F1, Mika Hakkinen: “Primeira vitória de Lando Norris não está longe”

Por a 28 Setembro 2021 12:15

Mika Hakkinen voltou a elogiar Lando Norris, depois da sua brilhante prestação em Sochi. O campeão finlandês recusou atribuir culpas ao piloto ou à equipa pela decisão e considera que a vitória de Norris está perto de acontecer.

No seu habitual comentário, após as corridas, Hakkinen não poupou elogios a Norris:

“Tive pena de Lando Norris que pilotou brilhantemente durante todo o fim-de-semana, conquistou a pole position em condições difíceis e dominou a corrida até que a chuva chegou”, escreveu Hakkinen na sua coluna Unibet. “Depois de terminar em segundo lugar em relação ao companheiro de equipa da McLaren, Daniel Ricciardo, em Itália, senti a sua determinação em conseguir a vitória em Sochi. Ninguém deve culpá-lo por ter tomado a decisão de tentar manter a sua liderança quando a chuva começou a cair. É fácil criticar, mas quando se tenta a primeira vitória em F1, é frequente ter de enfrentar decisões difíceis. Neste caso, a decisão de parar parecia mais difícil do que a decisão de continuar e tentar ganhar. Lando tem um grande controlo do carro, particularmente no molhado, por isso resumiu-se à confiança que sentia e ao risco que estava preparado para correr. Não importa o que a equipa está a pensar, o piloto é aquele que sabe a aderência que tem no carro. No momento em que a chuva se tornou pesada, Lando não teve qualquer hipótese. É como tentar andar sobre gelo com sapatos normais! Como já disse antes, não tenho dúvidas que a primeira vitória de Lando não está longe. Ele deveria estar orgulhoso da sua atuação no domingo”.

Hakkinen também elogiou o Campeão do Mundo Hamilton na sequência da sua 100ª vitória.

“É um enorme feito”, escreveu ele. “Ele mostrou outra qualidade importante na corrida – a paciência. É uma qualidade que se aprende ao longo do tempo, particularmente quando se tem confiança em si próprio, no seu carro e na equipa. Aprende a concentrar-se simplesmente na condução pela melhor estratégia, permitindo que a corrida chegue até si. Podia-se ver isso em Sochi. Apesar de uma qualificação difícil e de ter caído três lugares no início, a recuperação de Lewis foi constante. Escolheu cada alvo e trabalhou calmamente na luta com Lando. Nas condições secas ele achou mais difícil passar pelo McLaren de Lando, por isso quando a chuva chegou tornou-se uma clara oportunidade para Lewis aproveitar”.

Por fim, o finlandês também elogiou a Red Bull e Max Verstappen:

“A decisão da Red Bull Racing de dar a Max uma nova unidade motriz, colocando-o no fim da grelha num circuito que normalmente favorece a Mercedes, exigiu muita coragem. Valeu realmente a pena. Foi espantoso ver o Max a terminar em 2º lugar. Durante muito tempo, parecia que este Grande Prémio estava a afastar-se dele, preso fora do top 5 e a ter dificuldade em fazer o progresso que queria. Quando a chuva chegou, a sua paragem nas boxes foi rápida e perfeitamente cronometrada”, continua Hakkinen. “Esse segundo lugar significa que, embora Lewis tenha ganho a corrida e recuperado a liderança no Campeonato do Mundo, Max está apenas 2 pontos atrás. O campeonato não podia ser mais bem equilibrado”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
2 anos atrás

Está a olhos vistos a fantástica forma competitiva da McLaren nos últimos 2 GPs, assim como é bem notório o talento e a maturidade do Lando, no entanto, dizer que a primeira vitória dele está perto, é como eu dizer que está perto eu ganhar o Euro-Milhões, apenas porque joguei. A primeira vitória está tão perto como de longe e o próprio Mika deveria saber muito bem isso, pois o finlandês só na última prova de 97, por ordem de Ron Dennis, ao cabo de 7 anos, é que o Hakkinen venceu pela primeira vez. Foram 7 longos anos, muitos… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Se bem me recordo no Beyond F1 o Coulthard explica essa decisão. Aparentemente o Mikka ficou com alguns problemas de ouvido depois do acidente do Japão e entrou prematuramente nas boxes. Por isso é que o Coulthard conseguiu ultrapassar-lo e daí a decisão do Dennis.
Foi ambição a mais, provavelmente potenciada pelo resultado da corrida anterior. Tipo “Se o Ricciardo tem uma vitória eu também quero”

filano
filano
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Se não chove tanto NORRIS tinha ganho e ninguém abria a boca… Caro amigo no sofá é fácil tomar decisões depois de ter acontecido ; lá é diferente foi boa aposta a faltar 2 voltas teve azar… O teu comentário é irreal e sem nexo com uma colagem o copy paste foi mal feito… Nada haver

F1_4ever
2 anos atrás

Este puto vai longe assim a Mclaren o permita com carros competitivos. Acho que até é melhor que o George Russel, então nas partidas dos Gp´s tem sido muito melhor. O Russel costuma perder quase sempre lugares nas partidas e o Lando é raro cometer assim grandes erros, mas quando os faz até os supera fácilmente, como nos 1º treinos GP da Austria em que fez um pião depois da curva 1 e o seu engenheiro lhe perguntou via rádio se tinha alguns danos no carro, ao que ele respondeu: “não, só falta de talento mesmo“. E como já se… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado