F1, GP do Bahrein: Fernando Alonso foi o mais rápido no TL3

Por a 4 Março 2023 12:42

Fernando Alonso foi o homem mais rápido no terceiro treino livre do GP do Bahrein. O piloto espanhol assinou o registo de 1:32.340 e ficou 0.005 seg. à frente de Max Verstappen. A Aston Martin parece realmente forte e a qualificação de mais logo promete.

Alonso esteve quase sempre no topo da tabela de tempos, numa sessão pouco representativa dada a temperatura em pista (40 °C) numa pista muito mais lenta do que irá estar mais logo, na sessão de qualificação em que as temperaturas serão mais baixas. A Aston Martin confirmou os bons sinais com Fernando Alonso a mostrar que poderá estar na luta pela pole e pela vitória. Os Red Bull fizeram uma sessão calma, começando com pneus duros (ficando com menos um conjunto para a corrida) e mesmo com os pneus mais duros, mostraram bom andamento. Na simulação de qualificação, Verstappen conseguiu por breves instantes fazer o melhor tempo, mas Alonso tratou de ficar à frente, fazendo crescer o “hype” à volta da Aston Martin. Sergio Pérez foi terceiro com algumas complicações na sua sessão com reparações de última hora. Os Mercedes e os Ferrari apareceram ao mesmo nível com Lewis Hamilton em quarto, seguido de Charles Leclerc, George Russell e Lance Stroll (aparentemente mais confortável com o seu pulso). Carlos Sainz ficou muito longe da frente e Oscar Piastri foi nono, bem melhor que Norris (13º), com Pierre Gasly e Esteban Ocon em 10º e 11º respetivamente.

O filme do treino

A McLaren foi a primeira a ir para a pista, com Lando Norris a sair com pneus macios. Seguiram-se os dois Haas de Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen com pneus médios.

Os Mercedes saíram pouco depois com pneus macios e instalaram-se no topo da tabela, com Charles Leclerc a seguir o exemplo e a intrometer-se entre os Flechas de Prata. Lance Stroll foi o piloto que se seguiu em pista  e quando a sessão chegava aos 20 minutos, a ação começou a aumentar. Os Red Bull entraram pouco depois com pneus duros, enquanto a grande maioria estava com pneus macios instalados.

Fernando Alonso iniciou a sua simulação de qualificação e tratou de se colocar no topo da tabela de tempos, tirando quase 0.4 segundos ao tempo de Hamilton, com o tempo de 1:33.121. Max Verstappen fez o quinto tempo logo a seguir (com pneus duros, quase um segundo mais lentos que os macios), apenas dois décimos mais lento que Hamilton e 0,6 seg. mais lento de Alonso, que era o piloto mais rápido quando cruzamos a meia hora de treino.

Durante algum tempo a ordem era Alonso, Hamilton, Sainz, Leclerc. Verstappen, Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Pierre Gasly, Alex Albon e Sergio Pérez.

Nos últimos quinze minutos começamos a ver mais algumas simulações de qualificação e Zhou Guanyu conseguiu o segundo tempo e Lance Stroll conseguiu primeiro tempo pouco depois. Russell e Hamilton mostraram um pouco mais e voltaram ao topo da tabela, com Hamilton à frente de Russell. Na primeira volta com pneus macios para Verstappen com o neerlandês a tirar dois décimos ao tempo de Hamilton. Mas Alonso tirou mais 0.005 segundo ao tempo de Verstappen e parecia cada vez mais claro que a Aston Martin estaria na luta pelos primeiros lugares no fim de semana. Pérez conseguiu o terceiro tempo (+0.106) a cinco minutos do fim. A Ferrari entrou nos últimos minutos em pista para as derradeiras simulações de corrida. Sainz foi sétimo, enquanto Leclerc conseguiu o quinto posto a quase 0,3 seg. da referência. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
1 ano atrás

No ano passado tívemos 7 pilotos no mesmo segundo, este ano 13; tívemos 18 pilotos separados por 1,4 seg., este ano 20 em 1,7seg.. Será que vamos ter um campeonato muito mais disputado, em todo o pelotão?! Venha ele!

2020
2020
1 ano atrás

Estão aqui o totó e o Marko querer saber o porquê do AM saltar de últimos (2022) para o topo em 23 á frente dos do costume dos últimos anos!… “Algo fora do regulamento”… Não deve faltar muito…
… Mais não vou dizer… Sub entende-se…
… Logo que o Ferrari foi apresentado disseram logo que os apoios da asa da frente estavam irregulares….

Last edited 1 ano atrás by simiao jms
2020
2020
1 ano atrás

Se o espanhol tiver carro, não vão fazer farinha com ele… Max e Hamilton ponham-se a fancos!…

Last edited 1 ano atrás by simiao jms
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado