F1: Flexibilidade no calendário pode abrir a porta a Portugal?

Por a 17 Novembro 2020 12:30

A F1 já anunciou o seu calendário para 2021 e nas 23 datas agendadas não consta o nome de Portugal… para já.

O mundo vive tempos de incerteza e e fazer planos a médio/longo prazo pode revelar-se um exercício supérfluo, dada a volatilidade da situação que vivemos devido à pandemia. A F1 quer cumprir os contratos assinados (e assim receber o devido dinheiro), mas sabe que poderá ter de rever os seus planos a meio do caminho.

“Estamos bastante otimistas”, disse Chase Carey, atual CEO da F1. “Todos os nossos promotores pretendem realizar as suas corridas – aos poucos estamos a voltar ao normal, embora haja alguma flexibilidade no calendário. Vamos ter espectadores, mas não há como negar que existe um certo grau de incerteza no mundo e não temos como prever como a pandemia se desenvolverá. No entanto, queremos mostrar ao mundo que estamos a avançar”.

Uma data no calendário de 2021 recém-publicado não tem uma localização definida , depois da prova no Vietname ter sido riscada.

“Estamos em negociações com vários circuitos e esperamos que esta vaga seja preenchida em breve”, disse Carey.

É esta flexibilidade e esta vaga que nos podem dar alento. O GP de Portugal foi um sucesso, a F1 adorou a pista, os pilotos foram desafiados e os fãs elogiaram o carrocel de Portimão. Assim, o primeiro passo foi dado com sucesso, o AIA apresentou-se ao mundo e as primeiras impressões foram muito boas. Não é descabido pensar que Portugal pode ser das primeiras opções para colmatar uma prova que saia de forma inesperada do calendário. Sabemos que não há a capacidade financeira para acenar com milhões à F1, mas este ano ficou claro que a qualidade das corridas depende da qualidade das pistas e se a F1 quiser atrair mais fãs, terá de apostar mais em pistas como o AIA. É uma probabilidade remota? Sim. Mas não é de todo impossível.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
afmota
afmota
3 anos atrás

O GP de Portimão não foi um sucesso…
Houve imensas coisas que correram mal (tampas de esgoto soltas, trânsito infernal e impossível de gerir) e outras que correram menos bem. Desde a total falta de controle das multidões por causa do COVID ao facto de o asfalto ter pouca aderência.
Passou-se uma imagem positiva, muito por causa das vicissitudes da corrida, mas longe de imaculada que era o mínimo que se podia exigir se se quer ter uma segunda hipótese.

Pity
Pity
Reply to  afmota
3 anos atrás

Tampas de esgoto soltas: não foi por isso que o Mónaco e o Azerbaijão deixaram de receber a F1
Transito infernal: se isso tivesse influência, Silverstone há muito que teria perdido o lugar
A falta de aderência do asfalto vai desaparecer com o passar do tempo e a maior utilização
Se essas são as suas justificações para dizer que correu mal, digo-lhe que não é essa a opinião de vários comentadores, de outros países, mormente brasileiros, e de pilotos.

JMHP
JMHP
Reply to  Pity
3 anos atrás

Transito infernal… com 27000 pessoas (oficiais).
Mas não estavam 27000. Estavam muitos milhares acima do numero oficial. No entanto o AIA tem capacidade para 90000 que se fosse o caso no passado dia 22 de Outubro não tínhamos um inferno mas sim um verdadeiro pandemónio.
Claramente o AIA ainda não tem condições para eventos desta envergadura. A prova disso é que agora que foi submetido a um verdadeiro teste desta escala os problemas vieram ao de cima.

Pity
Pity
Reply to  JMHP
3 anos atrás

Não estive lá, pelo que a minha opinião baseia-se no que li, e é nessa base que vou dar o meu ponto de vista: Nós sabemos como é o povo português, nem todo, felizmente. Se é para pagar, é no último dia. Se é para cumprir horários, “ainda é cedo” e quanto mais perto estão do local, mais atrasados chegam. Esse modo de estar pode ter ajudado à confusão, juntamente com alguma baralhação das autoridades no encaminhamento do trânsito. O fecho do peão e consequentes mudanças de localização do público, poderá ter sido mais um factor de complicação. A falta… Ler mais »

peudreot106rallye
Reply to  Pity
3 anos atrás

e zero doentes covid!

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  peudreot106rallye
3 anos atrás

Por grande sorte. Nem me apetece falar mais nisso para não meter mais nojo. xD

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  peudreot106rallye
3 anos atrás

Mas espero mesmo que ninguém tenha passado mal.

Last edited 3 anos atrás by Jaguar R3
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  afmota
3 anos atrás

Ha cada cromo. Assino por baixo do comment da pity e ainda meto um P.S. meu. Nao e so silverstone a ter problemas de trânsito. Salvo erro em paul ricard e singapura( acho que é aqyi que dizem que fica mais rapido ir do hotel para o circuito a pe do que de carro) tambrm e deve haver mais. Quanto ao covid hoje pode se dizer que houve zero casos decovid relacionados com o publico da f1. E os tais 19 casos na realidade so foram 9 e sao relacionados com a grande equipa da f1 (desde as equipas de… Ler mais »

no-team
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Pois, mas repare nestes dados. Passaram por Silverstone 351.000 pessoas! Exclusivamente para o dia da corrida, foram vendidos 141.000 bilhetes. Em portimão tivemos 28.000 aproximadamente, acho que não é preciso dizer mais nada. Estes dados de Silverstone correspondem à edição de 2019, pode encontrar facilmente essa informação se pesquisar.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  no-team
3 anos atrás

Silverstone faz corridas de f1 ha 70 anos o AIA foi o primeiro ano. Já vi corridas no AIA em que correu tudo bem. Não estão habituados a tanta gente. Se continuar cá duvido muito que daqui a cinco anos seja assim.

Pitroleo
Pitroleo
Reply to  afmota
3 anos atrás

É mais um bta a bixo só por que sim. A pista é fabulosa para a F1. Nem tanto para carros lentos, mas bao vejo melhor circuito na atualidade.

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  afmota
3 anos atrás

Eu fui ao GP de Portugal de F1, estive no circuito os 3 dias e não passei por esse trânsito infernal que fala, à exceção da saída do mesmo no domingo à tarde. Para isso foi simples, ir cedo para o circuito. Por exemplo, no sáb fui às 9h da manhã e no domingo às 8h (equivalente às 9h de sáb, pois a hora mudou nesse dia). Para quem quer ver F1, não pode ir para o circuito 2h ou 3h antes da corrida, tem de ir mais cedo. Também já vi F1 em Espanha e Itália e, nesses países,… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by pedro-prates44gmail-com
peudreot106rallye
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

yep, eu para o Estoril ia de madrugada 🙂 e só saia de lá de noite!

no-team
3 anos atrás

Como solução de recurso, o AIA é uma solução extraordinária, a pista é fabulosa e foi adorada por toda a gente. Mas para correr mesmo bem, não pode haver público. A existir público nas bancadas, tem de se investir na acessibilidade ao circuito, basta lembrar que este ano, e com a lotação abaixo de metade (teoricamente), se tivessem existido categorias de suporte interessantes à F1, mais de metade do público não as tinha visto porque estavam presos nas filas de trânsito, o que logicamente não é admissível, quanto mais não seja pelo preço altíssimo do bilhete. Como solução de recurso… Ler mais »

ManelDasBombas
ManelDasBombas
3 anos atrás

Tudo no bota abaixo, tudo a criticar um evento que foi realizado pela primeira vez! Típico do tuga ressabiado, que só esta bem com o mal dos outros.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado