F1: Lewis Hamilton aponta o dedo a Helmut Marko

Por a 17 Junho 2020 13:00

Lewis Hamilton tem estado muito ativo nas redes sociais na defesa do movimento “Black Lives Matter” e apontou o dedo a Helmut Marko.

O piloto britânico não gostou dos comentários feitos pelo conselheiro da Red Bull. O austríaco terá afirmado o seguinte à TV RTL:

“Enquanto alguns pilotos estão distraídos, falando sobre vidas que importam, a única coisa que importa ao Max [Verstappen] é o campeonato do mundo. O seu treino foi otimizado para isso e ele está pronto para começar. “

Lewis Hamilton usou a sua conta do Instagram para criticar a postura de Marko:

“Helmut, entristece-me profundamente que considere lutar por um tratamento igual entre pessoas, uma distração. Na verdade, estou muito ofendido. Uma distração para mim foram fãs que apareceram com o rosto pintado de preto para provocar a minha família nos fins de semana de corrida. Uma distração para mim foi a adversidade desnecessária e o tratamento injusto que enfrentei em criança, adolescente e até agora, devido à cor da minha pele. Espero que isso seja importante para as pessoas de cor que você tem na sua equipa, sobre suas prioridades e como você as vê. Acorde. Este desporto precisa mudar.”

A F1 já afirmou que não tomará qualquer ação se Hamilton se ajoelhar durante os fins de semana de competição. Este é um gesto simbólico de apoio à causa referida, que o piloto pretende fazer.

“Esta é uma questão muito importante e apoiamos qualquer pessoa que queira mostrar seu apoio na luta contra o racismo“, disse um porta-voz da F1.

“Lewis é um grande embaixador do desporto e seus comentários são muito válidos”, disse Brawn à Sky Sports. “Nós apoiamo-lo completamente”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
63 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

Creio que o LH está a ir longe de mais. Cada um é como cada qual. Nem todos têm de pensar da mesma maneira, e como tal, é complicado acusar os outros de não terem a mesma linha de pensamento, seja do que for.

Scirocco
Scirocco
Reply to  jem
3 anos atrás

O LH limitou-se a responder a uma provocação desnecessária por parte do H.Marko. Quanto ao conteudo da resposta “…a única coisa que importa ao Max [Verstappen] é o campeonato do mundo” diz bem da filosofia que grassa naquela equipa e que espelha bem as reacções do Max ao longo dos anos. Um Campeão do mundo de F1 é tambem um embaixador desta mesma industria7desporto. Basta lembrarmo-nos de um J.Stewart, N.Lauda ou de um A. Senna na defesa da segurança e importância dos pilotos nas grandes decisões, para mostrar o muito que falta a este piloto (Max) para saber ser um… Ler mais »

jem
jem
Reply to  Scirocco
3 anos atrás

Todos os exemplos que deu, e bem, referem-se a algo que dizia respeito à F1. O Marko também só estava a falar de F1, seja lá o que for, e portanto não estava a provocar nada nem ninguém. O Marko dizer que ao Max só lhe importa ser campeão, que tem de anormal? Que é que isso tem que ver com as alegadas ideias do LH relativamente a algo que nada tem que ver com a F1? Aliás se o LH entende que é bom continuar a misturar uma coisa e outra, então porque não aproveita e em vez de… Ler mais »

afmota
afmota
Reply to  jem
3 anos atrás

Não sei se reparou que a sua justificação valida por completo a posição de Hamilton em vez de a derrogar.
Se como diz, acha que todos temos direito a expressar as nossas opiniões, não percebo como é que as posições de Hamilton podem ser tão controversas para si.
E se acha que o racismo não existe, talvez o facto de terem que ter passado mais de 50 anos para haver um negro na Formula 1 o ajude a perceber que o problema se calhar é mais real do que aquilo que aparenta.

jem
jem
Reply to  afmota
3 anos atrás

As opiniões do LH, válidas como qualquer uma, não se devem aproveitar da F1, misturando-as como é o caso, para se fazerem ouvir. Que o LH expresse as suas opiniões livremente como qualquer pessoas, parece-me bem. Que envolva quem provavelmente não quer ser envolvido, pode ser um excesso. Racismo? Mas alguém tem culpa que hajam poucos pilotos negros? Alguém tem culpa que os negros não escolham engenharia nos cursos superiores? Por favor. É como se os brancos começassem a protestar por 90% dos jogadores da NBA ou quase 100% dos praticantes de atletismo a alto nível serem negros. Aliás o… Ler mais »

afmota
afmota
Reply to  jem
3 anos atrás

vejo que não é nada racista… um bem haja para si e para os seus!

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  jem
3 anos atrás

Tem muita razão, há uns que lutam por causas e outros que só são parvos.

Petter27
Petter27
3 anos atrás

O Max pode ir-se importando muito com campeonato, que é o “sacana” do preto que o ganha sempre.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Petter27
3 anos atrás

Tem dado abadas aos brancos todos, deve doer.

asfalto
asfalto
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Está a ver mal a coisa, os brancos é que lhe dão condições para ser campeão.

p1one
p1one
3 anos atrás

Duas pessoas a mostrarem aquilo que habitualmente são…

Helmut, alguém sem o mínimo de educação e valores.

Hamilton, campeão dentro e fora das pistas.

forcemoi
forcemoi
3 anos atrás

Há uma diferença entre declarações pessoais, nas redes sociais, ainda que públicas, onde cada um pode dizer o que entende, e continua a representar o que é e o que faz, e tomadas de posição no “local de trabalho”, as corridas, onde implica necessariamente as marcas, os patrocinadores, a organização , etc. Parece que a F1 deve ter algum cuidado na separação das coisas e não se preocupar só com o politicamente correto.

jem
jem
Reply to  forcemoi
3 anos atrás

Lê-se muita coisa por esse mundo fora. O que inicialmente escrevi (e já não é a 1ª vez) baseia-se em ler artigos de jornalistas de F1, que alertam para os excessos de linguagem. Claro que há outros que se limitam a copiar outros, que por sua vez também só copiam, mas que não são jornalistas de F1. E se quiserem comprovar o que escrevo, leiam os artigos do senhor Rubio, o mais antigo jornalista de F1 de Espanha (não os escribas avençados), e acreditem que ele quando escreve, é porque sabe.

F1clopedia
F1clopedia
3 anos atrás

Acho piada mas muita piada mesmo, quando alguém que já foi vítima de Racismo, fala de Racismo, e tenta melhorar as coisas, vêm uns e outros dizer que ele está a exagerar. Então uma mulher que leva porrada em casa as mãos do marido, quando fala e tenta que outras mulheres não passem por isso, também está a exagerar??? Aquela criança que é abusada pelo avô/tio/primo, também tem de ficar calado, para não incomodar as outras pessoas não? eh pa, vocês são uns comediantes, mesmo! estão a negar ao Lewis, o direito de falar do que sofreu em criança. vejam… Ler mais »

jem
jem
Reply to  F1clopedia
3 anos atrás

Talvez porque era escurinho (ele não é preto) e vivia com uma branca. Talvez a mãe tivesse mais problemas que ele por ter um filho de cor. Talvez porque a mãe que é branca, em vez de o largar na rua, se preocupou em que ele estudasse na melhor escola possível, em que ele era o único ou dos poucos de cor que tinha esse privilégio. E um “negro” no meio de centenas de brancos, naquela idade repito naquela idade, estava à espera de quê? E há quase 30 anos que as coisas eram muito diferentes do que são hoje.… Ler mais »

afmota
afmota
Reply to  jem
3 anos atrás

o seu racismo é tão intrínseco que o senhor nem se apercebe que ele existe…

jem
jem
Reply to  afmota
3 anos atrás

Racismo? Sabe lá bem o que isso é. Desde logo, informe-se bem da história do LH que há muita informação sobre isso. Não só o que ele diz agora ao fim de trinta e tal anos. Leia o que ele dizia quando começou nas corridas de carros.

chicanalysis
Reply to  jem
3 anos atrás

Ó Jem, cale-se por favor que acabei de almoçar e voçê está-me a dar vontade de vomitar.

jem
jem
Reply to  chicanalysis
3 anos atrás

Então vomite à vontade. Não quer ler não leia. É verdade que há ignorantes que são um verdadeiro vómito. Não sou racista, até tenho família de cor. Mas desculpe lá: e se fosse?

starfish1977
starfish1977
Reply to  jem
3 anos atrás

se fosses devias ser banido daqui e de muitos outros sítios!

jem
jem
Reply to  starfish1977
3 anos atrás

Não sou felizmente. Na verdade não tenho tempo para discutir modas. O racismo existe e sempre existiu desde que há humanidade, e até tem tendência natural a agravar. Daqui a dez anos haverá mais, daqui a vinte mais ainda. Discutir utopias com pessoas que pelos vistos não têm a mínima noção do mundo onde vivem, ocupa um tempo que não vale a pena perder.

afmota
afmota
Reply to  jem
3 anos atrás

Se fosses, não – tu és! Só que ainda não o sabes.

jem
jem
Reply to  afmota
3 anos atrás

Sabes tu do alto da demonstrada ignorância. Aliás parece ser um apanágio dos novos “inteligentes” conseguirem falar de terceiros sem os conhecerem. Mas não te preocupes que não levas mais troco: só ligo à merda quando estou distraído.

Belojn
Belojn
Reply to  jem
3 anos atrás

Estava ‘a espera de que??? Que monte de esterco! Vai estudar pah. Pode ser que entre um bocadinho de inteligencia emocional nessa bola que tens em cima do pescoco.

jem
jem
Reply to  Belojn
3 anos atrás

Vai para a puta que te pariu.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  jem
3 anos atrás

Jem

Assim perdes a razão…

Esperava mais de ti.

jem
jem
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Lamento. Todos opinam e podem opinar. Concorde-se ou discorde-se. Agora se insultam, a resposta é no mínimo a que foi, e podia ainda ser pior. E não é uma questão de razão; é de respeito.

Lisboa
3 anos atrás

Infelizmente, o racismo existe. Já existia e vai continuar a existir em todos os países do mundo. Esta é uma realidade inegável. Não quero entrar em grandes discussões sobre o assunto, pois actualmente existe problemas mais emergentes, tais como o Covid-19, que só em Portugal já matou cerca de 1600 pessoas. No entanto, considero as declarações do Hamilton completamente demagogas e extremamente incendiárias, quase a roçar o ridículo. Passo a explicar. Ele tem TODA A RAZÃO e como figura mundial, tem o dever de defender boas causas, no entanto, acho ridículo o caminho que ele e outros como ele estão… Ler mais »

Belojn
Belojn
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Deixe la os estudos. Ha estudos para tudo e para o seu contrario. Se quiser saber mais sobre o tema, basta falar com negros nos EUA (e provavelmente noutros paises). Fale com os que sao instruidos e eles vao explicar-lhe as conversas que tem com os seus filhos e o racismo que esta presente todos os dias quando entram numa loja ou quando a policia os manda parar ou quando tentam comprar uma casa.

Lisboa
Reply to  Belojn
3 anos atrás

Infelizmente não preciso de ir aos EUA para saber o que é ser vítima de racismo ou preconceito, experienciei o mesmo na pele. Sei o que é ser descriminado e inclusive perseguido pela cor da pele. Sei o que é o racismo e por isso defendo o seu fim, mas para isso peço uma coisa que ninguém, Lewis Hamilton incluindo, pede, uma melhor educação e formação nas escolas. Ninguém nasce racista, as pessoas são formatadas para isso através de ignorância e a mesma só consegue ser eliminada através da educação. O que o Hamilton pede, não é o fim do… Ler mais »

jem
jem
Reply to  Belojn
3 anos atrás

Porque não aproveita, por exemplo, para falar com os brancos na África do Sul? Até há lá muitos portugueses. Negros nos EUA? Quais? Os que trabalham, ou os que não fazem nada? Os atinados, ou os dos gangs? Claro que há estudos para tudo, mas e pelo menos os que representam a realidade, dizem: há em média 25 assassinatos por dia nos EUA; 97%, leia bem, 97% são executados por negros. E a larguíssima maioria destes, são de negros contra negros. Onde está então o apregoado racismo? Em algumas situações (que não deviam existir) e que até só são notícia… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Hamilton anda hoje é vítima de racismo?

Que ele diga então por quem.
É o que ele diz. Que ainda hoje o tratam injustamente devido a cor da pele.

ri04071736
ri04071736
3 anos atrás

Nao sou Fã do Hamilton mas neste caso tem todo o meu apoio. Contra o Racismo sempre.
Este senhor da Redbull se tivesse calado era um poeta.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Jesus, como vai isto por este forum…. Parem uns segundos, e vejam se compreendem que é absolutamente falso que o helmut tenho feita essas declarações na RTL ou seja onde fôr, nao comam toda a porcaria vinda desse, é melhor nem adjetivar, hamilton,
o gajo que anda com os bolso cheios de dinheiro da Hugo Boss, grande apoiante dos nazis, e que até lhes fabricava as fardas. Quero ver se o palhacito hamilton , vai-se ajoelhar a pedir desculpa quando pisar solo austríaco…!!!

831ABO
831ABO
3 anos atrás

Cruzando informação, o que é muito fácil com as ferramentas da Internet, conclui-se que as declarações atribuídas a Helmut Marko são falsas. Tão falsas, aliás, que o Hamilton apagou a resposta citada neste artigo. https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/hamilton-cai-em-noticia-falsa-dispara-contra-diretor-da-rbr-e-apaga-publicacao.ghtml

jem
jem
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Agora veja lá o que por aí acima vai de defensores de fake-news. Infelizmente é o que mais há, e lamentavelmente hoje em dia publica-se tudo sem qualquer escrutínio. Mas são muitas destas “notícias” que vão incendiando o mundo, nomeadamente incrementando a violência.

jem
jem
Reply to  jem
3 anos atrás

E a ser assim, o AS que se acha como um OCS sério, pura e simplesmente devia retirar a “notícia”.

afmota
afmota
Reply to  jem
3 anos atrás

Tendo sido “nem” o primeiro a comentá-las, deixa-o numa posição realmente muito privilegiada para poder criticar os outros.
O senhor é génio!

jem
jem
Reply to  afmota
3 anos atrás

Ser primeiro ou segundo ou outra coisa, não me preocupa, nem nunca preocupou. Foi questão de oportunidade. E tal foi, que até deu oportunidade também de acéfalos virem fazer o dia e se sentirem importantes por falarem de algo que desconhecem. E eu não critiquei, manifestei discordância que é diferente. E é assim que deve ser. Todos opinam, uns concordam, outros discordam. Quanto se recorre ao insulto, aí até as mãezinhas dos ditos vêm à baila. E acredite; não sou génio nenhum e de nada; mas sou informado e não me limito a seguir modas principalmente quando se trata de… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado