F1: Mudanças para 2020

Por a 6 Abril 2019 13:00

O Grupo de Trabalho Técnico da FIA já aprovou algumas alterações às regras para a temporada 2020 da Fórmula 1.

As principais resoluções têm a ver com implicações no fluxo de combustível, no facto dos pilotos controlarem os seus próprios arranques e na identificação dos carros com um número maior, para melhor identificação em pista.

As equipas devem continuar a produzir determinadas peças do monolugar para poderem ser classificadas como construtores, enquanto outras podem – como já acontece – ser adquiridas a outras equipas ou a fornecedores externos.

As principais peças necessárias para a fabricação do veículo são denominadas “peças listadas” no regulamento interno, sendo estas a monocoque, as estruturas de colisão e toda a aerodinâmica, incluindo os radiadores.

Por exemplo, na grelha atual, a Haas produz o mínimo de peças permitidas pelas regras, comprando todas as restantes à Ferrari. Já a Toro Rosso, tem mais ao menos a mesma abordagem através da Red Bull Tecnhology.

Arrefecimento de travões

Atualmente, as condutas de travagem, embora parcialmente descritas como “carroçaria” nos regulamentos técnicas, não são consideradas parte da aerodinâmica. No entanto, vão passar a ser, uma vez que passam a fazer parte da aerodinâmica. Vão continuar com a função de arrefecer os travões e direcionar o calor de/para as rodas para a gestão da temperatura dos pneus. Fazendo parte das peças listadas em 2020, a Haas terá que conceber as suas próprias peças. 

“Barbatanas de tubarão” para acomodar números maiores

As barbatanas de tubarão estão de volta. Mas esta é apenas uma regra que tem a ver com a publicidade. Sabemos que desde a sua proibição há dois anos que o número de identificação dos pilotos, apesar de estar maior, continua difícil de se distinguir.

Agora as equipas têm uma pequena “barbatana de tubarão” para tal efeito.

Volume de combustível fora da célula de sobrevivência

Os regulamentos da unidade de potência impuseram uma restrição do fluxo de combustível desde 2014. Para medir isto, existe um sensor de fluxo de combustível homologado no interior do depósito de combustível, permitindo à FIA registar e aplicar o limite de fluxo de combustível.

Para 2020, as equipas só podem ter 250ml fora do tanque de combustível, em vez do limite em vigor de 2.000ml.

Embraiagem

Esta alteração detalhada define exatamente o que a FIA quer do comando da embraiagem e do volante. As regras do uso da embraiagem no início da corrida são atualizadas anualmente para reduzir o controlo do software que ajuda neste componente, de modo que passe ainda mais a ser o piloto que controla a patilha da embraiagem, ao iniciar a corrida.

Especificamente, o novo regulamento define que as patilhas não devem ter mais de 80 mm de movimento numa direção. Esta regra também detalha que quando o piloto está com a mão na embraiagem, esta deve fornecer 90% do torque do motor de modo que a libertação não seja faseada ou atrasada, assim eliminando a ajuda no arranque.

Ao definir e restringir ainda mais as regras do controlo da embraiagem, a largada para a corrida estará ainda sob maior controlo do piloto e não do software.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado