F1, GP da Áustria: Valtteri Bottas na pole para a primeira corrida do ano

Por a 4 Julho 2020 15:12

Valtteri Bottas conquistou a primeira pole position do ano em Red Bull Ring. O #77 esteve sempre melhor, na qualificação, que Lewis Hamilton e arranca da primeira posição amanhã. Lewis Hamilton ficou com o segundo lugar, ficando a 0.012s do seu companheiro de equipa. Max Verstappen foi terceiro, sendo o único dentro dos dez primeiros que arranca com os pneus de composto médio para a corrida.

Na Q1, os Alfa Romeo e os Williams estrearam a pista e colocaram os primeiros tempos na tabela, mas Lance Stroll colocou o primeiro tempo competitivo, sendo 0.8s mais rápido do que as equipas acima referidas. Lance Stroll esteve pouco tempo no primeiro lugar, pois, Max Verstappen assumiu a frente da tabela. Os homens da Mercedes e da Ferrari estiveram mais discretos nesta fase embora aparecessem perto dos primeiros lugares.

Nas últimas tentativas Lance Stroll voltou ao topo da tabela classificativa, mas depressa foi destronado por Verstappen, que ficou com o melhor tempo no final da sessão, seguido de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Stroll foi quarto à frente de Charles Lelcerc e Carlos Sainz. De fora da Q2 ficavam Kevin Magnussen, George Russell, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e Nicholas Latifi.

Na Q2, a Red Bull mostrava argumentos com Max Verstappen (Alex Albon arriscou e ficou nas boxes nas últimas tentativas) enquanto os pilotos da Mercedes não conseguiram as melhores voltas nesta sessão. No meio da tabela a luta por vagas na Q3 parecia ser entre McLaren e Racing Point, com a Renault atrás e a Alpha Tauri a alguma distância. Romain Grosjean conseguiu uma vaga na Q2 mas dificilmente poderia almejar mais.

O pesadelo para a Ferrari começou na Q2. Ficou claro que a Scuderia iria ter problemas, mas ninguém esperava ver um Ferrari fora da Q3.

Max Verstappen foi o único a “calçar” médios para tentar uma estratégia diferente para amanhã e cedo se percebeu que a Red Bull iria arriscar até ao fim. Hamilton fez o melhor tempo na primeira tentativa, mas nesta fase os destaques iam para Norris, logo atrás de Bottas (2º). Seguiam-se Stroll, Perez e Ricciardo. Albon foi para a pista fora de sequência e fez uma primeira tentativa fraca, mas a Ferrari começava a ficar preocupada com Vettel em 10º e Leclerc em 8º.

Nas segundas tentativas Verstappen manteve a aposta nos médios, mas agora era Bottas a assumir o topo da tabela, seguindo de Hamilton. Norris não conseguiu melhorar o seu tempo, Perez ficava à frente de Stroll e Sainz era sexto. Veio então a volta tardia de Albon que atirou Vettel para fora da Q3, e deixou Leclerc em 10º. De fora da Q3 ficavam, além de Vettel, Pierre Gasly, Danil Kvyat, Esteban Ocon (sessão difícil para o francês) e Grosjean.

A Ferrari ficou a 0.2 segundos de Verstappen que usou pneus 0.6s mais lentos. Ficou claro que a Ferrari está muito longe do topo. Excelente sessão de Norris, dos Racing Point, assim como uma boa volta para Albon. Ricciardo salvou a Renault.

A luta pela pole parecia estar entregue aos homens da Mercedes, pois a Red Bull não parecia ter argumentos para ameaçar a pole. Bottas ficava a perder para a Hamilton no primeiro setor, mas tinha sido mais rápido que o colega de equipa nas Q1 e Q2.

A boa forma de Bottas parecia confirmar-se com a melhor volta e o recorde de pista logo na sua primeira tentativa, com Hamilton em 0.122. Verstappen, Albon e Sainz completavam o top5 com Norris a abortar a sua primeira tentativa com problemas no seu carro, que foram corrigidos rapidamente.

Na segunda tentativa, Bottas estava na luta com Hamilton, mas uma saída de pista acabou com a volta do finlandês. Hamilton que seguia logo atrás viu bandeiras amarelas e teve de levantar um pouco o pé, o suficiente para não conseguir melhorar. Bottas ficou assim com a pole, seguido de Hamilton e Verstappen.

Destaque para o quarto tempo de Lando Norris que esteve muito bem nesta tarde. Pérez foi o melhor Racing Point em sexto, logo à frente de Leclerc que não conseguiu mais do que o sétimo posto. Sainz, Stroll e Ricciardo fecharam o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
50 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
3 anos atrás

Sou adepto da McLaren, mas apesar disso, quero mencionar; Nunca mais se atrevam a falar dos 5 campeonatos seguidos do Schumacher/Ferrari, pois estamos há 7 anos a ver uma equipa a dominar sem apelo e agravo a F1 e, com o desenvolvimento congelado para 2021, vamos levar com 8 anos de completo domínio da marca germânica. Em relação à qualificação, nota positiva para a McLaren, que sem batotas com carros de 2019 da Mercedes, conseguiu ser a terceira equipa nesta sessão. Nota negativa para a Ferrari e para a Alfa. Em nota de rodapé, POR FAVOR dêem um carro competitivo… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Como sabe eu também sou adepto da McLaren.

Acho que a sua contagem dos anos não está correta. Não vale contar apenas os anos em que Schumacher foi campeão. 98 e 99 estão para Schumacher, como 2017 e 2018 estão para Hamilton.

Também surpreendido com a McLaren. Sobretudo com o Norris.

Bem sei que não vai muito à bola com o aussie, mas para o ano vamos ter uma excelente dupla de pilotos.

*RPMS*™
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Forista Lisboa, eu não me lembro do que você escrevia em 1755, mas o que escreveu hoje está muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

As únicas equipas que gostei da F1 são a Williams e a McLaren. OS motores da Ferrari foram apanhados na sua batota no ano passado, agora foram perdoados mas não podem usar a marosca.

RogerM
RogerM
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Então a Ferrari tinha “marrosca”…a Mercedes ao de tantos anos, ainda dá 0.5s à concorrência…mas esses devem ser os “bons meninos”.

MurrayWalker
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Rogerito. Construir carros com motores potentes não é batota. Batota é interferir com o medidor de fluxo de combustível da FIA e fazer passar mais combustível do que aquele permitido nos regulamentos.

Já agora e apenas por curiosidade. Tendo em conta que a introdução dos novos regulamentos foi adiada para 2022. O meu caro Rogerito, também vai adiar o seu regresso ao fórum, de 2021 para 2022?

GAMBLERMAN77
GAMBLERMAN77
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

A Mercedes (ainda) nao ganhou por 7 anos seguidos….. faltou dizer que o domínio da Mercedes foi contra uma Ferrari muito forte, por exemplo o SF90 (2019) tinha o motor mais potente do pelotao, de tal forma que esse carro foi 9 decimas mais rapido que o de 2020. A Ferrari não se pode queixar da FIA.

*RPMS*™
3 anos atrás

Agora sim. Excelente pole-position para Bottas que consegue bater o seu companheiro de equipa, algo que em qualificação nem é tão fora do normal. Verstappen sem surpresa a ser o melhor dos carros “normais” mas muito longe dos foguetões da Mercedes. Lando Norris também excelente a colocar o seu McLaren com motor Renault muito perto do melhor dos RB-Honda. Perez também a fazer uma qualificação muito positiva. Desilusão para a Ferrari com Leclerc a salvar a honra da equipa e Vettel a parecer dar razão àqueles que dizem que o alemão já está em fim de carreira… Para amanhã, se… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Normalmente eles partem da pole mas quem ganha é o Max.

can-am
can-am
3 anos atrás

A Mercedes parece ter meio segundo para o resto.O que é mau para a competição.
A Ferrari parece que vai estar este ano “de castigo”. A “obra” do ano passado deve ter sido qualquer coisa ! Mau para eles.

necax007
necax007
Reply to  can-am
3 anos atrás

O resultado é o mesmo, mas na minha perspectiva o que é mau é as outras equipas serem meio segundo mais lentas que a Mercedes e não o facto de a Mercedes ser 0,5 mais rápida.

mpl
mpl
3 anos atrás

O campeonato antes de começar já está acabado 0,6 nos Red Bull e 1 seg na Ferrari já foram…..
Como é possível que uma equipa como a Ferrari com tantos meios e experiência na competição não acorda para a vida, se não sabem inovar como os outros pelo menos copiem o que é bem feito, como ferrarista estou muito desiludido

jo22101626
jo22101626
3 anos atrás

Choque de realidade para os rivais da Mercedes, a Ferrari a ver se grega para fazer top 10 e a RedBull a 0.6s na volta mais rápida da época, ou seja a Mercedes cada vez mais destacada e Hamilton este ano acaba a época como o piloto mais bem sucedido de sempre. A vantagem que a Ferrari tinha nos tempos de Schumacher é para rir à beira disto.

Osmane
Osmane
3 anos atrás

Na primeira curva tudo volta ao normal!!!kkk

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

O Valteri salvou o Leclerc de ser ultrapassado por todos.

jem
jem
3 anos atrás

Vê-se logo que é a primeira prova, logo tudo muito calmo. Na última volta da qualificação o Bottas ia à frente do LH. Ninguém fala da conveniência da saída de pista, que automaticamente dava a pole, pois face às bandeiras amarelas é impossível melhorar tempos; porque penso que era claro que o LH o ia bater, se não errasse. Estratégias tipo Schumi. De qualquer modo, parece-me que o LH no futuro tentará evitar que se repita.

MurrayWalker
Reply to  jem
3 anos atrás

Na Mercedes para darem condições iguais a ambos os piltotos, as saídas para a pista são alternadas. Neste gp saiu sempre Bottas na frente do Hamilton, para a semana será o inverso.

McFamba
McFamba
3 anos atrás

Afinal o McLatinhas como alguns aqui carinhosamente chamavam, não se está a portar nada mal. Por enquanto! Há Latinhas muito piores por aqui. Pena a Ferrari mas espero que seja pontual.

FirstRow
FirstRow
3 anos atrás

Está visto que em velocidade de ponta será difícil bater a Mercedes. Resta ver em corrida como está cada um, na certeza que a Mercedes terá sempre a sua vantagem mas também que todos estão muito próximos e qualquer erro pode significar o fim com consequentes surpresas. Pressão está muito alta. Desilusão foi a Ferrari com um desempenho global inexistente. A Racing Point como disse ontem está muito forte mas foi batida pela experiência e Savoir faire da Red Bull e também da McLaren, esta última a ser a surpresa maior. Renault esperava mais deles com Ocon a ser batido… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado