F1, GP de Las Vegas: Fãs compensados com vales, mas sem um pedido de desculpa

Por a 18 Novembro 2023 12:26

Já muito se falou já do péssimo dia que a F1 viveu ontem. O primeiro dia de ação em pista em Las Vegas deveria ter sido de festa para os fãs que se deslocaram para ver o grande circo ao vivo, mas acabou por ser de desilusão. A maldita tampa que saltou e que danificou o carro de Sainz, estragou a festa e desencadeou uma série de eventos que deixaram uma péssima imagem do desporto.

As falhas de segurança infelizmente acontecem e, apesar de terem de ser evitadas a todo o custo, será impossível reduzir a zero o risco de acontecerem. Talvez o azar tenha batido à porta. De todas as tampas no circuito, talvez apenas aquela tenha cedido. Já aconteceu em Baku e no Mónaco, pista que recebe a F1 desde os primórdios. Longe de nós tentar desculpar o que aconteceu, que podia ter sido muito grave. É algo que não pode acontecer num traçado citadino. Mas não podemos apontar o dedo em demasia a uma organização que tentou fazer o melhor espetáculo possível, com a grandiosidade que se espera de Las Vegas. É mais difícil desculpar a falta de atenção que o público presente recebeu.

Se além de terem visto defraudadas as suas expetativas para a noite, não foram avisados em tempo útil do que o TL2 seria feito à porta fechada. E o pior terá sido hoje, em que os fãs que viram apenas oito minutos de treino e não 120, foram “presenteados” com um vale de 200 dólares para gastar na loja oficial da F1 e um comunicado em que nem por uma vez se lê “pedimos desculpa”.

Depois de explicar o que sucedeu em pista, o comunicado fala aos fãs para explicar as decisões tomadas:

“Em primeiro lugar, estávamos preocupados com os nossos funcionários de segurança pública que estavam ao serviço há muito tempo e a quem foi pedido que trabalhassem durante as próximas três noites. Agradecemos ao Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, ao Departamento de Obras Públicas e a outros funcionários da segurança pública pelo seu incrível apoio durante o evento e também quando reabrimos a pista esta manhã.

Em segundo lugar, estávamos preocupados com os nossos funcionários dos transportes, que são responsáveis por levar os nossos fãs de volta aos hotéis. De acordo com a legislação federal, eles estavam a ultrapassar o período de tempo em que podem conduzir autocarros legalmente e em segurança.

Por último, o nosso pessoal de hotelaria precisava de ter a capacidade de limpar e reabastecer as áreas destinadas aos hóspedes para garantir que a experiência dos adeptos fosse ótima para todos nos próximos dias.

Sabemos que isto foi uma desilusão. Esperamos que os nossos fãs compreendam, com base nesta explicação, que tivemos de equilibrar muitos interesses, incluindo a segurança de todos os participantes e a experiência dos fãs durante todo o fim de semana da corrida.

Todos nós já estivemos em eventos, como concertos, jogos e até outras corridas de Fórmula 1, que foram cancelados devido a fatores como o tempo ou problemas técnicos. Acontece, e esperamos que as pessoas compreendam.”

“Esperamos que compreendam”. Muito pouco para fãs que pagaram muito para ver a F1. Nem um pedido de desculpa oficial receberam. Em Spa, na corrida de 2021, os fãs que viram a corrida que durou apenas três voltas atrás do Safety Car também não receberam uma compensação digna. Os titulares de bilhetes de domingo puderam participar num sorteio de 170 bilhetes para a corrida do próximo seguinte: 100 lugares na bancada de prata para os titulares de bilhetes de bronze desse ano, 50 lugares na bancada de ouro para os titulares de bilhetes de prata desse ano e 20 lugares VIP para os titulares de bilhetes de ouro deste ano. Mas nesse caso foi a meteorologia que não colaborou. Em Las Vegas, foi uma falha da organização.

Erros acontecem e qualquer organização está sujeita a falhas. Mas uma organização do GP de Las Vegas, com milhões gastos, deveria ter pensado que o horário escolhido era demasiado ambicioso. Começar um evento à meia-noite, por muito que a ideia seja original, exige muito das equipas (numa fase tardia da época em que cansaço é evidente) e expõe a organização a riscos. O TL2 atrasou-se duas horas, ou seja, a organização pensou que por volta da 1 hora da manhã tudo estaria resolvido e à 1:30 todo o staff poderia terminar o dia ou começar novas tarefas (os adeptos foram retirados das bancadas por volta da 1:30). Uma visão otimista para um desporto que está sujeito a atrasos. Houve muita ambição no plano, mas não pareceu haver planos C e D, com o plano B a ficar curto.

É verdade que a imprensa europeia não está a pintar o fim de semana com cores muito vivas e as críticas vão surgindo, tal como surgiram por altura do GP de Miami. Já sabemos que na Europa temos alguma aversão à grandiosidade americana. É por isso que devemos ver tudo o que nos chega de Las Vegas com algum distanciamento. Mas a falha para o público tem de ser apontada, pois os adeptos que vão às pistas são a alma da F1 e se esses não são bem tratados, o desporto não é bem tratado.

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