F1: FIA implementa mudanças nas regras para evitar ambiguidades

Por a 4 Março 2025 18:30

A FIA introduziu várias alterações às regras para a temporada de Fórmula 1 de 2025, concentrando-se em colmatar lacunas relacionadas com as voltas de formação e os carros danificados para aumentar a equidade e a segurança.

Alterações nas regras das voltas de formação

Anteriormente, os carros que partiam das boxes não tinham de participar na volta de formação. De acordo com os novos regulamentos, todos os carros que partem das boxes têm de participar na volta de formação e regressar às boxes antes do início da corrida. Isto evita que as equipas explorem lacunas em determinados cenários:

  • Vantagem das voltas de formação extra
    • Em condições de piso molhado ou partidas abortadas, os pilotos que partiam das boxes podiam manipular as regras, quer participando em voltas de formação extra, quer ficando de fora. Se fosse necessário efetuar várias voltas de formação atrás do safety car, alguns pilotos da linha de partida podiam completar essas voltas enquanto outros permaneciam nas boxes. Os que ficassem nas boxes ganhariam automaticamente posições quando os outros regressassem antes do início da corrida. A nova regra garante que todos os pilotos que arrancam nas boxes têm de participar em todas as voltas de formação, evitando esta vantagem injusta.
  • Benefício de combustível em partidas abortadas
    • Anteriormente, quando era necessária uma volta de formação extra, os pilotos que iniciavam a corrida nas boxes podiam ganhar uma volta adicional de combustível. Uma vez que a distância oficial da corrida continuava a ser reduzida, isto criava uma vantagem pequena mas injusta na utilização de combustível. A regra actualizada elimina esta possibilidade.
  • Estratégia de pneus em corridas com piso molhado
    • Em condições de chuva, os pilotos que partiam das boxes podiam esperar que o tempo melhorasse antes de saírem das boxes e começarem diretamente com pneus intermédios.
    • Entretanto, o resto da grelha, forçada a começar com pneus totalmente molhados, teria de ir às boxes imediatamente após a primeira volta de corrida para trocar de compostos.
    • A nova regra obriga os pilotos que partem das boxes a seguirem os mesmos procedimentos de formação e de pneus que o resto da grelha, eliminando esta lacuna.

Estas alterações garantem a igualdade de condições e evitam que as equipas obtenham vantagens estratégicas não intencionais.

Regras mais rigorosas para carros danificados

A FIA também reviu as regras relativas ao regresso dos carros danificados às boxes. O novo regulamento dá ao diretor da corrida a autoridade para ordenar a paragem imediata de um carro se este tiver danos estruturais significativos ou uma falha mecânica que possa pôr em perigo outros ou perturbar a corrida.

  • Motivo da alteração
    • Embora não esteja ligada a um incidente específico de 2024, a alteração aborda preocupações de segurança anteriores. Um exemplo da época passada realça a necessidade desta regra: o incidente no GP do Canadá de Sergio Perez. Depois de se despistar, Perez tentou regressar às boxes com uma asa traseira muito danificada, deixando cair detritos na pista. A Red Bull foi multada em 25 000 euros e Perez recebeu uma penalização de três lugares na grelha de partida, uma vez que a equipa tentou evitar a ativação de um safety car que poderia ter afetado a corrida de Max Verstappen.
  • Aplicação da nova regra
    • Anteriormente, os comissários de pista podiam emitir uma bandeira preta com um disco laranja (obrigando a reparações nas boxes), mas a sua aplicação era inconsistente. Agora, o diretor da corrida tem autoridade para ordenar imediatamente a paragem de um carro danificado, garantindo uma tomada de decisão mais rápida e clara.

As atualizações das regras da FIA visam eliminar as lacunas, melhorar a equidade das corridas e reforçar a segurança, impedindo que as equipas explorem vantagens não intencionais ou permitam a persistência de situações inseguras em pista.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
LG MTB
LG MTB
1 mês atrás

Pois até que não estiveram mal nestas alterações, só faltou a de alterar troca de pneus debaixo de bandeira vermelha, que tb deu muitas vantagens no ano passado em algumas corridas e a meu ver deveria ser troca de pneus só autorizadas em condições de corrida ou seja com bandeira verde, SC virtual ou SC!!

4RcNg
4RcNg
Reply to  LG MTB
1 mês atrás

Claro. É uma alteração essêncial.

Pity
Pity
Reply to  LG MTB
1 mês atrás

Em teoria, sim, mas vejamos: um piloto tem previsto trocar de pneus, por exemplo, na 20ª volta e há uma bandeira vermelha exactamente no início dessa volta. Se não puder trocar, no recomeço, poderá ter os pneus demasiado desgastados, o que será perigoso.
Eu resolveria doutra maneira. Proibiria troca de pneus se a bandeira vermelha ocorresse nas primeiras dez voltas da corrida. A partir daí seriam permitidas, mas se um piloto obtivesse uma vantagem clara, como aconteceu no Brasil, em que só três pilotos não tinham ainda trocado, deveria fazer uma passagem pelas boxes (drive through)

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado