F1, GP da Áustria: Valtteri Bottas na pole para a primeira corrida do ano
Valtteri Bottas conquistou a primeira pole position do ano em Red Bull Ring. O #77 esteve sempre melhor, na qualificação, que Lewis Hamilton e arranca da primeira posição amanhã. Lewis Hamilton ficou com o segundo lugar, ficando a 0.012s do seu companheiro de equipa. Max Verstappen foi terceiro, sendo o único dentro dos dez primeiros que arranca com os pneus de composto médio para a corrida.
Na Q1, os Alfa Romeo e os Williams estrearam a pista e colocaram os primeiros tempos na tabela, mas Lance Stroll colocou o primeiro tempo competitivo, sendo 0.8s mais rápido do que as equipas acima referidas. Lance Stroll esteve pouco tempo no primeiro lugar, pois, Max Verstappen assumiu a frente da tabela. Os homens da Mercedes e da Ferrari estiveram mais discretos nesta fase embora aparecessem perto dos primeiros lugares.
Nas últimas tentativas Lance Stroll voltou ao topo da tabela classificativa, mas depressa foi destronado por Verstappen, que ficou com o melhor tempo no final da sessão, seguido de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Stroll foi quarto à frente de Charles Lelcerc e Carlos Sainz. De fora da Q2 ficavam Kevin Magnussen, George Russell, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e Nicholas Latifi.
Na Q2, a Red Bull mostrava argumentos com Max Verstappen (Alex Albon arriscou e ficou nas boxes nas últimas tentativas) enquanto os pilotos da Mercedes não conseguiram as melhores voltas nesta sessão. No meio da tabela a luta por vagas na Q3 parecia ser entre McLaren e Racing Point, com a Renault atrás e a Alpha Tauri a alguma distância. Romain Grosjean conseguiu uma vaga na Q2 mas dificilmente poderia almejar mais.
O pesadelo para a Ferrari começou na Q2. Ficou claro que a Scuderia iria ter problemas, mas ninguém esperava ver um Ferrari fora da Q3.
Max Verstappen foi o único a “calçar” médios para tentar uma estratégia diferente para amanhã e cedo se percebeu que a Red Bull iria arriscar até ao fim. Hamilton fez o melhor tempo na primeira tentativa, mas nesta fase os destaques iam para Norris, logo atrás de Bottas (2º). Seguiam-se Stroll, Perez e Ricciardo. Albon foi para a pista fora de sequência e fez uma primeira tentativa fraca, mas a Ferrari começava a ficar preocupada com Vettel em 10º e Leclerc em 8º.
Nas segundas tentativas Verstappen manteve a aposta nos médios, mas agora era Bottas a assumir o topo da tabela, seguindo de Hamilton. Norris não conseguiu melhorar o seu tempo, Perez ficava à frente de Stroll e Sainz era sexto. Veio então a volta tardia de Albon que atirou Vettel para fora da Q3, e deixou Leclerc em 10º. De fora da Q3 ficavam, além de Vettel, Pierre Gasly, Danil Kvyat, Esteban Ocon (sessão difícil para o francês) e Grosjean.
A Ferrari ficou a 0.2 segundos de Verstappen que usou pneus 0.6s mais lentos. Ficou claro que a Ferrari está muito longe do topo. Excelente sessão de Norris, dos Racing Point, assim como uma boa volta para Albon. Ricciardo salvou a Renault.
A luta pela pole parecia estar entregue aos homens da Mercedes, pois a Red Bull não parecia ter argumentos para ameaçar a pole. Bottas ficava a perder para a Hamilton no primeiro setor, mas tinha sido mais rápido que o colega de equipa nas Q1 e Q2.
A boa forma de Bottas parecia confirmar-se com a melhor volta e o recorde de pista logo na sua primeira tentativa, com Hamilton em 0.122. Verstappen, Albon e Sainz completavam o top5 com Norris a abortar a sua primeira tentativa com problemas no seu carro, que foram corrigidos rapidamente.
Na segunda tentativa, Bottas estava na luta com Hamilton, mas uma saída de pista acabou com a volta do finlandês. Hamilton que seguia logo atrás viu bandeiras amarelas e teve de levantar um pouco o pé, o suficiente para não conseguir melhorar. Bottas ficou assim com a pole, seguido de Hamilton e Verstappen.
Destaque para o quarto tempo de Lando Norris que esteve muito bem nesta tarde. Pérez foi o melhor Racing Point em sexto, logo à frente de Leclerc que não conseguiu mais do que o sétimo posto. Sainz, Stroll e Ricciardo fecharam o top 10.
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A Ferrari ainda está mais lenta do que se pensava. xD
A culpa é do covid-19…
O que é estranhíssimo é que o melhor Ferrari foi mais lento quase 1 segundo que em 2019. Ou seja, mais valia usarem tudo o que usaram em 2019. Ressalva-se a possibilidade de em 2019 já terem no carro o que depois tiveram de tirar.
A FIA nao deixa usar o de 2019….
Estranho? Sem a batota dos motores de 2019 não há milagres.
Olá amiguinhos ! Apostam em como adivinho o que vai dizer o Trinotto? “Não tamos surpreendidos, sabíamos q íamos sofrer…” É engraçado para variar ver a quali na tuga elevens (1 vez, hem) . dá para perceber como é formatado o pensamento de muitos dos adeptos tugas. A fixaçao em inventar até às ultimas estórias tipo q a ferrari trouxe sacos de areia. a nova vaca sagrada , o stroll, pupilo do amigo da 11. Que mostrou hj o valor dos títalos do hexa . O choque de verem o bo77as fazer nova pole face ao Melhor de Todos os… Ler mais »
Obrigado pelo destaque, heterónimo Gui? Ahahahah, só constatei um facto vindo nos novos grafismos da FOM na transmissão na eleven!
Caríssimos agrupamento garantia44. O Bottas claramente não vale nada, por isso é que em cada 5 corridas, perde 4 para o Hexa. Bom bom era o Mark Webber, só que depois vieram o Ricciardo e Leclerc e o gato teve de se esconder e o coelhinho foi com o pai natal ao circo.
Qualificação mais do que previsível com a Mercedes a dominar ao seu belo prazer como de costume. Chegando ao cumulo de dar mais de 0.7s à concorrência no Q2! Por falar em Q2…por lá ficou o primeiro Ferrari, do Vettel e quase também ficava o do Leclerc…dando a entender, que será mais um ano a arrastarem-se. Apesar de o Leclerc ter ficado em 7º na Q3…poderá dar mais graças à bandeira amarela, que propriamente ao carro. Enquanto a FIA investiga a Ferrari…lá vai a Mercedes dominando…e aquelas duas saídas de pista de ambos os Pilotos na Q3…noutra equipa daria origem… Ler mais »
Russell à frente dos Alfa Romeo e não dos Haas.
Cumprimentos
Já não pude editar…é o que dá tantas parcerias…até dá para confundir a Alfa Romeo (Sauber) com a Haas.
Bem grande surpresa, Bottas a bater Lewis Hamilton na primeira qualificação da temporada de f1? Hamilton cravou a pole position em todos os GP de abertura desde 2014 na Austrália! Bottas e quem sabe Versttapen no futuro com a RBR a colocar o DAS no seu monolugar possam destronar a hegemonia de Hamilton e impedir o 7º titulo mundial! Surpresas das surpresas, Ferrari pior que má, horrivel, incompetência máxima, foi humilhada e arrasada, sem ritmo, sem velocidade, a FIA arrasou a Ferrari por causa da unidade de energia e mesmo com Todt amigo da Ferrari, existem muitos técnicos britãnicos e… Ler mais »
Ó Gui toma calma. Que já levas mais arroz Hamilton até amanhã se for preciso. O Bottas também o ano passado venceu a primeira corrida…depois voltou a “wingman”. Mantendo os carros como estão…a única ameaça para o Hamilton na próxima temporada, é se o Russel, ou um Vettel inspirado, entrarem para a equipa em 2021. Pois será outro passeio da Mercedes, mantendo os mesmo regulamentos.
O que falta á McLaren são mais 400 milhões de orçamento .
A Mclaren tem cerca de 220 milhões de orçamento anuais, menos 200 milhões que ferrari e mercedes que têm acima de 400 milhões de orçamento anuais!
Mas não te preocupes “pica”, para o ano ou em 2022 vai haver uma restrição do orçamento para 180 milhões de euros anuais para todas as equipas, aí a Mclaren não terá problemas!
para quem dizia que a ferrari andava a fazer sandbanging afinal nao
Andam andam. Chama-se long con.
Mais uma vez não deixa de ser desapontante. O Motorsport (inglês e brasileiro), para além de acompanharem os treinos ao minuto, às 15 horas tinham a grelha de partida definitiva anunciada nas suas respectivas páginas. O Autosport apenas às 15.12 dava conta do recado. Não deixa de ser relevante, sobretudopelo interesse redobrado, dados os sucessivos adiamentos do início do Campeonato. Não será possível fazer melhor. Ou será por ser sábado?
O Motosport = Autosport.com, Autosport.pt é um parente afastado que só tem o nome de família mais nada.
A que horas dá a procissão amanhã?
A procissão começa às 14:10, mas convém chegar 45 minutos mais cedo para carregar os dois andores vermelhos que ficaram sem baterias.
Ao meio-dia para as onze.
ninguém fala do joystick?
Só meio segundo é dele.
Mas é legal, claro.
E a potência do motor já não é uma cena dos diabos como no ano passado?
É tão fácil ser campeão…
Quer dizer, esquecendo que dá para atirar fora o concorrente directo na primeira curva do Estoril.
O meu caro está a insinuar que se a Mercedes tivesse utilizado o DAS nesta qualificação ainda poderia ter sido meio segundo mais rápida? Uau, fantástico!!!
Mercedes usou o DAS…..
Acho que a Skysports falou que só usarão o DAS em corrida para gestão de pneus.
Na volta da pole garanto que não.
Mercedes destacada na frente, com uma vantagem bem grande para os outros, Max a mostrar serviço com os pneus médios, Ferrari a cair num buraco que dificilmente conseguirá sair.
Pelotão do meio muito compacto que, esperança minha, nos irá dar uma boa corrida.
Racing Force abaixo das expectativas enquanto Norris superou todas, fruto de uma boa evolução dos motores Renault, como se pode perceber pela equipa principal.
Espero que a corrida valha a pena, porque para a semana há mais do mesmo…
Ou seja, sem os mercedes teríamos um campeonato engraçado. Assim vai ser um passeio no parque