F1 GP Azerbaijão, Destaques: Corrida morna, numa tendência que pode resultar em mudanças

Por a 30 Abril 2023 19:17

A corrida de Baku não foi das mais entusiasmantes, num palco que até costuma dar corridas surpreendentes. Os deuses das corridas não nos presentearam com uma prova mais animada, numa tendência que se começa a revelar algo preocupante.

A F1 fez questão de dizer várias vezes que a mudança de filosofia para os carros atuais estava focada na capacidade dos carros poderem lutar mais perto e darem lutas melhores. Em 2022 isso aconteceu, mas em 2023 parece que retrocedemos e que as lutas não são tão entusiasmantes. É verdade que a Red Bull tem dominado, mérito do seu excelente trabalho. Mas se esquecermos a corrida dos dois Bull´s, não vimos grande animação no resto do pelotão, cujas diferenças de andamento são menores do que no ano passado. Os carros criam agora mais apoio aerodinâmico e isso vem sempre com o preço de mais ar sujo para quem vem atrás. Há pilotos que dizem que se voltou aos tempos de 2021, em que é preciso dar espaço ao carro da frente. George Russell queixou-se que os pilotos não foram ouvidos e que a decisão de encurtar as zonas DRS, além de não trazer beneficio nenhum, foi mais uma vez tomada sem consultarem os pilotos.

Se esta tendência se mantiver, não será surpreendente que a FIA tome medida e altere os regulamentos técnicos de alguma forma, quer para “travar” a Red Bull, quer para melhorar o espetáculo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pitão
Pitão
1 ano atrás

Que tal acabar com o DRS? Aquela ultrapassagem dos RB ao Ferrari, parecia q estavam a ultrapassar uma bicicleta ou um trator, isto é que são corridas? É que nem permite defesa, porque se tentar bloquear é penalizado…ou seja, tens o carro mais rápido ganhas, ponto. Os tempos que o Senna, o shummy e outros conseguiam ganhar corridas com carros inferiores, atualmente não seria possível, seriam penalizados.

Pity
Pity
Reply to  Pitão
1 ano atrás

O DRS é um mal necessário. Sem ele não haveria ultrapassagens. Os carros são muito diferentes dos dos anos 90, não podemos comparar. Repare que, este ano, diminuíram a distância de utilização do DRS, o que já dificultou as ultrapassagens,

driver-on-track
driver-on-track
1 ano atrás

claro que vão haver mudanças… que basicamente vão prejudicar quem desenvolve e inova apostando em conceitos eficazes e beneficiar os chorões com o seu exponente máximo na figura do chefe da MB o Sr. Totó que não se cala de pressionar a FIA para conseguir o mesmo do ano passado.. prejudicar equipas eficazes como a Red Bull e ajudar a conseguir na secretaria a ultrapassar a sua própria mediocridade . comportamento de menino mimado….

inoferreira
Reply to  driver-on-track
1 ano atrás

Claro que agora existe “quem desenvolve e inova” e existe quem queira “prejudicar equipas eficazes” quando a Mercedes estava na mó de cima era só porque faziam batota!!!!

canam
canam
1 ano atrás

Este deve ser o unico desporto ou lá o que é, em que se mudam as regras a meio dos jogos a pedido de uma ou várias familias…e várias vezes!
Se calhar se o team que dominou isto durante 10 (9+1!)) anos, continuasse, não mexiam uma palha.Pois.
Se isto não é descridibilização, o que será?

Last edited 1 ano atrás by Canam
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado