F1: Flexibilidade no calendário pode abrir a porta a Portugal?
A F1 já anunciou o seu calendário para 2021 e nas 23 datas agendadas não consta o nome de Portugal… para já.
O mundo vive tempos de incerteza e e fazer planos a médio/longo prazo pode revelar-se um exercício supérfluo, dada a volatilidade da situação que vivemos devido à pandemia. A F1 quer cumprir os contratos assinados (e assim receber o devido dinheiro), mas sabe que poderá ter de rever os seus planos a meio do caminho.
“Estamos bastante otimistas”, disse Chase Carey, atual CEO da F1. “Todos os nossos promotores pretendem realizar as suas corridas – aos poucos estamos a voltar ao normal, embora haja alguma flexibilidade no calendário. Vamos ter espectadores, mas não há como negar que existe um certo grau de incerteza no mundo e não temos como prever como a pandemia se desenvolverá. No entanto, queremos mostrar ao mundo que estamos a avançar”.
Uma data no calendário de 2021 recém-publicado não tem uma localização definida , depois da prova no Vietname ter sido riscada.
“Estamos em negociações com vários circuitos e esperamos que esta vaga seja preenchida em breve”, disse Carey.
É esta flexibilidade e esta vaga que nos podem dar alento. O GP de Portugal foi um sucesso, a F1 adorou a pista, os pilotos foram desafiados e os fãs elogiaram o carrocel de Portimão. Assim, o primeiro passo foi dado com sucesso, o AIA apresentou-se ao mundo e as primeiras impressões foram muito boas. Não é descabido pensar que Portugal pode ser das primeiras opções para colmatar uma prova que saia de forma inesperada do calendário. Sabemos que não há a capacidade financeira para acenar com milhões à F1, mas este ano ficou claro que a qualidade das corridas depende da qualidade das pistas e se a F1 quiser atrair mais fãs, terá de apostar mais em pistas como o AIA. É uma probabilidade remota? Sim. Mas não é de todo impossível.
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O GP de Portimão não foi um sucesso…
Houve imensas coisas que correram mal (tampas de esgoto soltas, trânsito infernal e impossível de gerir) e outras que correram menos bem. Desde a total falta de controle das multidões por causa do COVID ao facto de o asfalto ter pouca aderência.
Passou-se uma imagem positiva, muito por causa das vicissitudes da corrida, mas longe de imaculada que era o mínimo que se podia exigir se se quer ter uma segunda hipótese.
Tampas de esgoto soltas: não foi por isso que o Mónaco e o Azerbaijão deixaram de receber a F1
Transito infernal: se isso tivesse influência, Silverstone há muito que teria perdido o lugar
A falta de aderência do asfalto vai desaparecer com o passar do tempo e a maior utilização
Se essas são as suas justificações para dizer que correu mal, digo-lhe que não é essa a opinião de vários comentadores, de outros países, mormente brasileiros, e de pilotos.
Transito infernal… com 27000 pessoas (oficiais).
Mas não estavam 27000. Estavam muitos milhares acima do numero oficial. No entanto o AIA tem capacidade para 90000 que se fosse o caso no passado dia 22 de Outubro não tínhamos um inferno mas sim um verdadeiro pandemónio.
Claramente o AIA ainda não tem condições para eventos desta envergadura. A prova disso é que agora que foi submetido a um verdadeiro teste desta escala os problemas vieram ao de cima.
Não estive lá, pelo que a minha opinião baseia-se no que li, e é nessa base que vou dar o meu ponto de vista: Nós sabemos como é o povo português, nem todo, felizmente. Se é para pagar, é no último dia. Se é para cumprir horários, “ainda é cedo” e quanto mais perto estão do local, mais atrasados chegam. Esse modo de estar pode ter ajudado à confusão, juntamente com alguma baralhação das autoridades no encaminhamento do trânsito. O fecho do peão e consequentes mudanças de localização do público, poderá ter sido mais um factor de complicação. A falta… Ler mais »
e zero doentes covid!
Por grande sorte. Nem me apetece falar mais nisso para não meter mais nojo. xD
Mas espero mesmo que ninguém tenha passado mal.
Ha cada cromo. Assino por baixo do comment da pity e ainda meto um P.S. meu. Nao e so silverstone a ter problemas de trânsito. Salvo erro em paul ricard e singapura( acho que é aqyi que dizem que fica mais rapido ir do hotel para o circuito a pe do que de carro) tambrm e deve haver mais. Quanto ao covid hoje pode se dizer que houve zero casos decovid relacionados com o publico da f1. E os tais 19 casos na realidade so foram 9 e sao relacionados com a grande equipa da f1 (desde as equipas de… Ler mais »
Pois, mas repare nestes dados. Passaram por Silverstone 351.000 pessoas! Exclusivamente para o dia da corrida, foram vendidos 141.000 bilhetes. Em portimão tivemos 28.000 aproximadamente, acho que não é preciso dizer mais nada. Estes dados de Silverstone correspondem à edição de 2019, pode encontrar facilmente essa informação se pesquisar.
Silverstone faz corridas de f1 ha 70 anos o AIA foi o primeiro ano. Já vi corridas no AIA em que correu tudo bem. Não estão habituados a tanta gente. Se continuar cá duvido muito que daqui a cinco anos seja assim.
É mais um bta a bixo só por que sim. A pista é fabulosa para a F1. Nem tanto para carros lentos, mas bao vejo melhor circuito na atualidade.
Eu fui ao GP de Portugal de F1, estive no circuito os 3 dias e não passei por esse trânsito infernal que fala, à exceção da saída do mesmo no domingo à tarde. Para isso foi simples, ir cedo para o circuito. Por exemplo, no sáb fui às 9h da manhã e no domingo às 8h (equivalente às 9h de sáb, pois a hora mudou nesse dia). Para quem quer ver F1, não pode ir para o circuito 2h ou 3h antes da corrida, tem de ir mais cedo. Também já vi F1 em Espanha e Itália e, nesses países,… Ler mais »
yep, eu para o Estoril ia de madrugada 🙂 e só saia de lá de noite!
Como solução de recurso, o AIA é uma solução extraordinária, a pista é fabulosa e foi adorada por toda a gente. Mas para correr mesmo bem, não pode haver público. A existir público nas bancadas, tem de se investir na acessibilidade ao circuito, basta lembrar que este ano, e com a lotação abaixo de metade (teoricamente), se tivessem existido categorias de suporte interessantes à F1, mais de metade do público não as tinha visto porque estavam presos nas filas de trânsito, o que logicamente não é admissível, quanto mais não seja pelo preço altíssimo do bilhete. Como solução de recurso… Ler mais »
Tudo no bota abaixo, tudo a criticar um evento que foi realizado pela primeira vez! Típico do tuga ressabiado, que só esta bem com o mal dos outros.