas nesta fase da época o título é mais uma questão de tempo. Seria preciso uma hecatombe para que a Mercedes desperdiçasse de 150 pontos para a Ferrari, que terá agora concorrência mais séria da Red Bull.

A Mercedes conseguiu um arranque de época fulgurante graças ao trabalho sempre bem realizado e à incapacidade da Ferrari em eliminar erros do passado que tornaram a tarefa da equipa germânica mais fácil. Mas desengane-se quem achar que a Mercedes não se preocupou. Depois dos testes de pré-época a Ferrari era clara favorita e os germânicos tiveram de trabalhar muito para ter em pista um carro capaz de vencer. Aliás. essa tem sido a grande força da Mercedes, que sempre conseguiu responder aos desafios que os adversários foram colocando. A capacidade técnica e financeira da estrutura permitem que respondam a todas as dificuldades com eficiência e rapidez. É, a par da Red Bull, a melhor equipa da F1, com trabalho de enorme qualidade a nível técnico, desempenhos fantásticos a nível da estratégia e do trabalho de boxe, e com uma dupla de pilotos que garante resultados.

Lewis Hamilton está numa forma monstruosa e um erro do britânico é tão raro quanto um eclipse total do sol. O pentacampeão está encaminhado para o hexa e não tem diminuído o ritmo, sempre com uma regularidade e tenacidade impressionantes, que se juntam ao seu talento natural. Uma fórmula, que com o melhor carro do grid se torna praticamente imbatível. Está um furo abaixo do que já fez no ano passado pois não tem sido tão dominante em qualificação, mas tem mostrado argumentos inquestionáveis para estar na liderança de forma confortável. E vem lá a segunda parte do ano em que ele normalmente se apresenta ainda melhor.

Já Valtteri Bottas… prometeu muito mas deu pouco. Voltou após uma péssima época em que foi personagem secundária, quando deveria ter tido um dos papeis principais da história de 2018. Chegou com vontade de ser protagonista em 2019 com cara fechada e barba, numa mudança de visual que entusiasmou na primeira corrida. Na Austrália foi implacável e venceu de forma clara (as circunstâncias ajudaram) e parecia que seria o inicio de uma bela luta com Hamilton. Mas o finlandês foi perdendo gás e está agora à mercê de Max Verstappen. Uma desilusão e talvez a confirmação de que Bottas não tem mais do que isto para dar. Um bom número dois, regular mas sem rasgo para surpreender e tentar bater o pé a Hamilton. Parece ter o lugar garantido na Mercedes em 2020, pois é um team player e o ambiente com Hamilton é saudável. Mas Bottas está a desperdiçar uma oportunidade de ouro… ele que prometeu tanto nas categorias de iniciação e na Williams.

Mercedes – Nota 9.5: 1º lugar – 438 pontos

Começam a faltar os adjectivos para classificar a Mercedes. Trabalho competente, inteligente, bem financiado é certo, mas sempre com uma diligência a toda a prova. A Mercedes irá sem surpresa vencer em 2019 e em 2020 será candidata. Esta era híbrida é prateada e a concorrência não parece ainda ter argumentos para contrariar isso. Apenas o GP da Alemanha ficou como uma nódoa no trajecto praticamente perfeito da equipa. A prestação e o resultado final foram péssimos para quem queria festejar o aniversário. Apenas isso (e a Áustria) impediu a nota 10. Mas no final do ano, a este ritmo, é mais certo é coroarem mais uma época perfeita com títulos.

Lewis Hamilton – Nota 9: 1º lugar – 250 pontos; Melhor resultado – 1º lugar ( Bahrein, China, Espanha, Mónaco, Canadá, França, Grã Bretanha, Hungria)

Os números não mentem. Hamilton soma e segue e não tem vontade de levantar o pé. Oito vitórias, quatro poles, 10 pódios. Números de um campeão insaciável que quer quebrar todos os recordes. Em qualificação não tem sido dominante mas aos domingos, quando os pontos são atribuídos, não falha. Áustria e Alemanha não correram bem mas Hamilton está lançado para o hexa. Um dos melhores de sempre.

Valtteri Bottas – Nota 7: 2º lugar – 188 pontos; Melhor resultado – 1º (Austrália e Azerbaijão)

Queríamos mais de Bottas… um desafio mais sério a Hamilton. Mas o finlandês voltou a perder-se. Não mostra capacidade para mais do que isto. A Mercedes sente-se confortável pois tem a sua estrela satisfeita, com um desafio interno não demasiado intenso e Bottas traz para casa bons pontos. Mas a F1 precisava de mais. A rivalidade com Nico Rosberg foi intensa e desgastante internamente mas chegou a ser apaixonante para quem seguiu. É destas rivalidades que a F1 precisa. E não será com Bottas que tal acontecerá. Tem lugar assegurado em 2020, mas será surpreendente se finalmente se assumir como candidato. Tem capacidade para mais mas falta algo… que nem ele sequer ainda encontrou.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado