F1, GP da Áustria: Valtteri Bottas na pole para a primeira corrida do ano

Por a 4 Julho 2020 15:12

Valtteri Bottas conquistou a primeira pole position do ano em Red Bull Ring. O #77 esteve sempre melhor, na qualificação, que Lewis Hamilton e arranca da primeira posição amanhã. Lewis Hamilton ficou com o segundo lugar, ficando a 0.012s do seu companheiro de equipa. Max Verstappen foi terceiro, sendo o único dentro dos dez primeiros que arranca com os pneus de composto médio para a corrida.

Na Q1, os Alfa Romeo e os Williams estrearam a pista e colocaram os primeiros tempos na tabela, mas Lance Stroll colocou o primeiro tempo competitivo, sendo 0.8s mais rápido do que as equipas acima referidas. Lance Stroll esteve pouco tempo no primeiro lugar, pois, Max Verstappen assumiu a frente da tabela. Os homens da Mercedes e da Ferrari estiveram mais discretos nesta fase embora aparecessem perto dos primeiros lugares.

Nas últimas tentativas Lance Stroll voltou ao topo da tabela classificativa, mas depressa foi destronado por Verstappen, que ficou com o melhor tempo no final da sessão, seguido de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Stroll foi quarto à frente de Charles Lelcerc e Carlos Sainz. De fora da Q2 ficavam Kevin Magnussen, George Russell, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e Nicholas Latifi.

Na Q2, a Red Bull mostrava argumentos com Max Verstappen (Alex Albon arriscou e ficou nas boxes nas últimas tentativas) enquanto os pilotos da Mercedes não conseguiram as melhores voltas nesta sessão. No meio da tabela a luta por vagas na Q3 parecia ser entre McLaren e Racing Point, com a Renault atrás e a Alpha Tauri a alguma distância. Romain Grosjean conseguiu uma vaga na Q2 mas dificilmente poderia almejar mais.

O pesadelo para a Ferrari começou na Q2. Ficou claro que a Scuderia iria ter problemas, mas ninguém esperava ver um Ferrari fora da Q3.

Max Verstappen foi o único a “calçar” médios para tentar uma estratégia diferente para amanhã e cedo se percebeu que a Red Bull iria arriscar até ao fim. Hamilton fez o melhor tempo na primeira tentativa, mas nesta fase os destaques iam para Norris, logo atrás de Bottas (2º). Seguiam-se Stroll, Perez e Ricciardo. Albon foi para a pista fora de sequência e fez uma primeira tentativa fraca, mas a Ferrari começava a ficar preocupada com Vettel em 10º e Leclerc em 8º.

Nas segundas tentativas Verstappen manteve a aposta nos médios, mas agora era Bottas a assumir o topo da tabela, seguindo de Hamilton. Norris não conseguiu melhorar o seu tempo, Perez ficava à frente de Stroll e Sainz era sexto. Veio então a volta tardia de Albon que atirou Vettel para fora da Q3, e deixou Leclerc em 10º. De fora da Q3 ficavam, além de Vettel, Pierre Gasly, Danil Kvyat, Esteban Ocon (sessão difícil para o francês) e Grosjean.

A Ferrari ficou a 0.2 segundos de Verstappen que usou pneus 0.6s mais lentos. Ficou claro que a Ferrari está muito longe do topo. Excelente sessão de Norris, dos Racing Point, assim como uma boa volta para Albon. Ricciardo salvou a Renault.

A luta pela pole parecia estar entregue aos homens da Mercedes, pois a Red Bull não parecia ter argumentos para ameaçar a pole. Bottas ficava a perder para a Hamilton no primeiro setor, mas tinha sido mais rápido que o colega de equipa nas Q1 e Q2.

A boa forma de Bottas parecia confirmar-se com a melhor volta e o recorde de pista logo na sua primeira tentativa, com Hamilton em 0.122. Verstappen, Albon e Sainz completavam o top5 com Norris a abortar a sua primeira tentativa com problemas no seu carro, que foram corrigidos rapidamente.

Na segunda tentativa, Bottas estava na luta com Hamilton, mas uma saída de pista acabou com a volta do finlandês. Hamilton que seguia logo atrás viu bandeiras amarelas e teve de levantar um pouco o pé, o suficiente para não conseguir melhorar. Bottas ficou assim com a pole, seguido de Hamilton e Verstappen.

Destaque para o quarto tempo de Lando Norris que esteve muito bem nesta tarde. Pérez foi o melhor Racing Point em sexto, logo à frente de Leclerc que não conseguiu mais do que o sétimo posto. Sainz, Stroll e Ricciardo fecharam o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
50 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jaguar-r1
jaguar-r1
3 anos atrás

A Ferrari ainda está mais lenta do que se pensava. xD

831ABO
831ABO
Reply to  jaguar-r1
3 anos atrás

A culpa é do covid-19…

jem
jem
Reply to  jaguar-r1
3 anos atrás

O que é estranhíssimo é que o melhor Ferrari foi mais lento quase 1 segundo que em 2019. Ou seja, mais valia usarem tudo o que usaram em 2019. Ressalva-se a possibilidade de em 2019 já terem no carro o que depois tiveram de tirar.

GAMBLERMAN77
GAMBLERMAN77
Reply to  jem
3 anos atrás

A FIA nao deixa usar o de 2019….

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  jem
3 anos atrás

Estranho? Sem a batota dos motores de 2019 não há milagres.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Olá amiguinhos ! Apostam em como adivinho o que vai dizer o Trinotto? “Não tamos surpreendidos, sabíamos q íamos sofrer…” É engraçado para variar ver a quali na tuga elevens (1 vez, hem) . dá para perceber como é formatado o pensamento de muitos dos adeptos tugas. A fixaçao em inventar até às ultimas estórias tipo q a ferrari trouxe sacos de areia. a nova vaca sagrada , o stroll, pupilo do amigo da 11. Que mostrou hj o valor dos títalos do hexa . O choque de verem o bo77as fazer nova pole face ao Melhor de Todos os… Ler mais »

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Obrigado pelo destaque, heterónimo Gui? Ahahahah, só constatei um facto vindo nos novos grafismos da FOM na transmissão na eleven!

MurrayWalker
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Caríssimos agrupamento garantia44. O Bottas claramente não vale nada, por isso é que em cada 5 corridas, perde 4 para o Hexa. Bom bom era o Mark Webber, só que depois vieram o Ricciardo e Leclerc e o gato teve de se esconder e o coelhinho foi com o pai natal ao circo.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Qualificação mais do que previsível com a Mercedes a dominar ao seu belo prazer como de costume. Chegando ao cumulo de dar mais de 0.7s à concorrência no Q2! Por falar em Q2…por lá ficou o primeiro Ferrari, do Vettel e quase também ficava o do Leclerc…dando a entender, que será mais um ano a arrastarem-se. Apesar de o Leclerc ter ficado em 7º na Q3…poderá dar mais graças à bandeira amarela, que propriamente ao carro. Enquanto a FIA investiga a Ferrari…lá vai a Mercedes dominando…e aquelas duas saídas de pista de ambos os Pilotos na Q3…noutra equipa daria origem… Ler mais »

MFreire19
MFreire19
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Russell à frente dos Alfa Romeo e não dos Haas.
Cumprimentos

RogerM
RogerM
Reply to  MFreire19
3 anos atrás

Já não pude editar…é o que dá tantas parcerias…até dá para confundir a Alfa Romeo (Sauber) com a Haas.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Bem grande surpresa, Bottas a bater Lewis Hamilton na primeira qualificação da temporada de f1? Hamilton cravou a pole position em todos os GP de abertura desde 2014 na Austrália! Bottas e quem sabe Versttapen no futuro com a RBR a colocar o DAS no seu monolugar possam destronar a hegemonia de Hamilton e impedir o 7º titulo mundial! Surpresas das surpresas, Ferrari pior que má, horrivel, incompetência máxima, foi humilhada e arrasada, sem ritmo, sem velocidade, a FIA arrasou a Ferrari por causa da unidade de energia e mesmo com Todt amigo da Ferrari, existem muitos técnicos britãnicos e… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Ó Gui toma calma. Que já levas mais arroz Hamilton até amanhã se for preciso. O Bottas também o ano passado venceu a primeira corrida…depois voltou a “wingman”. Mantendo os carros como estão…a única ameaça para o Hamilton na próxima temporada, é se o Russel, ou um Vettel inspirado, entrarem para a equipa em 2021. Pois será outro passeio da Mercedes, mantendo os mesmo regulamentos.

pica
pica
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

O que falta á McLaren são mais 400 milhões de orçamento .

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  pica
3 anos atrás

A Mclaren tem cerca de 220 milhões de orçamento anuais, menos 200 milhões que ferrari e mercedes que têm acima de 400 milhões de orçamento anuais!
Mas não te preocupes “pica”, para o ano ou em 2022 vai haver uma restrição do orçamento para 180 milhões de euros anuais para todas as equipas, aí a Mclaren não terá problemas!

automotofan3
automotofan3
3 anos atrás

para quem dizia que a ferrari andava a fazer sandbanging afinal nao

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  automotofan3
3 anos atrás

Andam andam. Chama-se long con.

@00@
@00@
3 anos atrás

Mais uma vez não deixa de ser desapontante. O Motorsport (inglês e brasileiro), para além de acompanharem os treinos ao minuto, às 15 horas tinham a grelha de partida definitiva anunciada nas suas respectivas páginas. O Autosport apenas às 15.12 dava conta do recado. Não deixa de ser relevante, sobretudopelo interesse redobrado, dados os sucessivos adiamentos do início do Campeonato. Não será possível fazer melhor. Ou será por ser sábado?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  @00@
3 anos atrás

O Motosport = Autosport.com, Autosport.pt é um parente afastado que só tem o nome de família mais nada.

webcat
webcat
3 anos atrás

A que horas dá a procissão amanhã?

MurrayWalker
Reply to  webcat
3 anos atrás

A procissão começa às 14:10, mas convém chegar 45 minutos mais cedo para carregar os dois andores vermelhos que ficaram sem baterias.

Kaos
Kaos
Reply to  webcat
3 anos atrás

Ao meio-dia para as onze.

webcat
webcat
3 anos atrás

ninguém fala do joystick?
Só meio segundo é dele.
Mas é legal, claro.
E a potência do motor já não é uma cena dos diabos como no ano passado?
É tão fácil ser campeão…
Quer dizer, esquecendo que dá para atirar fora o concorrente directo na primeira curva do Estoril.

MurrayWalker
Reply to  webcat
3 anos atrás

O meu caro está a insinuar que se a Mercedes tivesse utilizado o DAS nesta qualificação ainda poderia ter sido meio segundo mais rápida? Uau, fantástico!!!

MLS_OLD
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Mercedes usou o DAS…..

RogerM
RogerM
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Acho que a Skysports falou que só usarão o DAS em corrida para gestão de pneus.

MurrayWalker
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Na volta da pole garanto que não.

V8_scars
V8_scars
3 anos atrás

Mercedes destacada na frente, com uma vantagem bem grande para os outros, Max a mostrar serviço com os pneus médios, Ferrari a cair num buraco que dificilmente conseguirá sair.
Pelotão do meio muito compacto que, esperança minha, nos irá dar uma boa corrida.
Racing Force abaixo das expectativas enquanto Norris superou todas, fruto de uma boa evolução dos motores Renault, como se pode perceber pela equipa principal.
Espero que a corrida valha a pena, porque para a semana há mais do mesmo…

Scb2
Scb2
3 anos atrás

Ou seja, sem os mercedes teríamos um campeonato engraçado. Assim vai ser um passeio no parque

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado