F1: FIA anuncia testes mais rigorosos para as asas traseiras | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1: FIA anuncia testes mais rigorosos para as asas traseiras

Fábio Mendes by Fábio Mendes
17 Março, 2025
in F1, FÓRMULA 1
A A
F1: FIA anuncia testes mais rigorosos para as asas traseiras

MELBOURNE, AUSTRALIA - MARCH 16: Max Verstappen of the Netherlands driving the (1) Oracle Red Bull Racing RB21 on track during the F1 Grand Prix of Australia at Albert Park Grand Prix Circuit on March 16, 2025 in Melbourne, Australia. (Photo by Rudy Carezzevoli/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202503160109 // Usage for editorial use only //


Share on FacebookShare on Twitter

A FIA confirmou que será introduzido um teste de deflexão da asa traseira mais rigoroso a partir do Grande Prémio da China, depois de analisar as imagens do Grande Prémio da Austrália.

As equipas foram obrigadas a utilizar câmaras para monitorizar as deformações em pista durante os treinos em Melbourne e, embora todos os carros tenham sido considerados legais, a FIA determinou que era necessário um teste mais rigoroso para a parte superior da asa traseira.

As asas flexíveis têm sido um fator-chave no desempenho da F1 durante anos. Tem permitido às equipas aumentar a velocidade em reta através da deformação das asas (reduzindo o arrasto criado), mantendo um elevado apoio aerodinâmico nas curvas. Esta capacidade tornou-se particularmente crucial na atual geração de carros de efeito de solo, que se debatem com a dificuldade de encontrar o equilíbrio certo entre curvas a alta e baixa velocidade.

Artigos relacionados

Presidente da FIA apoia regresso da F1 à Argentina

1 Setembro, 2026
GP de Itália com novo troféu

GP de Itália com novo troféu

1 Setembro, 2026

A Red Bull manifestou preocupações sobre a flexibilidade aerodinâmica das asas da McLaren e da Mercedes na época passada, com a segunda metade de 2024 marcada por esta guerra de bastidores. A equipa austríaca reclamou, mas a FIA manteve os testes e, por conseguinte, a legalidade das asas foi confirmada. No entanto, ao contrário do inicialmente declarado pela FIA, foram introduzidas mudanças nos testes de deflexão das asas dianteiras e traseiras. Os novos testes para as asas traseiras passaram a ser aplicados desde o arranque da temporada, enquanto os testes da asa dianteira se seguirão no Grande Prémio de Espanha (30 de maio – 1 de junho). Agora, a FIA aumenta o grau de exigência dos testes, com efeito já a partir do próximo fim de semana.

O comunicado da FIA

O comunicado divulgado pelo órgão federativo diz o seguinte “Como já foi comunicado anteriormente, entre o final da temporada de 2024 e o início da temporada de 2025, a FIA exerceu a autoridade que lhe é concedida nos termos do artigo 3.15.1 dos Regulamentos Técnicos para introduzir testes de deformação de carga novos ou mais desafiantes para a asa dianteira (da Corrida 9, Grande Prémio da Espanha), a asa traseira superior e a asa traseira inferior (denominada “beam wing).

Além disso, a FIA pediu às equipas que utilizassem câmaras nos treinos livres para monitorizar as deformações em pista exibidas pelos carros durante o Grande Prémio da Austrália.

Depois de analisar as imagens das deformações das asas traseiras, combinadas com as deformações estáticas medidas pela FIA em Melbourne, a FIA concluiu que existem motivos suficientes para a introdução de um teste mais rigoroso na parte superior da asa traseira a partir do próximo Grande Prémio da China.

Mais especificamente, o artigo 3.15.17, introduzido em 2025, estabelece que se forem aplicados 75 kg de carga vertical em qualquer extremidade do elemento principal da asa traseira, a distância entre o elemento principal e o elemento inferior (também conhecida como “slot gap”) não deve variar mais de 2 mm.

A partir do próximo Grande Prémio de Xangai, este limite será reduzido para 0,5 mm. Devido ao curto prazo para Xangai, apenas uma tolerância de 0,25 mm será adicionada a este novo limite. As equipas foram informadas deste teste revisto na segunda-feira, 17 de março.

A FIA deseja ainda confirmar que, durante a prova de Melbourne, todos os carros foram testados de acordo com os requisitos do Artigo 3.15.17 e foram considerados conformes, pelo que todos os carros que correram em Melbourne foram considerados legais.”

Foto: Getty Images / Red Bull Content Pool

Tags: F1FIAFormula 1
Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

FÓRMULA 1

Presidente da FIA apoia regresso da F1 à Argentina

by Fábio Mendes
1 Setembro, 2026
GP de Itália com novo troféu
FÓRMULA 1

GP de Itália com novo troféu

by Fábio Mendes
1 Setembro, 2026
Next Post
F1, Haas termina com ambos os carros, mas longe dos pontos

F1, Haas termina com ambos os carros, mas longe dos pontos

F1 GP da Austrália, O Herói Esquecido: Andrea Kimi Antonelli

F1 GP da Austrália, O Herói Esquecido: Andrea Kimi Antonelli

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
GP EUA F1: Max Verstappen segura o ataque de Hamilton e vence

WEC regressa das férias em Austin: Informações e horários

1 Setembro, 2026

Presidente da FIA apoia regresso da F1 à Argentina

1 Setembro, 2026
KIA EV9 GT atração no Caramulo

KIA EV9 GT atração no Caramulo

1 Setembro, 2026

Max Verstappen poderá correr já este ano em Portimão… de GT3

1 Setembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright