F1: Jacques Villeneuve discorda da afirmação de Jeremy Clarkson sobre Max Verstappen

Por a 15 Novembro 2024 17:02

O Campeão do Mundo de F1 de 1997, Jacques Villeneuve, discordou da afirmação de Jeremy Clarkson de que Max Verstappen pode ser o melhor piloto de F1 de todos os tempos.

Villeneuve argumentou que comparar pilotos de diferentes épocas, como Verstappen com lendas como Juan Manuel Fangio, é incorreto devido à natureza mutável do desporto. Embora reconheça o sucesso de Verstappen, incluindo as suas fortes épocas e o seu recente regresso, Villeneuve sublinhou que cada era é única e não pode ser diretamente comparada.

“Como é que o Jeremy Clarkson pode dizer que o Max Verstappen é o melhor de todos os tempos?” Villeneuve disse em conversa com a Grosvenor Sport. “Ele teve uma grande temporada quando derrotou Lewis [Hamilton] pelo seu primeiro campeonato. Depois, teve campeonatos fáceis, da mesma forma que Lewis teve campeonatos fáceis. E este ano tem estado a lutar pelo título. Por isso, este ano tem sido um ano fantástico. Não se pode comparar a era de Fangio com a atual. São épocas diferentes. Por isso, não se pode dizer que algum deles é o melhor de todos os tempos. O desporto mudou demasiado.

Max Verstappen definitivamente tem o que é preciso para igualar os títulos de Schumacher”, declarou Villeneuve. “Max ainda tem fome e é competitivo e procura sempre a vitória. Ele não se deixa abater. Com a situação certa, ele sempre estará lá para ganhar um campeonato. Da mesma forma que Alonso poderia ter tido sete campeonatos. Vejam quantas vezes ele esteve perto com a Ferrari. O Schumacher, por exemplo, podia ter ganho três em vez de sete. Mas podia ter ganho ainda mais. Por vezes, as coisas estão próximas e há alguns pilotos que não têm o número de campeonatos que provavelmente mereciam com o seu talento. O Max ganhou todos os campeonatos que podia ter ganho. Até agora não perdeu nenhum”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

10 comentários

  1. Pity

    15 Novembro, 2024 at 17:42

    Desta vez concordo com o Villeneuve.

    • asfonseca

      15 Novembro, 2024 at 19:22

      A frase “..teve uma grande temporada quando derrotou Lewis..“, devia ser, qundo se bateu frente a frente com o Lewis, sem ajudas externas não o teria batido. Não invalida o piloto fantástico que é…

      • Pity

        15 Novembro, 2024 at 20:03

        Sou fã do Hamilton, não simpatizo com o cidadão Verstappen, mas a verdade é que ambos fizeram uma grande época. E se Hamilton perdeu daquela maneira injusta, o facto é que não foi ali que ele perdeu o título. Ele perdeu-o em Baku, com o erro que lhe fez perder, no mínimo, 18 pontos.

        • Nostradamus

          17 Novembro, 2024 at 9:12

          Não enetendo como se pode perder o título em Baku e o Max não se converter campeão em..Baku??!Será porque NADA FICOU perdido??Será porque matemáticamente ninguém era campeão ao fim dessa corrida.E acima de td,em Abuh Dabi lembro do Hamilton com EXACTAMENTE os mesmos pontos do Max antes da corrida decisiva.Só o termo (decisiva) diz aonde era impreterivel ganhar.E foi em A.D. que a farsa se montou.Foi sobre o SC de A.D. que a FIA investigou.

          O seu raciocínio é ao nível de dizer que se perde um Campeonato de futebol,nao foi porque o árbitro decidiu que o penalty (no último jogo da epoca) bem assinalado deveria ser convertido na baliza oposta ao local da falta cometida, mas porque durante a època a equipe perdeu um jogo por enviar a bola ao poste.

          • Pity

            17 Novembro, 2024 at 10:10

            Acaba mal, comparando futebol com automobilismo.
            Pode-se perder um título em qualquer corrida, até na primeira, se se cometeu um erro patético. O erro do Hamilton em Baku, foi patético, não foi um problema mecânico, não foi um despiste, ninguém bateu nele, tudo coisas normais em corrida, mas sim porque tocou num botão indevidamente, quando tinha o segundo lugar garantido.
            Com esses 18 pontos, teria chegado em Abu Dhabi 18 pontos na frente do Verstappen, e então, mesmo com aquela decisão questionável do Masi, ele teria sido campeão, a não ser que perdesse 19 na corrida. Não foi campeão, não foi, assunto arrumado.

          • Nostradamus

            17 Novembro, 2024 at 12:05

            Eu não coloquei o foco na “qualidade” do erro em Baku,se foi técnico ou mecânico ou outra coisa…!!
            O meu ponto de discordia centrar-se-á na forma que desdramatiza a mancha indelével na carreira de ambos intervinientes,reportando para “baku” o busílis da questão. O engraçado é que Hamilton RECUPEROU da falha lá para se lançar ainda mais determinado.Faría sentido dizer que foi em Baku,se fosse por essa diferença de pontos que tivésse perdido o campeonato e sem intervenção de terceiros no restante do campeonato.
            O Hamilton e o Max merecíam que o campeonato se tivesse decidido de forma limpa e éticamnte inatacável.
            O Norris entregou de bandeja uma vitória ao Piastri.Como o Inglês NUNCA chegou a igualar o Max na pontuação e se no final perder pela diferença de pontos que deixou para o companheiro,aí sim fará sentido dizer que foi aquela devolução de posição que o tirou o campeonato.
            Nada tem que ver com MANIPULAÇÃO e “re-interpretações” de última hora
            dos regulamentos.
            Os FACTOS e não os “ses” dizem que houve Baku e houve uma igualdade pontual ao chegar a decisão final.
            E essa decisão não se resumiu ao que os dois pilotos fizeram em pista.Simples.

            Aliás, Gunther Steiner ha cerca de um Mês disse de forma mt clara,..”No Masi,no Max champion”!!
            E eu acrescento…”com ou sem erro em Baku”!!

  2. Thor

    15 Novembro, 2024 at 20:24

    Não é o único com toda a certeza.

  3. Manuel Araujo

    15 Novembro, 2024 at 22:25

    quer se dizer o homem não pode ter a sua opinião propria .. vem logo a censura… e logo pelo Villeneuve uma pessoa com opiniões tão consensuais…. querem só uma opinião utilizem o método da Venezuela onde só o que Maduro diz é que está certo e validado como verdade absoluta e insufismável .

  4. Scirocco

    16 Novembro, 2024 at 10:26

    Ninguém é o melhor de todos os tempos, seja em que desporto fôr. Jacques tem razão. Cada um poderá ser no entanto o melhor nos seus anos, e quer se queira quer não, esta é a época de Max Verstappen. Um dia ouviremos que o rei morreu, viva o rei e logo veremos quem está na calha para o suceder.

  5. Nrpm

    16 Novembro, 2024 at 11:01

    Uma coisa é aritmética, outra virtuosismo.
    Nos que designo ‘modernos’ o MV até pode conseguir importantes resultados aritméticos, mas no virtuosismo puro e na excepcionalidade fica atrás.
    Senna, Lauda e Hamilton são ímpares.
    Senna é mítico pela sua transcendência em pista.
    Lauda é o poder concentrado para vencer pela força mental.
    Hamilton é a essência total da excelência de pilotagem, num percurso desde infantil até sénior onde as condições nem sempre eram ideais.

    Quanto aos ‘clássicos’,de facto não se podem colocar neste confronto, dado todo o eco-sistema do Motorsport, nesse período ser tão díspar, que só um super-homem como Fangio, por exemplo, alcançou o que ficou indelével para a história deste desporto.
    O MV será um dos muito bons mas não o melhor dos escassos excepcionais.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1