F1, GP da Áustria: Valtteri Bottas na pole para a primeira corrida do ano

Por a 4 Julho 2020 15:12

Valtteri Bottas conquistou a primeira pole position do ano em Red Bull Ring. O #77 esteve sempre melhor, na qualificação, que Lewis Hamilton e arranca da primeira posição amanhã. Lewis Hamilton ficou com o segundo lugar, ficando a 0.012s do seu companheiro de equipa. Max Verstappen foi terceiro, sendo o único dentro dos dez primeiros que arranca com os pneus de composto médio para a corrida.

Na Q1, os Alfa Romeo e os Williams estrearam a pista e colocaram os primeiros tempos na tabela, mas Lance Stroll colocou o primeiro tempo competitivo, sendo 0.8s mais rápido do que as equipas acima referidas. Lance Stroll esteve pouco tempo no primeiro lugar, pois, Max Verstappen assumiu a frente da tabela. Os homens da Mercedes e da Ferrari estiveram mais discretos nesta fase embora aparecessem perto dos primeiros lugares.

Nas últimas tentativas Lance Stroll voltou ao topo da tabela classificativa, mas depressa foi destronado por Verstappen, que ficou com o melhor tempo no final da sessão, seguido de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Stroll foi quarto à frente de Charles Lelcerc e Carlos Sainz. De fora da Q2 ficavam Kevin Magnussen, George Russell, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e Nicholas Latifi.

Na Q2, a Red Bull mostrava argumentos com Max Verstappen (Alex Albon arriscou e ficou nas boxes nas últimas tentativas) enquanto os pilotos da Mercedes não conseguiram as melhores voltas nesta sessão. No meio da tabela a luta por vagas na Q3 parecia ser entre McLaren e Racing Point, com a Renault atrás e a Alpha Tauri a alguma distância. Romain Grosjean conseguiu uma vaga na Q2 mas dificilmente poderia almejar mais.

O pesadelo para a Ferrari começou na Q2. Ficou claro que a Scuderia iria ter problemas, mas ninguém esperava ver um Ferrari fora da Q3.

Max Verstappen foi o único a “calçar” médios para tentar uma estratégia diferente para amanhã e cedo se percebeu que a Red Bull iria arriscar até ao fim. Hamilton fez o melhor tempo na primeira tentativa, mas nesta fase os destaques iam para Norris, logo atrás de Bottas (2º). Seguiam-se Stroll, Perez e Ricciardo. Albon foi para a pista fora de sequência e fez uma primeira tentativa fraca, mas a Ferrari começava a ficar preocupada com Vettel em 10º e Leclerc em 8º.

Nas segundas tentativas Verstappen manteve a aposta nos médios, mas agora era Bottas a assumir o topo da tabela, seguindo de Hamilton. Norris não conseguiu melhorar o seu tempo, Perez ficava à frente de Stroll e Sainz era sexto. Veio então a volta tardia de Albon que atirou Vettel para fora da Q3, e deixou Leclerc em 10º. De fora da Q3 ficavam, além de Vettel, Pierre Gasly, Danil Kvyat, Esteban Ocon (sessão difícil para o francês) e Grosjean.

A Ferrari ficou a 0.2 segundos de Verstappen que usou pneus 0.6s mais lentos. Ficou claro que a Ferrari está muito longe do topo. Excelente sessão de Norris, dos Racing Point, assim como uma boa volta para Albon. Ricciardo salvou a Renault.

A luta pela pole parecia estar entregue aos homens da Mercedes, pois a Red Bull não parecia ter argumentos para ameaçar a pole. Bottas ficava a perder para a Hamilton no primeiro setor, mas tinha sido mais rápido que o colega de equipa nas Q1 e Q2.

A boa forma de Bottas parecia confirmar-se com a melhor volta e o recorde de pista logo na sua primeira tentativa, com Hamilton em 0.122. Verstappen, Albon e Sainz completavam o top5 com Norris a abortar a sua primeira tentativa com problemas no seu carro, que foram corrigidos rapidamente.

Na segunda tentativa, Bottas estava na luta com Hamilton, mas uma saída de pista acabou com a volta do finlandês. Hamilton que seguia logo atrás viu bandeiras amarelas e teve de levantar um pouco o pé, o suficiente para não conseguir melhorar. Bottas ficou assim com a pole, seguido de Hamilton e Verstappen.

Destaque para o quarto tempo de Lando Norris que esteve muito bem nesta tarde. Pérez foi o melhor Racing Point em sexto, logo à frente de Leclerc que não conseguiu mais do que o sétimo posto. Sainz, Stroll e Ricciardo fecharam o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
50 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
necax007
necax007
3 anos atrás

A Mercedes muito mais forte já era esperado. A Red Bull meio segundo atrás também era esperado. Para mim as surpresas foram;
a Ferrari tão atrás. Sabia que iam estar mais lentos que os Mercedes e os RB, mas não imaginei que a distância fosse tanta.
A Mclaren à frente da RP e da Renault. Honestamente pensei que a ordem seria RP, Renault, McLaren.

Nota para o Russel. Este miúdo tem de ter um carro competitivo.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Vergonha, a Mercedes já começa a prejudicar o Bottas deixando-o fazer a pole, que vergonha é uma vergonha vergonhosa, sinceramente, que vergonha e tal. Depois temos Verstappen como era esperado, Norris muito bem a meter o Mclaren em 4º lugar. Albon duvido que conseguisse fazer mais, tinha uma spec antiga do RB (os updates foram para Verstappen). A Racing Point a mostrar à Haas como se copia um carro. Ferrari uma vergonha completa, já não gostam do Vettel então já nem o deixam chegar ao Q3 e fazem carros maus só para o prejudicar, coitado vai sofrer no seu monolugar… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado