F1: Lewis Hamilton aponta o dedo a Helmut Marko

Por a 17 Junho 2020 13:00

Lewis Hamilton tem estado muito ativo nas redes sociais na defesa do movimento “Black Lives Matter” e apontou o dedo a Helmut Marko.

O piloto britânico não gostou dos comentários feitos pelo conselheiro da Red Bull. O austríaco terá afirmado o seguinte à TV RTL:

“Enquanto alguns pilotos estão distraídos, falando sobre vidas que importam, a única coisa que importa ao Max [Verstappen] é o campeonato do mundo. O seu treino foi otimizado para isso e ele está pronto para começar. “

Lewis Hamilton usou a sua conta do Instagram para criticar a postura de Marko:

“Helmut, entristece-me profundamente que considere lutar por um tratamento igual entre pessoas, uma distração. Na verdade, estou muito ofendido. Uma distração para mim foram fãs que apareceram com o rosto pintado de preto para provocar a minha família nos fins de semana de corrida. Uma distração para mim foi a adversidade desnecessária e o tratamento injusto que enfrentei em criança, adolescente e até agora, devido à cor da minha pele. Espero que isso seja importante para as pessoas de cor que você tem na sua equipa, sobre suas prioridades e como você as vê. Acorde. Este desporto precisa mudar.”

A F1 já afirmou que não tomará qualquer ação se Hamilton se ajoelhar durante os fins de semana de competição. Este é um gesto simbólico de apoio à causa referida, que o piloto pretende fazer.

“Esta é uma questão muito importante e apoiamos qualquer pessoa que queira mostrar seu apoio na luta contra o racismo“, disse um porta-voz da F1.

“Lewis é um grande embaixador do desporto e seus comentários são muito válidos”, disse Brawn à Sky Sports. “Nós apoiamo-lo completamente”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
63 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

Já confirmaram se estas afirmações são verdadeiras ??? então informem-se antes de fazer juizos de valor…. de qualquer maneira o racismo é absolutamente condenável e urge acabar com ele.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  driver-on-track
3 anos atrás

Isto passou a ser uma não polémica, o site onde Marko proferiu estas declarações retirou o artigo. Hamilton também já retirou o seu post criticando Helmut Marko.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

O site onde Marko proferiu estas declarações não retirou o artigo porque Marko nunca fez estas declarações em site nenhum!

Acontece é que uns são “twitteiros” e outros são, ao que parece, “instagrameiros”…

Cumprimentos

asfalto
asfalto
3 anos atrás

Até parece que só existe racismo contra as pessoas de cor, perguntem aos nossos imigrantes que a percentagem é elevada, a única diferença é que não se fazem ouvir.

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Na Africa do Sul, por exemplo…

831ABO
831ABO
Reply to  christopher-shean
3 anos atrás

Infelizmente, a realidade não é tão linear como parece. Nos anos 90, na África do Sul, houve uma vaga de assassinatos de portugueses, na sua maioria com origem na região autónoma da Madeira, mas o que não se diz é que esses madeirenses eram dos racistas mais acérrimos quando vigorava o Apartheid e, consequentemente, tornaram-se odiosos aos olhos da população negra. Não estou com isto a dizer que esses homicídios se justificam: nenhum homicídio é justificável, e estes são crimes de ódio que devem ser reprovados e punidos; simplesmente, não são crimes que tenham uma motivação racial; não são motivados… Ler mais »

jem
jem
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Só após 2016 mataram quase 400 portugueses. E o Apartheid já acabou há muito. Ainda hoje há muitos a viver aterrorizados com o que se está a passar, mas ninguém liga. E por aqui me fico.

*RPMS*™
3 anos atrás

A ser verdade, como parece ser, que Helmut Marko nunca fez tais declarações, Hamilton precipitou-se no que escreveu.
Como tal, apagar à pressa o que escreveu já não emenda o erro e o inglês devia, se tivesse humildade, reconhecer o erro e publicar que se precipitou, pedindo desculpas a quem de direito…

Cumprimentos

jem
jem
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Ao que se sabe, e partindo do príncipio que é verdade, já pediu desculpas.

*RPMS*™
Reply to  jem
3 anos atrás

Mas escreveu alguma coisa a pedir desculpas?

Cumprimentos

jem
jem
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Para além do que um leitor escreveu antes, li também num OCS espanhol um leitor a escrever que o LH tinha retirado o tweet e pedido desculpa. Se é verdade ou não, vá-se lá saber. Mas quem tiver acesso ao Twitter do LH também pode ver se ele escreveu o conteúdo do que aqui se discute. E também em Espanha, acham que a “notícia” já devia estar apagada.

*RPMS*™
Reply to  jem
3 anos atrás

Isso o especialista nos “tweets” é outro forista e não eu…
Até agora, o que tenho lido por aqui é que Hamilton simplesmente apagou o que escreveu e nem sequer pediu desculpas.

Cumprimentos

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Haja honestidade. Não é verdade que tenha pedido desculpas (ao contrário do pasquim ingles q publicou a fake news). Difamou outra pessoa chamando-lhe racista, perante os seus milhoes de seguidores ( vamos pôr de lado a sua relevancia penal), percebeu perfeitamente o que fez, mas a sua reaçao foi fugir cobardemente sem mostrar arrependimento prontamente, e em consequencia apresentar um pedido genuíno de desculpas, em 1º lugar e especialmente aos milhares que valentemente o tinham apoiado com palavras, tendo conscientemente cagado ( desculpem a expressao) para eles. Repare-se no pomenor de no Instagram após ter apagado de mansinho esse post,… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Se Hamilton não pediu desculpas, você tem toda a razão no que escreveu…

Cumprimentos

filano
filano
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Pode-se ter enganado desta mas outras vezes não… Não sei se MARKO é racista ou não que é parvalhão disso não tenho dúvidas…

can-am
can-am
3 anos atrás

Cai no ridículo fora do carro.Cavalgava onda = oportunista.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  can-am
3 anos atrás

É sempre o falso coitadinho.

E nestas declarações ninguém fala que ele diz que ainda sofre por causa da cor da pele. Que o diga quem o trata mal então. Que diga quem.

Se o senhor falso ambientalista esta tão atingido pelo racismo vá viver para uma caverna sozinho e assim nem racismo nem o ambiente estraga.

#onlyblacklivesmatter

Ninguém na América sofreu ou sofre mais com o racismo que os índios. Ninguém. Mas nunca ninguém fala neles e são os únicos que já lá estavam antes de haver América.

*RPMS*™
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Mas assim não terá as redes sociais para fazer a figura de “poser” de que ele tanto gosta!

Cumprimentos

asfalto
asfalto
3 anos atrás

Na América entre brancos e negros, estão praticamente empatados no numero de vitimas mortais por violência policial ao ano, e certamente alguns brancos são mortos por policias negros, não vejo razão para tanta hipocrisia. Depois ninguém se esqueça que na América toda a gente pode andar armado, por essa razão a policia quando tem uma abordagem já está com a adrenalina no máximo, e são treinados para lidar com essa realidade, e muitas vezes se não mata morre.

jrosalvesgmail-com
jrosalvesgmail-com
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Com a diferença que há muito menos cidadãos negros do que brancos! Mas a questão nem é essa! O problema racial e xenófobo existe, seja lá, seja aqui, seja de brancos para negros, negros para brancos, amarelos, latinos, índios, ciganos, todos! é transversal. A verdadeira questão são os movimentos populares que hoje existem fruto dos meios de comunicação quase instantâneos. Isso faz com que este problema, como muitos outros sejam tratados como modas e não alvo de análise profunda e acção cuidada. O resultado disto é que as autoridades acabem por reagir de forma politicamente correta sem aprofundar e agir… Ler mais »

RogerM
RogerM
3 anos atrás

O Hamilton devia ver o número de Policias feridos ou mortos nos EUA…e meter a viola no saco, com tanta vitimização racial. Se não querem problemas com a Policia…RESPEITEM A LEI!

manuel moita
manuel moita
3 anos atrás

Os comentários são esclarecedores o austríaco e que é bom da terra de Fascistas ok

filano
filano
3 anos atrás

As sociedades civilizaram-se por si mesmas ao longos dos tempos, e aprenderam com a história… O Racismo nunca devia ter existido e agora faz muito menos sentido onde alguns teimam em não aprender… O Hamilton tem razão a F1 devia dar o bom exemplo o desporto tem um impacto na vida e condiciona muitas vezes as mentalidades que muitos não evoluíram e ficaram estagnados na sua ignorância onde muito “MARKOS” só olham para o seu umbigo… Os Grandes homens lutam por grandes causas HAMILTON para além de ser o melhor piloto do GRID tem caracter e personalidade que muitos usam… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  filano
3 anos atrás

Tudo muito bem, mas reparou que o Helmut Marko não disse aquilo que lhe foi atribuído?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado